Moana - Um mar de aventuras [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa do Filme Moana - Um mar de aventuras

Acredito que nos últimos tempos a Disney tem trabalhado em personagens femininas que fogem do padrão clássico, Mulan e Elsa são bons exemplos disso e agora Moana também! A protagonista é filha do chefe da aldeia em que vive e faz questão de não ser comparada com uma princesa ou com alguém frágil e incapaz. 

Moana é a representação do girl power em todos os sentidos, uma jovem decidida, com personalidade forte, destemida e com traços bastante reais! Já Mauí foge dos padrões de beleza e vi muita gente reclamando do peso dele nas redes sociais, como se isso fosse algum grande problema para o personagem. Sinceramente, Mauí está perfeito, ele é forte e capaz de fazer coisas incríveis, pouco me importa o peso dele.


Mauí (voz original de Dwayne The Rock Johnson) é um semideus que rouba o coração da deusa que criou a vida, Te Fiti, com isso espalha desolação e destruição no mundo. Porém, o personagem não consegue ficar com a pedra que representa o coração da deusa, já que Te Ka atrapalha seus planos. Sendo assim, o semideus acaba perdendo o seu poderoso Anzol, ficando desaparecido. Séculos depois, vemos Moana (voz original de Auli'i Cravalho) ouvindo lendas contadas por sua avó e bastante tocada com a história de Mauí, mas não é só isso: a protagonista é escolhida pelo oceano para restaurar o coração de Te Fiti com a ajuda do semideus. Único problema é que seu pai não quer que a filha saia da ilha em que vive de modo algum. Dessa forma, vamos acompanhando Moana em uma aventura pelo mar que tem tudo para acabar em tragédia, mesmo com a ajuda de Mauí.  

Cheio de tatuagens que representam passagens da sua vida, o semideus é uma espécie de anti-herói, arrogante, prepotente e subestima Moana desde o início, até que finalmente se convence de que a protagonista não é uma princesa boba, mas sim uma mulher forte o suficiente para fazer aquilo que ele não tem coragem! 


Pautando pelas personalidades fortes dos protagonistas, o longa tem um toque de realismo fantástico, com uma boa pitada de comédia e uma aventura incrível, intercalada, é claro, pelas músicas. Toda a ambientação é muito bem feita, repleta de cores, sendo esteticamente um filme muito bonito. 

Moana – Um mar de Aventuras me pareceu não ter muita comédia como outras animações, apenas o galo Hei Hei parece ser o ponto do alívio cômico. No entanto, é um longa com uma mensagem de superação lindíssima, em que fica claro que ninguém, principalmente nós mulheres, devemos nos conter com os limites impostos pelos outros, porque não existem barreiras pra que tem coragem e persistência. E não esperem nada romântico, ainda que possam torcer pela dupla Moana e Mauí, o foco do filme está longe de ter qualquer coisa romântica, o que me pareceu bastante positivo.


Enfim, a jornada de autoconhecimento de Moana agrada bastante, lembra inclusive a jornada de muitos profetas bíblicos em que a dúvida em si mesmo aparece em algum momento. É um história rica e repleta de mensagens positivas que vale muito a pena ser conferida.

Trailer:

FICHA TÉCNICA

Título: Moana - Um mar de aventuras
Título Original: Moana
Direção: John Musker, Ron Clements
data de lançamento no Brasil: 05 de janeiro de 2017


Michele Lima

Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

26 comentários:

  1. Oi, Mi! Quero muito ver!
    Essa aposta da Disney em personagens femininas fora daqueles padrões de antes tem dado super certo. A Moana é lindíssima, assim como a história parece ser.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Aiii fiquei apaixonada. Se antes eu já queria assistir à animação, depois dessa resenha quero ir correndo.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi!
    Eu não vi UM TRAILER dessa animação porque quero ser surpreendida por ela.
    Estou amando essa quebra de esteriótipo da Disney.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    nossa estou doida para ver este filme.
    Parece ser muito fofo!!
    Adorei

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal do Blog

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi, sua linda, tudo bem?
    Sempre descubro as novidades das telinhas em primeira mão aqui no seu blog. Fiquei completamente encantada com essa animação. Além da mensagem de superação, ver uma mudança de paradigma nos estúdios da Disney é inspirador. Super empolgada para ver.

    Te indiquei para um prêmio:
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2017/01/o-cantinho-foi-indicado-premio-dardos.html

    Beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mi! Tudo bem? Eu amo isso de a Disney dar oportunidade para personagens que fogem do padrão. Moana é linda e esse porquinho também hahaha Quero ele para mim! :3 Como faz para tê-lo? kkk Adorei a resenha! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiê Michele!
    Cresci com as princesas da Disney e sempre me vi rodeada de diversidade, não acredito que seja algo recente. Sempre gostei da força e coragem que elas trazem e acredito que esse filme vá ser incrível justamente por isso, a diferença que sinto hoje em dia nos filmes é que eles tiraram a importância de criar um par perfeito para as princesas.
    Moana é uma personagem nova maravilhosa e a Disney acertou em cheio! Estou super empolgada para assistir! :D

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  8. Olá, Michele.
    Acredito que o filme venha exatamente para isso: mostrar a questão da superação, da força de vontade e tudo mais.
    A Thaís, lá do blog, assistiu à animação na Comic. Desde então, estou louco para conferir.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  9. aaaaaaaaah Moana! Quero muito assistir! To pensando em ir terça ou quarta que vem que dai aqui no cinema da minha cidade paga meio, deve ser uma fofura esse filme!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha, ajudaria muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/01/apenas-um-garoto.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi, tudo bem?

    Que resenha linda! Faz tanto tempo que estou esperando Moana, mas não sabia muito sobre a história em si. Fiquei feliz em saber que o livro fala de autoconhecimento e foca muito pouco em romance, tenho certeza que será uma grande lição para adultos e crianças. Chorei com a sua resenha, me passou uma emoção muito forte. Parabéns!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  11. oi Mih , que encanto de filme, adorei a resenha e o trailer, vou assistir na primeira oportunidade que tiver. parece ser muito bom. beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi
    que bom que gostou do filme, bom saber que a personagem é forte e vai a luta, não se preocupando com roupas e príncipes. Quero assistir o filme.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Mi,
    Estou querendo muito ver esse filme, ainda mais por falarem dele antes mesmo de sair.
    Já está na lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mi.
    Feliz ano novo atrasada como sempre, mas é de coração. ♥
    Há quero tanto assistir a esse filme com os filhotes, estou programando para o fim de semana,mas já acho que vou curtir mais que eles rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  15. Nesse filme eu to me segurando pra não ver o trailer, nem pegar pra ouvir a música original do patrão do musical Hamilton, eu adorei o fato que tem um semideus e que ele não veio pra ser o queridão!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Moana é tão maravilhosa, né? Nem conheço mas já amo rs Super ansiosa pra assistir! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Miiiii
    Estou roendo as unhas de ansiedade para conferir as aventuras e torcer muito pela princesa que não é princesa, a guerreira empoderada e lindaaaaa Moana <3
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  18. Oi, Mi! Eu quero tanto ver esse filme, você não faz ideia. Acho que para fãs de animação, este é um dos mais esperados de 2017, e por isso estou louca para conferir. Sempre acredito que os filmes das Disney são destinadas as crianças, mas que dão lição para os adultos, estes que conseguem entender muito além das músicas e animações. Espero gostar também, mas acho bem difícil não me envolver pela história da Moana.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  19. OIeeeee. Eu não fui ver este filme no cinema e até parece que faz tempo que não vejo uma animação mas realmente a Disney está mudando o jeito das princesas e isto é bem legal.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Mi!

    Me arrepiei lendo a sua resenha. Adoro filmes/animações/textos o que for que nos lembra que somos muito mais capaz do que a sociedade tenta nos limitar. Com certeza vou ver!

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
  21. Ooi Mi adorei a resenha, estou louca pra assistir ao filme ^^
    beeijos
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Michele,

    Eu tô louca pra ver esse filme e não acompanhei muito as pessoas falando sobre o peso do Mauí e tal, vi gente achando ruim a cor dos personagens, o que sei lá, não tem nada a ver. Espero me emocionar e ser um filme para passar um bom tempo. Ótima crítica. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Michele!
    Já não era se em tempo de a Disney (e outros estúdios) passarem em transmitir esse tipo de mensagem para as meninas. Tenho ouvido comentários maravilhosos sobre "Moana" e já estou super curiosa para conferir.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oii Mi, tudo bem?
    Amo os filmes da Disney, e logico que vou assistir esse assim que der, estou gostando de ver a Disney dando umas inovadas nessas princesas.

    Beijinhos, tenha uma semana maravilhosa!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  25. Eu tô louca pra ver esse filme! Parece ser uma fofura <3
    Seu blog é um amor! Te desejo muito sucesso, viu? Parabéns!

    * Tem POST NOVO lá no Blog. Já deu uma espiadinha?
    Beijo, beijo.

    www.poderosaderosa.com.br
    @blogpoderosaderosa

    ResponderExcluir
  26. Esse filme é muito lindo, cenários, riqueza de cores, adorei, vale muito assistir ^^

    bjus
    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir