Orgulho & Preconceito, a Graphic Novel [HQs]


Sou muito fã de Jane Austen e sou apaixonada pelas edições de HQs e Graphic Novel da Editora Nemo, por isso saldei com infinita alegria a notícia do lançamento da Graphic de Orgulho e Preconceito, roteirizada por Ian Edginto com desenhos de Robert Deas. Sinceramente, ter essa HQ em mãos é um deleite para o meu coração Austeriano.


A história contida nele tem 200 anos, é de domínio público e influência gerações de romancistas. Darcy é um aristocrata riquíssimo e orgulhoso, Elizabeth Bennet é a segunda filha de uma família de posses regulares, mas não necessariamente rica. Os dois se conhecem quando Charles Bingley, amigo de Darcy, se muda para a vizinhança dos Bennets e a principio se detestam.


Porém, pouco a pouco, Darcy vai encontrando encantos em Lizzy Bennet, uma moça com força de caráter incrível, e a despeito de achar sua família deplorável vai se apaixonando lentamente por ela. No entanto, o sentimento não é reciproco, pois Lizzy a principio só consegue enxergar nele um homem orgulhoso e quase  presunçoso.


A forma como Lizzy rejeita o pedido de casamento de Darcy levou os dois a protagonizarem um dos melhores e mais impactantes diálogos da literatura. Já li Orgulho e Preconceito várias vezes e não canso dessa passagem. Entretanto, os reveses que a vida reservou para a Lizzy a levam a rever seus conceitos em relação a Darcy na medida que dão a ele oportunidade de provar seu valor e que não é meramente mais um filhinho de papai autoritário e orgulhoso.


Orgulho & Preconceito se destaca por muitos motivos, um dos quais é a força dos diálogos entre os personagens e foi isso que Ian Edginton priorizou em seu trabalho. Eles foram transcritos quase literalmente e como era de se esperar me envolveram e me levaram a sonhar e me apaixonar novamente por essa história.


Quanto às ilustrações, Robert Deas brilhou nas paisagens do interior da Inglaterra. As caminhadas em campo aberto e pelos bosques feitas por Lizzy ao longo do livro ficaram simplesmente fantásticas na pena dele. A forma como o ilustrador colocou os personagens com seus rostos expressos em traços bem definidos também agrada bastante, embora na minha opinião tenha faltado um pouco de criatividade na composição dos vestidos das protagonistas.

Ainda sobre as ilustrações, tive a impressão de que Deas se inspirou no longa dirigido por Joe Wright (2006) protagonizado pela Keira Knightley e pelo Matthew Macfadyen. A Lizzy dele é muito parecida com a da Keira, assim como seu figurino. A clássica série da BBC (1995) estrelada por Jennifer Ehle e Colin Firth também esteve presente através dos cenários desenhados pelo artista.

Sendo fiel aos diálogos do livro, respeitando a cronologia da história, com ilustrações inspiradas no filme e na belíssima série da BBC, a Graphic trouxe uma das melhores partes do universo de Orgulho e Preconceito, tornando-se um item obrigatório para todas as fãs da autora e uma boa pedida para quem ama romances e livros bonitos.


DADOS DO LIVRO

Título: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Roteiro: Ian Edginton
Ilustrações: Robert Deas
Ano: 2016


Pandora
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

20 comentários:

  1. Um clássico maravilhoso em quadrinhos. Que legal! Adorei conhecer e já quero ler :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu vi apenas o filme e fiquei encantada. A HQ parece estar maravilhosa <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pandora!
    Fico muito triste, pois ainda não li essa obra da Jane acredita?
    Que bom que o graphic novel foi bem fiel ao livro, além dele ser muito lindo! Ameii!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Pandora =)

    Podem me julgar, mas eu infelizmente não consigo gostar da Jane Austen =(
    Tipo amo o filme Orgulho e Preconceito, mas não nego que a leitura do livro foi bem sofrível. Mas quem sabe nesse estilo de graphic novel a história possa me encantar mais.

    Não custa tentar né rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. As paisagens são lindas, mas os rostos e as expressões faciais são duras né? Ele podia ter dado uma suavizada no rosto da Lizzie rss. Acho que eu leria sim, se pudesse teria tudo relacionado a jane por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Pandora me matando de orgulho na resenha de HQ's. Ficou sensacional a avaliação da arte.

    Bjos, Jaci ❤❤❤

    ResponderExcluir
  7. Amo Hq's e estou apaixonada por essa nova edição de uma linda história.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha Pandora. Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos e ter uma edição dele em graphic novel é realmente um sonho! Amo o filme com a Keira Knightley e também o maravilhoso seriado da BBC! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    nossa estou doida para ler este livro, mas sempre esta mais caro do que posso pagar.
    adorei a resenha

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  10. Olá. Eu amo um romance de época mas até hoje não li nada da Jane por falta de oportunidade. Sequer lembro do filme, meu Deus. Essa versão HQ está maravilhosa, já que é uma forma de resumir a história em diálogos rápidos e ilustrações bonitas. Acho que ajuda a quem não gosta do livro e poderia se encantar com a história lendo esse HQ, sem contar que Jane Austen é realmente uma autora e tanto, os romances dela são ótimos (é o que sempre me dizem!).
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  11. Pandora! Já estava com saudades das suas resenhas. <3
    Parece ser realmente um HQ fenomenal. Orgulho e Preconceito é um dos poucos livros de época que eu realmente gosto; a qualidade é tão grande que continua sendo inspiração para várias gerações de escritores.
    Ademais, a arte do HQ está perfeita.
    Já quero!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outubro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir
  12. Olá Pandora!
    Eu estou louca pra comprar esse livro! Amei as ilustrações e gostei de saber que se mantém fiel a história e a sua cronologia. Ótimo post.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa, essa versão HQ está fabulosa, hein. E olha que eu nunca conheci a escrita dessa autora,só o filme, então já sabe que estou me sentindo por fora, né. Quem sabe começo por esse então!
    Beijo <3
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  14. Helloo, Pandora! Tudo numa nice?!
    Ah, eu ia ler essa Graphic novel de Orgulho e preconceito porque tenho muita preguiça alheia de ler o livro. Eu assisti ao filme antes e não curti tanto assim, sabe?! Não sei. Acredito que gostei mais da história da própria Jane. Mas esta obra tem seu valor, como você bem disse, inspira e inspirou muitos autores que escrevem romance. Eu não sou chegada a romance, mas vou ler essa graphic e vou pular na lista de TBR para ler essa obra antes de outras!!
    Ótima resenha!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Li uma vez OeP e detestei depois, de muita insistência de minha amiga, reli a obra e me encantei com o que encontrei e me apaixonei completamente pela leitura.
    Desde o lançamento dessa HQ estou com vontade de reler e não preciso nem dizer que sou a pessoa mais feliz do mundo por saber que os diálogos são bem fiéis. Adorei isso, pois é um dos pontos mais fortes da história pra mim também.
    Dica anotadíssima, flor.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Li o livro esse ano e gostei muito ♥
    Achei um amorzinho essa graphic novel, fiquei querendo ler também.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que coisa mais linda essa HQ!
    Eu nunca li uma HQ, acredita?
    Mas se tratando de Orgulho e Preconceito, com certeza quero ter a chance de me deliciar nesse formato com esses personagens tão carismáticos.

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
  18. oi tudo bem?

    Eu comprei em setembro o livro orgulho e preconceito, depois de muito
    tempo consegui, e agora aparece esse HQ, já estou morrendo de amores por ele.
    A capa ficou linda, nunca li um HQ, e acho que o estreante vai ser esse rsrs beijos
    adorei a sua resenha.

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Pan!
    Aii gente, quero também <3
    Eu adoro essas adaptações pra HQ que a Nemo lança. Quero todas, porque amo mesmo.
    Ainda não li Orgulho e Preconceito, mas confesso que to mega ansioso pra ler.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir