Enquanto Bela Dormia [Resenha Literária]


Existe uma lenda urbana segundo a qual não se deve julgar o livro pela capa, mas quem nunca trouxe um livro para sua estante por ter se encantado com a capa dele? Meu primeiro encantamento com Enquanto Bela Dormia da Elizabeth Blackwell se deu por meio de sua capa e quando esse elemento se juntou a resenha da Luiza do Balaio de Babados, veio aquela sensação de cedo ou tarde lerei esse livro e de fato li.

Como o livro se trata de uma releitura do conto de fadas A Bela Adormecida confesso que esperava uma narrativa vibrante, carregada de magia e devidamente situada milhares de quilômetros da realidade concreta. Quão grande foi minha surpresa quando a narrativa do livro me levou para um rumo bem diferente. Narrado em primeira pessoa não pela pretensa protagonista da história, a Bela, mas sim por uma testemunha da história toda, uma senhora já pesada de anos. Essa versão está bem ancorada na realidade sendo pontuada com a melancolia daqueles com acertos e erros a lembrar.


Toda a ação ocorre nos salões de um castelo em um reino de um mundo análogo ao nosso, em uma época correspondente ao início da Idade Média, em outras palavras: não falta intriga, sobra deslealdades, soberba, atitudes mal pensadas e fanfarronice por parte dos poderosos. Quem conta a história é Elise, uma mulher que aos 14 anos enterrou a mãe e quatro irmãos, seguiu para a capital do reino em busca de uma colocação no palácio e conseguiu a chegar ao posto de dama de companhia, amiga e confidente da própria rainha, sendo assim tanto uma personagem fundamental quanto uma narradora privilegiada de toda a ação.

Elise, por sua origem e caminhada pontuada por privações, trabalho duro e renuncia, é até certo ponto cética em relação a magia. Assim, consequentemente, nesse livro o que faz a roda girar são as ações humanas, mesmo o vilão e a vilã da história não são descritos de forma maniqueísta. A humanidade dos personagens é sempre latente, o drama de um rei e de uma rainha que casaram por amor mais vêm sua relação entrar em decadência quando um herdeiro demora a chegar, o drama de uma menina criada em uma gaiola de cristal, as consequências de um rei que não consegue serenidade para administrar seu reino e o afoga em uma crise que culmina em uma guerra civil e a devastação de uma epidemia são elementos marcantes de toda a história.


A Elizabeth Blackwell reconta a clássica história de A Bela Adormecida nos convidando a pensar o quanto tragédia e crueldade assim como milagres e finais felizes são coisas muito mais ligada às escolhas humanas que a magia em si. Eu esperava um conto vibrante e encontrei um conto reflixo, esperava fugir da realidade e me peguei enfrentando-a, ajudada pelo pragmatismo da Elise. Algumas vezes me peguei chorando pelas dores dela e pelas minhas, porém o desfecho da história da Bela me fez sorrir. Enquanto Bela Dormia foi um livro que me desacelerou os ânimos e trouxe uma dose de serenidade em um tempo de crise e seu desfecho foi perfeito.

Esse é aquele livro indicado para os interessados e interessadas em contos de fadas onde as ações humanas são protagonistas e não a magia em si. Esta história é para curte narrativas mais lentas, introspectivas e reflexiva, pontuadas por aquela dose de drama antes do final feliz.

FICHA TÉCNICA

Titulo: Enquanto Bela Dormia
Autora: Elizabeth Blackwell
AdicioneSkoob
Garanta já o seu na Amazon

Jaci Clemente
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

18 comentários:

  1. Oie,

    Devo dizer que sua resenha está perfeita e que este livro não é para mim, leituras lentas e muito dramáticas não me conquistam, e tb não curto uma releitura de contos de fada.
    Adorei a resenha!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jaci!
    Mulher, você descreveu tudo que eu senti lendo esse livro.
    O que mais gostei na história foi justamente o fato de ser uma releitura, mas sem a magia presente. Achei bem tendência isso.
    E o final? Compensa por tudo!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaci!! Eu adorei seu ponto de vista honesto sobre o livro. Sempre fiquei com o pé atrás a respeito da história, não sabia se iria ou não ser o estilo de leitura que gosto. No fim das contas, acredito que não iria apreciar a leitura.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Eu adoro contos de fadas e releituras. Curti a leitura deste, mas a leitura foi bem arrastada. Mas para quem gosta deste tipo de livro vale a leitura.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    hahahah hoje tb tem resenha deste livro lá no blog.
    Também esperava outra coisa da leitura, achei legal, mas esperava muito mais.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler esse livro. Amo releituras e esse parece envolvente :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é a minha cara!!! Perfeito pra mim haha Já está na lista ;)
    Beijos ❤
    JP

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jaci.
    Tenho me reaproximado dos contos de fadas ultimamente, então essa releitura parece-me ser uma boa pedida. Ademais, essa narradora inusitada me agrada.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, amei!!!
    Tenho uma amiga que está me despertando para o gênero de fantasia, que eu já tinha meio que enjoado depois de tantas decepções. Essa releitura da bela adormecida parece que tem tudo pra dar certo, né? E você gostou!!! Realmente me interessei nele! Beijos,

    Lu - www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jaci.
    Eu comecei a ler e achei que era eu que tinha escrito porque você descreveu perfeitamente o que achei do livro hehe. também me interessei por ele por causa dessa capa. E as escolhas de cada um foi determinante para chegar aquele desfecho.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Parece ser o tipo de livro que eu gosto, adorei a sua resenha! A capa é linda mesmo!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  12. Oi Jaci, tudo bem?

    Se eu já quero esse livro? Com toda certeza! Sua resenha conseguiu despertar sentimentos ocultos em mim e só de saber que a história do livro não trata de magia em si, mas das atitudes que acarretam em um final feliz ou trágico já me deixa interessada. Preciso dessa leitura para ontem!

    Beijos,


    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  13. Oii Jaci
    Adoro contos de fadas,em geral, fiquei com muita vontade de ler esse livro,senti uma emoção nessa resenha haha!
    Abraços;**
    http://febredelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jaci! Ainda não li esse livro, justamente pois fico um pouco receosa em relação a ter mais "realidade" do que "magia". Entretanto, sua resenha pontuou os lados positivos vindos dessa narrativa o que me deixou novamente com curiosidade para lê-lo! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jaci. Tudo bem?
    Eu li esse livro faz um tempinho e curti bastante também. Acho que o que ele tem de mais legal é isso mesmo. Ser uma releitura, mas sem aquela magia toda. E isso é algo super bacana :)
    Só que a Elise me irritava, mulher. Tenho horror a "esse amor pelo rei/rainha". Sei que ele é bem real mesmo e tal, mas isso não me impediu de sentir ódio muitas vezes hahahah. Mas não é por isso que o livro seja ruim. Nada disso. Ele foi muito bem estruturado e escrito =D
    beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Que capa maravilhosa! Amei! Mas a história não me chamou muita atenção não...
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Jaci
    Eu também gostei da capa do livro e uma amiga me presenteou com ele, não sabia absolutamente nada sobre o mesmo até ler sua ótima resena, infelizmente não tenho mais o livro em mãos pois o coloquei numa promoção no blog, agora estou arrependida, gostei de saber que a trama é mais que uma simples releitura, com elementos de reflexão.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  18. Ahhhhhh, eu amo conto de fadas, principalmente um com final perfeitinho. E essa capa está mesmo linda!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir