Top 5: Diferentes tipos de terror e horror!


Comecemos definindo as duas palavras que são usadas para descrever esse gênero do cinema que se ama ou se odeia - normalmente não tem quem goste mais ou menos. Terror aparece nos dicionários como ‘qualidade ou particularidade do que é terrível; condição da pessoa que sente pavor; algo ou alguém que consegue aterrorizar’. Horror é descrito como ‘pavor, medo, coisas atrozes’. Sendo um desses fãs que gostam, e muito, do gênero, resolvi fazer um TOP 5 incluindo filmes que tragam diferentes tipos de terror e horror. E já que o Halloween está aí, prepare-se para tentar sobreviver a essa lista, em forma de maratona mesmo, que vai te deixar de cabelos em pé \o/ 

# 01 categoria: Gore


A Invasora (À L’Intérieur, 2007): O que temos aqui é basicamente um sentimento que move muitos dos filmes do gênero: vingança. Preste atenção à ótima sequência inicial que mostra uma colisão de dois carros e prepare-se para bastante sangue que não vai demorar muito a ser derramado. O gênero gore é famoso por mostrar sem dó nem piedade cortes sendo feitos, membros sendo decepados, tripas saindo a torto e a direito. E isso não falta em A Invasora. Temos ainda o talento perdido de Beatrice Dalle na pele da ótima vilã do título do filme, e a muito boa também Alysson Paradis, que faz o possível e o impossível para sobreviver na pele de Sarah. Momentos assustadores e nervosos e de muita torcida pela mocinha do filme (ou pela vilã, vai saber!) lhe aguarda.


# 02 categoria: Zumbis


Invasão Zumbi (Train to Busan, 2016): Sim, são muitos, mas muitos filmes de terror com a temática zumbi. Todos parecem começar da mesma forma e terminam desesperançosos também. Mas é preciso deixar claro que a direção segura e hábil de Sang-ho Yeon nos leva a um passeio de trem inesquecível e aterrorizante aqui. Dos zumbis, que correm e atacam por serem sensíveis à luz e ao movimento, preciso mencionar o momento em que se contorcem e rapidamente cedem a seu terrível e nojento destino. Dos heróis, que conseguem até o último momento sobreviver na doida corrida de trem rumo à Busan (a única estação que parece ainda livre da infestação), é preciso dizer que vamos sim nos envolver e desejar que cheguem todos ao final. Porém, é aí que o drama coreano e a destreza em nos despedaçar aos poucos entra em voga: segure-se, porque vai ser uma viagem daquelas!


# 03 categoria: Lobisomem


Sinistro, A Maldição do Lobisomem (Wer, 2013) O trabalho do diretor e produtor William Brent Bell ganhou um pouco mais de destaque depois do filme The Boy (ou, O Boneco do Mal). Ao que parece, Bell está cada vez mais perto de criar um desses grandes filmes de terror e entrar para a galeria de melhores no gênero. Aqui, em Wer, ele nos conduz pela história da advogada Kate Moore (A.J. Cook) que, ao assumir um caso de defesa, se vê emaranhada numa história um tanto horripilante e quase impossível de acreditar. O que é mais bacana nesse filme de lobisomem, é que o rumo que a história toma é um tanto inesperado e até surpreendente. Não se preocupe que você não irá morrer de medo, mas garanto uma história de lobisomem diferente das outras que você já viu.


# 04 categoria: Possessão demoníaca



Livrai-nos do Mal (Deliver Us From Evil, 2014) Como muitos outros filmes de possessão demoníaca, esse também foi baseado em uma história real. Dessa vez, quem nos amedronta com contos horripilantes é o policial Sarchie (Eric Bana). E aos poucos somos envolvidos numa trama que caminha para um desfecho que não teria como ser diferente. Sarchie tem a companhia do hábil Mendoza (Edgar Ramírez), um padre treinado para aplicar exorcismos. A sequência final de exorcismo que temos aqui é uma das mais assustadoras e bem feitas do cinema, talvez pelo fato do diretor Scott Derrickson já ter feito o excelente O Exorcismo de Emily Rose (e mais recentemente o Doutor Estranho).


# 05 categoria: Terror psicológico


O Babadook (The Babadook, 2014) O mais importante a dizer sobre esse filme é que aqui o buraco é mais embaixo. Isso significa que Jennifer Kent, brilhantemente (diga-se de passagem), nos presenteou como uma história que nos mostra que, na verdade, nossos piores medos podem nos proporcionar nossos piores pesadelos. Pesadelo esse que para Amelia (Essie Davis) começou com a morte violenta de seu marido, deixando-a com seu pequeno Samuel (o excelente ator mirim Noah Wiseman) e seu repentino medo de uma criatura que o assusta pela casa. Um trabalho exímio de nos assustar com algo que parece bobo, é esse o feito de Kent. E digo mais: depressão é um monstro imenso, assustador e que nos devora, acredite ou não.


Cristiano Santos
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

54 comentários:

  1. eu adoro o gênero. mas só vi livrai-nos do mal que nem gosto muito. anotados todos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Pedrita!
      Que bom que curte o gênero \o/
      Assista e venha me dizer depois o que achou ;)

      Excluir
  2. Olá! Boas dicas...eu gosto mais de filme de horror do que terror. Ah...também amo suspense. E isso também se reflete nos livros que leio. Vou conferir alguns desses filmes que citou: lobisomem e zumbi.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma!
      Suspense é bom, né?
      Veja sim o Train to Busan, muito bom! E o Wer tbm, ainda que nem todos concordem com a minha opinião.
      Bjo

      Excluir
  3. Não importa se é terror ou horror, eu morro de medo dos dois. Hahahaha Nem de suspense eu gosto. Mas foi interessante saber a diferença. Mil beijos! http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, sei como é, Gabriela.
      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  4. Acabo, muitas vezes, não vendo filmes de terror por ter a impressão de que 'todos são' imensamente rasos, buscando apenas clímax vazios de críticas e/ou reflexões, apenas para causar sensações que pouco acrescentam em debates aprofundados. Mas, aos poucos, estou percebendo que muitos filmes de terror/horror agregam sim debates interessantes e boas entrelinhas. Um bom terror psicológico, por exemplo, costuma trazer questões sociais e/ou pessoais importantes, como suicídio e afins. Adorei a listagem, que ajuda para que esses paradigmas sejam quebrados!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aê \o/
      Bacana que tem percebido o lance das entrelinhas!
      Adorei o comentário, valeu!

      Excluir
  5. Confesso que não gosto nadinha de filmes de terror, acho que todos são sem sentido e bem rasos de história. Mesmo assim, amei sua listagem! Pra quem gosta são filmes e tanto..

    Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Kaila! Mas que bom que amou meu TOP 5!
      Thanks!

      Excluir
  6. hey! pode me chamar de medrosa, mas confesso que não consigo assistir filmes do gênero, prefiro meus romances água com açúcar que preservam minha frequência cardiaca hahahaha

    www.etcelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, delícia de comentário, Sabrina ;)

      Excluir
  7. Ameeeeeei o post! Sou fã de todo tipo de terror, mas costumo procurar mais aqueles demoníacos ou fantasmagóricos. Até assisto gore a la jogos mortais, mas não são meus preferidos. Lobisomem, zumbi e vampiro, todo esse mundo sobrenatural é sensacional, mas depeeende do filme também, né. Acho que faltou uma categoria de "casa assombrada", né? ou de florestas, porque o que tem de terror em casa e floresta... hahahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, Carol! Brigado!
      HAHAHAHAHA, verdade! É muita casa mal-assombrada e florestas cheias de perigos. Fica a dica para um próximo TOP 5.
      Valeu!

      Excluir
  8. Oi, Christiano!
    Como eu sou uma pessoa medrosa, meus preferidos são o terror trash ou com serial killers, especialmente o que foi feito no inicio da década de 90 ou antes. Quando me sinto mais corajosa, passo pelas possessões demoníacas ou algo do tipo, mas geralmente fico morrendo de medo depois (acredito em fantasmas, me julgue :P).

    bjs
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, imagina Bibs. Tranquilo. Tbm tenho cá minhas crenças ;)
      Mas não assista mesmo, se não é algo que não te agrada.
      Valeu! Bjo

      Excluir
  9. Oiii!!

    Ainda não vi esses filmes, mas já coloquei na minha lista de próximos filmes que vou assistir..

    Beijos

    wwww.livrosemcontexto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cris! Eu morro de medo de filmes de terror e tento ao máximo não assistir, mas adoro um bom suspense e terror psicológico são ótimos (aqueles que eu consigo ver sem morrer antes). Eu adorei sua lista, não conhecia nenhum filme e se eu conseguir ter coragem para assisti-los, eles entrarão na lista!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aê Miriã, que bom que curtiu!
      Mas, please, não morra vendo essas coisas não!!! Hehehehe
      Bjo
      Brigado!

      Excluir
  11. Gore tenho pavor Zumbi e Lobisomem confesso que acho meio besta hehehe Porém possessão e terror psicológico assustam mesmo, adoro esse gênero!
    Abraço! :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Maria Eduarda! Legal que tenha suas reservas e preferencias, é isso aí ;)
      Valeu!
      Brigado

      Excluir
  12. Oie, tudo bem??
    Gostei bastante da seleção que você fez!! Não sou muito fã de gore e possesões. Evito kkkk Desses o que eu achei mais brilhante foi O Babadook. Achei muito interessante e inteligente!!! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estranhos!
      Babadook é realmente uma joia rara <3
      Valeu!

      Excluir
  13. Oi Cristiano!
    Eu adoro filmes de terror, mas definitivamente gore não é a minha praia... Eu gosto mesmo do terror psicológico, quanto menos mostra, mais dá medo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sora!
      Concordo contigo, esse quanto menos mostra associado à trilha perfeita é de dar calafrios ;)
      Valeu!
      bjo

      Excluir
  14. Oii,
    Não sou de assistir filmes do gênero pois sou super medrosa hahaha. Mas achei o Invasão Zumbi interessante.
    Bjs e uma ótima noite!
    Happy Halloween ☻
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Recomendo muitíssimo o Invasão Zumbi!
      Valeu!

      Excluir
  15. oi
    eu curto filmes com zumbis, e odeio os de possessão, preciso assistir Train to Busan ainda mais por ser coreano.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie Cristiano =)

    Terror e Horror é tudo a mesma coisa para uma pessoa medrosa como eu rs...
    Quase tive um treco vendo algumas imagens que você usou XDD


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, eita Ariane. Tem que arrumar a companhia certa pra ver filmes assim, vá por mim ;)
      bjo

      Excluir
  17. Gostei do post Cristiano. Amo filmes e livros de terror, mas da listagem os que não despertam muito a minha atenção são os que envolvem as temáticas gore e zumbi. Já assisti A Maldição do Lobisomem e curti bastante. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!
      Pô, que bacana que tenha gostado do Wer (o de lobisomem), tbm acho bem interessante.
      Valeu!

      Excluir
  18. Bacana o texto. Só de ler já fiquei com medo. Sou daquelas medrosas que fica com medo de filme de suspense até (tomei uns sustos com stranger things até) e que posso passar a noite em claro dependendo do filme que assistir (ainda não encarei o Invocação do Mal)... kkkk
    Até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, sei como é Natália. Mas, pô, tu encarou Stranger Things <3

      Excluir
  19. Olá,
    Adorei a postagem, adoro o gênero!
    Gostei bastante de Livrai-nos do Mal, bem criativo o plot envolvendo The Doors.

    tenha uma ótima terça :D
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  20. Sou medrosa não gosto de livros deste tipo, mais não sou contra quem gosta,
    tenha uma semana abençoada. obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nequéren!
      Livros são ainda mais assustadores pois está tudo ali na sua cabeça!
      =O
      Valeu!

      Excluir
  21. Oie,
    faz tempo que não vejo filmes assim. Eles são bons, mas não estão na categoria mais alta rsrsr

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Sorteio Um ano Inesquecível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!
      Pô, fale mais dessa categoria 'mais alta', hehehehe.
      Acho que na vdd isso deve variar de acordo com o gosto do 'freguês', né? Mas é isso aí ;)
      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  22. Gosto mais de suspense e terror psicológico. Não gosto de cenas nojentas e muito explícitas. A lista é interessante, mas tem alguns filmes ali que não assisto de jeito nenhum! Sou muito medrosa!

    Um abraço!
    http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe
      Tá certo, Leila. Entendo o lance das cenas nojentas e tal, eu sou bem fraco e muitas vezes é mão na frente dos olhos mesmo :P
      Abraço

      Excluir
  23. Vixi. Não assisti nenhum, mas fiquei com medo só pelas imagens. hahaha Sou dessas que gostam de assistir, mas só de luz acesa e acompanhada. Se não for assim, eu surto durante a noite. hahahaha
    Adorei o post!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, brigado!
      Mas filmes de terror foram feitos pra isso: assistir acompanhado :D
      bjo

      Excluir
  24. Olá, Cristiano.
    Eu gosto dos gêneros, mas só assisto de vez em quando hehe. Desses que você postou aqui não vi nenhum ainda, mas vou anotar os que me interessaram. Eu achava que terror era susto e horror que dava nojo hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Tá certo então, e se assistir um deles (ou mais), volte pra me falar o que achou ;)
      Valeu

      Excluir
  25. Ai meu Deus, eu não resisto à uma boa história de Possessão Demoníaca ou Terror Psicológico, tanto em filme quanto em livro...

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Cris! Amo suas análises e não poderia deixar de amar sua lista. Eu estou completamente por fora dos filmes de terror e horror atuais, realmente parei no tempo. Dicas anotadas.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia!
      Pô, muito obrigado de vdd <3
      bjo

      Excluir