Onde Cantam os Pássaros [Resenha Literária]


Onde Cantam Os Pássaros (DarkSide Books 2015, 256 pgs) é uma obra bem diferente no que diz respeito à sua ordem narrativa. É o segundo livro escrito pela autora anglo-australiana Evie Wyld e possui uma arte de capa fabulosa no Brasil, graças a DarkSide Books. Porém, antes de falar da história em si, acho interessante avisar algo importante. 

Em primeiro lugar acho interessante informar que existem duas formas possíveis de leitura: você poderá ler normalmente, do início ao fim, Ex: cap. 1, 2, 3, 4... ou então ler primeiro os capítulos pares, do final ao início do livro: Ex: cap 32, 30, 28, 26... e quando você chegar ao princípio, leia no sentido normal, mas apenas os capítulos ímpares: Ex: cap 1, 3, 5, 7...  Isso acontece porque Evie Wyld optou por uma experiência narrativa não-linear, na qual o presente da narradora é intercalado com lembranças de seu passado. Isso não é avisado no livro, talvez autora quisesse que fosse algo a ser descoberto durante a leitura, mas confesso que sua intenção me causou dificuldades. Também atribuo esse sentido embaralhado da narrativa ao número de pessoas que vi pela rede afirmando não ter gostado da obra.

Bem, eu iniciei a história da forma "normal", mas não estava tendo uma experiência de leitura satisfatória, decidi recomeçar e ler no sentido "inverso" e para minha surpresa, me apaixonei pelo livro! 


Acompanhamos a juventude de Jake White na Austrália, menina vítima de bullying por ser considerada pouco feminina na escola. Jake se apaixona por Denver, garoto aborígene cobiçado por todas as meninas, e em determinado ponto da trama, o garoto passa a se aproximar de Jake, mas a garota se frustra ao saber as verdadeiras intenções do jovem. Um incêndio acidental acaba mudando tudo na cidade, ceifando a vida de uma moça chamada Flora Carter e mutilando Denver. Jake é descoberta como causadora do incêndio e é linchada. Conseguindo fugir, a protagonista parte de casa sozinha para outra cidade com enormes cicatrizes nas costas.


Daí em diante vamos observar a sua jornada, o envolvimento com prostituição, drogas e o clima depressivo que a circula, culminando com situações de violência e cárcere privado, o misterioso velho chamado Otto, até o emprego de tosquia em ovelhas, e o relacionamento afetivo com o colega de trabalho Greg. 


Estas informações podem parecer spoliers, mas digo a vocês: há muitos detalhes nesse enredo, e surpresas uma atrás da outra. No ponto em que o livro se inicia (lendo no sentido normal) Jake White é dona de uma pequena fazenda de ovelhas e mora em uma ilha britânica na costa da Austrália. Lá algo misterioso vem matando suas ovelhas uma a uma, mutilando-as à noite, e em meio ao sentimento de estar sendo perseguida, os fantasmas de seu passado a atormentam em um suspense incrível!


A DarkSide Books, pelo selo Dark Love, nos entrega um livro lindo, onde a capa contém easter eggs da história, com a borda preta e tom de rosa meio psicodélico na arte central, a capa representa exatamente o que a história contida em suas páginas é: uma viagem de jornada pelas memórias da protagonista. A guarda mostra ovelhas e é um espetáculo à parte (confira nas imagens).  Parabéns aos designers da editora.


Onde Cantam os Pássaros me cativou, me fez mergulhar nas memórias de Jake e gostar dela. O livro vale sim a pena! O final poderia ser outro (nisso eu concordo), mas o livro no geral é ótimo! Ratifico apenas que a leitura é pesada, justamente por abordar temas como drogas, bullying, assédio sexual, prostituição, vícios, violência contra mulher, e "palavras de baixo calão", porém a experiencia de leitura é recompensadora e formidável. 


Se você já leu, deixe nos comentários a sua experiência com esse livro. Estamos curiosos para saber sua opinião.

FICHA TÉCNICA

Título: Onde Cantam os Pássaros 
Autora: Evie Wild

Alexandre Melo
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

19 comentários:

  1. Gostei da resenha Alexandre. Apesar de parecer ser uma história um pouco complexa, a trama conseguiu despertar a minha atenção e achei essa capa sensacional. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alexandre.
    Gostei muito da sua resenha!
    Essa é a primeira resenha que leio da obra, quase compre esse livro esses dias -acho que deveria ter comprado.
    Achei super interessante essa forma de leitura... Não sabia disso. Irei anotar aqui para quando comprar ler desse jeito diferente.
    Fiquei curiosa para saber mais sobre o livro... Quero ele logo!
    Um abraço,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu quero ter a mesma experiência que você com esse livro então. Adorei as fotos, só revelaram o quanto esse livro é lindo. Beijo!

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi. Eu nunca li nada da editora Darkside e um dos meus problemas em começar é não consegui entender ou me adequar a algumas histórias, visto que são bem diferentes do que estamos acostumados. Espero que minha primeira experiência com ela seja satisfatória, e assim eu poderia partir para esse exemplar, já que é completamente diferente do que estou acostumada.
    Abraço! http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu tenho vontade de ler outros livros da Darkside inclusive esse, mas acho eles um pouco caro, mas quem sabe agora eu compre, que bom que gostou de ler e nem sabia dessas formas de leitura desse livro.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Meu coração bate forte por livros de capa dura <3 As fotos ficaram ótimas!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas gostei do enredo. Parece ser realmente uma experiência diferente, fiquei muuuito curiosa para ler do modo inverso também haha
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?
    Que interessante esse método utilizado pela autora, a capa ficou linda. A trama chamou muito minha atenção. Eu não conhecia a autora, mas já quero ele, como sempre suas indicações são ótimas e minha lista de desejos está enorme Rsrssr beijos

    Taynara Mello / Indicar livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Gente, chocada que esse livro se passa na Austrália.
    Confesso que não queria muito ler, mas gostei desse tipo de narração não-linear e vou dar uma chance à história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe da promoção Halloween Literário

    ResponderExcluir
  9. Adorei,parece ser complexo mas porem interessante.

    Blog ♡

    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. Oi Alexandre,
    Fico impressionada com a qualidade das obras da DarkSide.
    O livro não faz meu gênero, mas gostei de conhecê-lo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Meu, que LEGAL isso da forma em que a gente pode ler os capítulos... o_o Tô muito louca pra ler esse livro agora, salvei o seu post nos meus favoritos pra lembrar de colocar na minha próxima wishlist literária!
    Amei muito, sério! Quero comprar logo!!


    Beijo,
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, gostei muito da sua resenha, o que fez me interessar ainda mais por esse título. Ele está na minha lista de desejos.

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  13. Oláá!
    Gente, mas que capa lindaa!!
    E ao ler a sua resenha me interessei mais ainda!! Vou anotar esse nome para procurar. Engraçado é que eu não conhecia essa editora também, só tinha ouvido falar.. e agora vejo que eles têm um material muito bom né
    Estou seguindo o blog agora aqui :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Alexandre!
    Que obra instigante! Por mais que algumas pessoas possam ter se confundido um pouco com o texto, essas informações só me deixaram ainda mais curiosa. Sou daquelas que leriam primeiro os capítulos pares, para depois voltar tudo e ler os ímpares hahaha. Gostei mesmo da indicação, parece ser uma história bem intensa. Darkside sempre arrasando com suas publicações. Ah, e as fotos ficaram lindas!

    Um beijo!
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Alexandre!
    Fiquei curiosa pela forma de leitura através de capítulos pares e impares que alternam o passado e presente da narradora, mas vejo que aborda temas bem fortes. Não é um gênero que curta, mas pelo seu relato até que fiquei propensa a sua leitura além da beleza da obra que encanta aos amantes de livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, Alexandre.
    Eu comprei esse livro pela edição maravilhosa, confesso. Mas li algumas resenhas negativas dele e deixei parado lá na estante. Não sabia sobre essa forma de ler ele, vou ler assim então e quem sabe eu me apaixono também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Oi Alexandre, tudo bem?
    Eu amei a capa do livro, e a premissa parece maravilhosa, mas eu sei que não leria, porque não faz muito o meu estilo, tenho um certo receio com histórias muito pesadas sabe? Mas que bom que você gostou tanto ;)
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    Participe do SORTEIO DE 1 ANO do Blog!

    ResponderExcluir
  18. Oi Alexandre!! Que resenha magnífica. Foram poucas que li que trouxeram uma perspectiva positiva da história, e nunca soube a respeito dessa ordem de leitura (foi uma dica valiosíssima).
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, Alexandre.
    Não sabia que essa obra tinha um enredo tão profundo. Fiquei, agora, animado e com muita vontade de ler. Quero conferir melhor o passado da protagonista para entender seu presente. Adoro quando os autores usam esse recurso.
    Aliás, não me incomodo com a questão da alternância temporal.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outubro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir