O Livro de Memórias [Resenha Literária]


Antes de tudo gostaria de dizer que essa não foi uma resenha fácil de escrever. Estou há dois dias tentando organizar as ideias e transpor para o papel e meu avanço não está sendo dos maiores ou melhores. Me pego tendo que constantemente respirar para não voltar a chorar. Genteeee! É sério! Esse livro me revirou por dentro.

Para contar a história de Sammie, Lara Avery não utilizou o formato romance em sua forma mais tradicional, dividido em capítulos utilizando a primeira ou a terceira pessoa. Ela inovou e deu a sua personagem o poder da palavra, então o que temos é, tal como o titulo anuncia, um Livro de Memórias que Samantha Agatha McCoy começou a escrever quando descobriu que possuía uma doença degenerativa capaz de consumir entre outras coisas sua memória privilegiada.

Nossa escritora está com 18 anos quando começa a contar suas memórias e acabou de descobrir sua nova condição de portadora de uma doença degenerativa rara. Sammie é uma moça extremamente proficiente na arte do debate, profundamente interessada em justiça social, ansiosa para fazer as malas e estudar em Nova York, filha mais velha de um casal de pessoas apaixonadas, irmã mais velha de três crianças, apaixonada por um vizinho com pinta de escritor (Stuart) e amiga (um pouco distante) de Cooper.


Com a descoberta de algo tão grave poderíamos esperar que a vida da garota virasse uma bagunça e ela se lançasse no mar do desespero, mas não é isso que acontece. Sammie McCoy se mostra uma garota resiliente, monta estratégias para sobreviver, não desiste de si mesma, vai à luta. É maravilhoso abrir um livro e se deparar com alguém assim tão determinado e intenso na busca de seu próprio final feliz.

Da mesma forma, a medida que a doença avança, consumindo o corpo da protagonista, vai se tornando doloroso acompanhar seus esforços por manter sua integridade e dignidade diante do caos armado a sua volta. Aliás, não só doloroso como também lindo, pois em nenhum momento, mesmo durante confusões de memória e atrapalhos comuns em pessoas na faixa dos 18, ela se perde de si, deixa de ser autentica, intensa e humana. Doença nenhuma nos leva a humanidade e a Sammie é aquela protagonista que transpira esse valor.

Lara Avery com maestria soube como nos envolver no universo de sua personagem, nos colocar dentro da história e nos fazer mais um membro da família, mais um amigo, mais alguém ali somando forças e escolhendo qual seria nossa melhor memória da Sammie.


O clima gerado por ela ao longo da sua escrita fez da experiência de ler O livro de memórias algo intenso e emocionante. Eu comecei rindo muito da forma como a protagonista conta sobre si e os seus e acabei o livro banhada em lágrimas, emocionada e agradecida por ter tido a oportunidade de ler uma história tão terna.

Ah, foi muito boa a forma como o romance e os encontros e desencontros provocados pelo amor aparecem nessas páginas. Nós temos o mal habito de imaginar pessoas com doenças causadora de demência e deficiência física como incapazes, na narrativa da Lara Avery esse conceito é chutado para escanteio. Se a doença leva da Sammie alguns sonhos, não a deixa destituída da capacidade de amar e ser amada e isso é lindo.

FICHA TÉCNICA

Titulo: O Livro De Memórias
Autora: Lara Avery
Ano: 2016
Onde Comprar: Amazon


Jaci Clemente
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

22 comentários:

  1. Olá!
    Tenho namorado essa capa há um bom tempo já e a cada vez mais minha curiosidade aumenta. Saber que você se emocionou a ponto de chorar aumenta ainda mais, porque sou a louca dos livros feitos para chorar.
    Vou criar coragem, guardar grana, e tê-lo logo!
    Acabei de descobrir e seguir seu blog, e tenho que dizer que adorei. Estou seguindo. Parabéns pelo trabalho!
    Beijos,
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jaci.
    Coincidentemente, li várias resenhas deste livro essa semana. Já até coloquei ele na minha lista de desejados devido aos comentários positivos.
    Gosto do fato da autora ter abordado uma doença diferente além da forma humorada que a protagonista enfrentou a enfermidade.
    Tenho certeza que também vou me emocionar com essa leitura.

    Abraço e boas festas!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jaci!
    Quando vi esse lançamento lá fora, não tive muito interesse. Mas agora vendo algumas resenhas desse livro, me convenceram a dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe do Sorteio de Fim de Ano
    Participe da promoção Três Anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Jaci! Já li O Livro de Memórias e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Jaci!
    Já tinha visto sobre esse livro e desde então o desejo e sua resenha aumentou maus ainda essa vontade de lê-lo o mais rápido possível!
    Beijos
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jaci!
    Li esse livro em outubro e foi uma experiência tão emocionante como você descreveu a sua. Acabei o livro chorando tanto que minha mãe até teve que me acudir hahahah A forma como a escritora apresentou a história, através de arquivos de Word, definitivamente nos ajudou a nos aproximar de forma íntima dessa protagonista tão incrível! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  7. Uau... Jaci.
    Preciso ler esse livro! Sou super chorona jpa me imagino lendo ele transbordando em lágrimas.
    É tão bom quando um livro mexe assim com a gente nos deixando sem palavras... Né?
    Amei a resenha!
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu sou louca por esse livro <3 me coloco muito no lugar da personagem!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Jaci, tudo bem?
    Adorei a resenha!
    Tô louca pra ler esse livro, parece ser intenso e tocante. <3
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi oi Jaci,
    Adorei a resenha, não me lembro de ter lido nenhuma resenha antes, então essa pra mim foi a mais plausível. Gostei das fotos, e pretendo ler ele em breve.

    P.S FELIZ NATAL à Você e a todos que escrevem aqui no blog. Parabéns pelo ótimo trabalho gente!!!

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  11. parabéns,fazer uma resenha tão boa assim... com certeza não é um trabalho fácil...
    Gostei muito,seguindo seu blog ja... Bjinhos
    Só os Loucos Sentem

    ResponderExcluir
  12. Que lindo! Faz tanto tempo que não consigo ler, quero tentar aproveitar as férias pra isso! Beijos, parabéns pelo feedback <3

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Pela resenha esse livro parece incrível!
    Feliz ano novo, que Deus te abençõe.
    beijos
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  14. Oieee! Nossa, faz tanto tempo que eu vejo essa capa por aí e sou apaixonada por ele... Mas não sabia nada da história e gostei de maisssss! Agora preciso ter esse livro de qualquer jeito!!!! =)
    Beijos!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  15. Certo que eu ia chorar muito com esse livro aiaiai, por isso que evito esse tipo de história, sou muito chorona :P Deve ser lindo :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Adorei a resenha! Esse livro é um daqueles que quero muito ler e tenho certeza de que vou chorar, haha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Este livro está na minha lista de leitura, gostei do enredo e fiquei curiosa para saber como termina.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiie,
    Esse livro parece ser bem emocionante mesmo.
    Já estou com ele em lista para ler.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  19. Oi Jaci, tudo bem?

    É segunda vez na semana que leio a resenha desse livro e mais uma vez me vejo suspirando para lê-lo. Parece ser o tipo de obra que me fará derramar lágrimas e aprender muito. Vou comprá-lo o mais rápido possível e me jogar na história!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  20. Olá, Jaci.
    Eu amei esse livro. Não tem como não se emocionar e não levar um tapa na cara ao ver a forma como a personagem reage a doença. Outros no lugar dela teria desistido de tudo na mesma hora. Ela não, ela tem fé, algo que falta muito hoje em dia. Na minha opinião a Sammie é a personagem do ano.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Oi Jaci! Este livro é maravilhoso e realmente a protagonista surpreende com toda a coragem que demonstra para encarar a doença. Eu também chorei muito e torço por mais livros assim.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Oi Jaci!
    Um livro que preciso estar preparada para ler e já li algumas resenhas dele e é impossível não querer conhecer essa protagonista.
    Beijinhos

    ResponderExcluir