Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné [Resenha Literária]


Poucas coisas no mundo da literatura possuem tanta empatia e capacidade encantar quanto contos de fadas, talvez por isso Dragões, maçãs e um uma pitada de cafuné salte tanto aos meus olhos. Nele vamos encontrar um conjunto de oito contos de fadas deliciosos e contemporâneos nos quais os personagens vivem aventuras e amores em terras mágicas com dragões, florestas mágicas, desigualdades e magia que pode ser usada para o bem e para o mal.


Apesar de originais, os contos construidos por Susana Ventura e Helena Gomes são inspirados nos clássicos infantis publicados pelos Irmãos Grimm, Perrault e Andersen. As figuras clássicas das princesas, do Pequeno Polegar, das bruxas más e magos poderosos estão ali presentes, mas de uma forma muito orignal e todos possuem um convite claro e inteligente para refletir sobre valores como amizade, lealdade, preservação ambiental, trabalho, responsabilidade e liberdade.


Os personagens e situações narradas nos contos da Helena Gomes e Susana Ventura são verdadeiras provocações para que leitores e leitoras se coloquem a pensar e relativizem as situações nas quais a vida pode nos colocar diariamente. Apesar de ter um fim didático já anunciado na capa do livro e contar com um pósfacil explicativo, me impressionou como os contos não são pedagogizantes. O tempo todo as autoras conseguiram manter o tom lúdico de suas narrativas e eu me diveti muito lendo do primeiro ao último conto.


Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné é um livro muito divetido de se ler, seu contos são envolventes e o trabalho de Alexandre Camanho nas ilustrações o eleva a posição confortável de um dos mais lindos livros da minha coleção de livros infantis. Acredito que as ilustrações de Camanho dialogaram lindamente com o trabalho clássico em hachuras feito pelo Gustave Doré para as histórias infantis de Perrault e não poderia ter ficado melhores do que ficaram.


Gostei de todos os contos, mas o meu preferido sem dúvida foi Os trigêmeos em que se conta como trigemeos humanos roubam os filhotes trigemeos de uma loba e os treinam para ser seus ajudantes em suas bravatas por glória, riqueza e honra... No entanto, a Mãe Loba não esquece de seus filhos e bem, é preciso ler para saber.


Mais uma vez a Editora Biruta entrega aos leitores um livro lindo, muito bem editado e escrito, capaz de encantar adultos e crianças de forma definitiva. Não tem como deixar de indicar tanto a quem ama um bom conto de fadas quanto para quem está atrás de um livro para presentear uma criança querida.

FICHA TÉCNICA

Titulo: Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné: Contos de Fadas Para Pensar Sobre Ética
Helena Gomes, Susana Ventura
Ilustrações: 
Ano: 2016
Jaci Clemente
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler os trigêmeos também!

    ResponderExcluir
  2. Oie Jaci =)

    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com as ilustrações *-*
    Gente que coisa mais linda!

    Não costumo ler muitos contos, mas esse me deixou curiosa.

    Beijos e uma linda semana para você;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Hi!
    Eu não sou tão fã de livros infantis, mas gostei da cara desse.
    Acho que provavelmente não leria, mas daria de presente..

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que livro fofo.. Não conhecia , mas a premissa é interessante, tirando as
    ilustrações que é um encanto. adorei a resenha beijos


    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jaci! Eu não conhecia esse livro, meus olhos brilharam somente pelo título. Mais um para a lista de desejos (preciso parar de vir aqui, vocês estão me falindo).
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaci, tudo bem?
    Eu não gosto muito de ler contos, mas de vez em quando me deixo levar por alguns.
    Adoro releituras de clássicos e dos contos de fadas também.
    Anotei a dica. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jaci. Tudo bem?
    Eu não gosto de contos de fadas a lá contos da Disney. Mas quando são diferentes, eu adoro hahahha
    E adoro livros infantis também. Então com certeza esse chamou a minha atenção =D
    A capa é linda também. Com certeza é um bom presente. Afinal, presentear com livros é um gesto de amor <3 e um elogio também hahhhaha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jaci, fiquei bem feliz ao ler sua resenha. É um dos meus livros favoritos! Trabalhar com uma equipe bacana é tudo de bom. Sou muito fã da Helena, do Camanho e da Eny Maia (editora da Biruta). Obrigada pelo carinho e pela leitura!

    ResponderExcluir