A Lista de Brett [Resenha Literária]


Antes de falar de A Lista de Brett, deixe-me falar um pouco sobre minha história com a autora. Lori Nelson tem um significado especial para mim porque Doce Perdão, seu segundo livro publicado no Brasil, foi o primeiro livro que li com todo o grupo literário do qual faço parte há aproximadamente dois anos, foi uma leitura escolhida com muito cuidado e deixou uma impressão tão forte, tanto pela escrita quanto pelo enredo, que acabamos escolhendo A Lista de Brett como terceira leitura oficial do grupo. 

A história de Brett e sua trajetória superaram quaisquer expectativas que eu tinha com relação ao livro, que me tocou de tal forma, porque naquele momento eu também estava passando por um período de marasmo na vida, igual ao início da trajetória de Brett. Mas diferente dela, eu não tive uma herança milionária para me impulsionar a buscar mudanças. Apesar de já estar fazendo terapia há algum tempo quando li este livro, Lori com suas palavras, funcionou como um forte motivador para mim, até para levar o tratamento mais a sério.


Mas me deixe explicar um pouco sobre a Brett Bohlinger agora. A personagem parece ter tudo na vida, um alto cargo executivo na empresa fundada pela mãe, um ótimo apartamento e um namorado que se encaixa perfeitamente nas expectativas sociais do seu meio. Porém, sua mãe falece e durante a leitura do testamento, Brett se depara com uma grande surpresa! 

Para receber sua gorda herança, ela precisa completar sua lista de sonhos. Que lista de sonhos é essa? 

Quando adolescente, Brett havia escrito uma lista de sonhos, mas tempos depois a jogou no lixo e nunca mais olhou para trás, e passou a viver de acordo com o que ela achava ser o esperado dela. No entanto, sua mãe não queria que aquela pessoa morresse, e coloca a realização da lista como cláusula para que a personagem volte a ter acesso a todo seu dinheiro.


Um dos pontos mais bacanas deste livro é que no começo tive raiva da mãe de Brett, mas aos poucos fui entendendo suas motivações e passei a compreendê-la e a gostar cada vez mais da protagonista. Ao começar a realizar sua lista de sonhos, a personagem volta a se conectar com seu verdadeiro eu e a se desconectar de coisas que acreditava serem necessárias, mas que não eram, e com isso encontra um novo sentido para sua vida. 

Muitas vezes nos vemos desmotivados em nossas vidas e acabamos nos conformando com a comodidade de determinada profissão, um emprego, ou até mesmo um relacionamento morno que não nos traz qualquer entusiasmo. E é justamente esse lugar de conformismo em que Brett está presa logo no início do livro e tão distante no final. Com isso, a autora nos passa uma mensagem bonita sobre como devemos tomar as rédeas das nossas vidas, e não apenas nos deixar levar por ela. 

O livro também tem um romance, daqueles que tomam o seu tempo, o tipo que mais gosto, mas em momento algum se torna o principal na vida de Brett Bohlinger, e por isso, e pela força que ela demonstrou, ela acabou se tornando uma das protagonistas favoritas da minha vida.


Vou aproveitar esta resenha para falar sobre o Kindle Unlimited, um programa de assinatura da Amazon em que se tem acesso a milhares de e-books pelo pagamento de uma mensalidade.

Grupo Editorial Record é um dos que mais disponibilizam títulos no UnlimitedA Lista de Brett é um deles, e por isso, acabei lendo muito mais títulos deles ano passado, porque geralmente a versão física dos livros tinha um preço salgado em comparação com outras editoras, agora está tudo mais ou menos igual. 

Enfim... Para quem gosta de ler e-books é um excelente investimento, não vai ter lançamentos de editoras, apenas de autores (as) independentes, mas mesmo assim, tem muitos títulos bacanas de outras grandes editoras, além da Record.


FICHA TÉCNICA

Título: A Lista de Brett
Autora: Lori Nelson 
Onde Comprar: Amazon

Luciane Leite
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

22 comentários:

  1. Oie, eu quero ler esse livro ainda nesse ano, embora ele não esteja na minha lista de metas. As vezes nós deixamos que isso aconteça com a gente né, temos sonhos, desejos e conforme a vida vai passando vamos deixando a maioria para trás. Acho que vou gostar muito da história.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luciane!
    Esse livro está na minha lista de desejados, ainda não li nada da autora e espero me surpreender com a escrita dela.
    A história faz o meu gênero, e a personagem é bem instigante. Sem contar que fala de dilemas que vivemos, como o comodismo.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Luciane =)

    Sempre leio resenhas maravilhosas desse livro. Tenho ele no Kobo, mas ainda não tive oportunidade de ler ele, mas sinto que vou ficar bastante tocada com a história.

    Beijos;***

    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. oi querida,
    esse programa de assinatura é incrível! Não assino apenas por não ter tempo pra aproveitar como deveria! O livro parece bem leve e encantador. Fiquei curiosa :)
    Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciane, sua linda, tudo bem?
    Que lindo o que a mãe deu a ela!!! isso mostra o quanto ela conhecia a filha e a amava, queria que ela fosse feliz. Uma história bem diferente e super tocante, tenho certeza de que irei me emocionar junto com a personagem enquanto ela cumpre essa lista. Não vejo a hora de ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciane! :D
    Já havia visto diversas vezes a capa desse livro, mas eu não fazia ideia de como a história era e pela primeira vez me sinto curiosa para buscar ler o livro e conhecer a Brett!!! A história parece ser linda e acredito que irei me emocionar bastante durante a leitura! <3

    Muito obrigada pela dica e até logo! ;)
    https://www.youtube.com/channel/UCq_t1Q7_GvQdRPI3sa4Z2gg/

    ResponderExcluir
  8. Que linda resenha, chega dá gosto de ler!
    Eu já tinha visto esse livro, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele e agora fiquei curiosa. É tão bom lermos um livro que realmente nos toque, nos inspire e dê forças, né? Acho que todos temos (ou teremos) um livro assim. Vou colocar esse na minha listinha, parece que vale muito a pena lê-lo. Parabéns pela excelente resenha e pelo blog. Muito sucesso, viu?!
    Amei seu blog, Mi, vou seguir pra acompanhar mais de perto.
    Um beijão,
    EU SOU UM POUCO DE CADA LIVRO QUE LI

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu amo de paixão esse livro! Confesso que também fiquei com muita raiva da mãe da Brett no começo, mas depois comecei a gostar muito dela. E o romance? Nossa, eu fiquei embasbacada com as surpresas porque achei que fosse ser um e pah! Não era rsrs sem contar que a evolução de Brett durante a história foi maravilhosa, é impossível não amar todos os personagens que entram na vida dela. Infelizmente, esse livro me trouxe uma ressaca literária daquelas, mas consegui me curar.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  10. Oi Luciane!
    Eu li A Lista de Brett e amei
    N conhecia a autora e me surpreendi com sua forma de escrever
    Me emocionei em vários momentos, é uma leitura que recomendo muito!

    Bjoooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu!
    Menina, Lori é uma autora com muitos comentários positivos. Mas ainda não bateu aquela vontade de ler sabe? Quem sabe mais no futuro..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha!!!! Vai pra lista já. Achei que fosse meloso e chatinho, me enganei muito lendo essa resenha!

    Bjksssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Estou curiosa por este livro faz tempo. Gostei da dica dos livros no kindle, comprei um e chegou semana passada, quem sabe eu aproveito agora e faço esta assinatura, vale muito apena.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse livro tem a capa e a historia muuuito lindas <3 Eu li em pdf, mas sou louca pra ter na minha estante <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi! Eu amei este livro e muitas vezes a autora conseguiu me surpreender. Já Doce Perdão que é dela também não me encantou muito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Lu amei cada palavra da sua resenha. Ficou show.

    ResponderExcluir
  17. Eu já tinha lido sobre esse livro mas fazia tanto tempo que nem lembrava direito do que se tratava
    Sem dúvidas um livro para passar o tempo e também amadurecer em muitos aspectos, coisa que ando procurando recentemente. De fato, o comodismo acaba com a gente e precisa ser chutado para bem longe.
    Esse livro já está na minha lista de livros a ler mas darei um jeito de providenciá-lo o quanto antes

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  18. Lu, para mim a melhor resenha é aquela na qual a pessoa fala das suas sensações em relação ao livro e como ele lhe influenciou na vida. Acho que a sua resenha de "A lista de Brett" foi a melhor das que li, pois foi a mais pessoal. Também não tenho uma herança milionária, mas tenho uma vida cujas rédeas preciso desesperadamente assumir e esse não é um exercício fácil, boiar é sempre mais comodo que nadar.

    E sim, estou a um passo de adquirir meu Kindle, só preciso terminar de pagar minha ultima grande comprar para obter espaço para ele no meu orçamento e já me sinto tentada a pelo menos testar o Unlimited, uma vida de honestidade me atrai. hahaha

    ResponderExcluir
  19. Olá Luciane, tudo bem?
    Não conhecia a autora e essa é a primeira resenha que leio desse livro.
    Amei sua resenha, acho que é o estilo de livro que gosto. Pretendo ler em breve.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Luciane, adorei seu post. A Lista de Bret ta na minha lista de proximas leituras e espero amar tanto quanto u amei Doce Perdão.. Fiquei apaixonada pela escrita da Lori Nelson, e se a Lista for tão bom quanto, ela me conquista de vez.

    Parabens sempre pelo blog
    Ana Paula
    http://paixaoporleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oii,
    Eu AMEI esse livro, entrou pros meus favoritos de 2016... é uma leitura leve, divertida, fofa... eu me encantei mesmo.
    Beijoss

    Vida em Marte

    ResponderExcluir
  22. Acabei de comprar a versão eletrônica deste livro na Amazon brasileira. Eu estou gostando muito da leitura, que tem uma pitada de humor também! Nunca ouvi falar dessa autora, ela é nova pra mim. Muito bom o seu post.

    ResponderExcluir