Para Além da Imaginação [Resenha Literária]


Para Além da Imaginação narra a história de um garoto chamado Khalil cujo pai desapareceu quando ele ainda era um bebê. 

Já adolescente, o herói passa a sofrer um fenômeno estranho no qual sente que está saindo do corpo e acordando em um outro lugar. Amedrontado, o jovem vai buscar a ajuda de um psicólogo que ajudou a tratar o pai do garoto antes de seu desaparecimento e de seu amigo Dario, com quem busca estudar Física na intenção de buscar uma explicação lógica para aquela situação estranha que estava vivenciando. 

Ao poucos o trio vai fazendo descobertas, como o tempo que passa diferente nos dois mundos ou a existência de magia e poderes místicos.

Acredito que esta história tem muito potencial, mas acho que o leitor deve ter paciência porque o ritmo dela não é acelerado. Tem muita pesquisa científica, perguntas filosóficas que fazem o tom da narrativa ser mais reflexivo do que de entretenimento puro e simples. Ação mesmo vem lá pela página cem, só que quando as coisas começam a acontecer aparecem mais perguntas do que respostas (um ponto positivo, creio eu).

Depois dessa opinião geral, eu preparei para vocês uma pequena análise dos pontos positivos e negativos da história. Preparem os bisturis que vai começar a dissecação!

Pontos Positivos: Achei a ideia muito criativa, interessante e os fatos são escritos bem redondinhos, quer dizer, o autor mantém o mistério por bastante tempo, mas parece ter controle das pontas soltas que vai liberando aos poucos como doses homeopáticas. Temos a impressão de que ele está seguro e sabe para onde está guiando o leitor.

Pontos Negativos: Não soube identificar o tempo onde se passa a história, pois apesar de já existir internet, os adolescentes não usam celulares para mandar mensagem e ainda fazem aqueles passeios mais antigos como nadar em rio (coisa que nós os sedentários não temos feito muito, a gente só exercita os dedos). E também senti falta de gírias, uma linguagem mais jovial para caracterizar os personagens.

FICHA TÉCNICA

Título: Para Além da imaginação - O Retorno dos Guardiões
Autor: Gileno Santos
Ano:2016

Bem, isso é tudo pessoal! Grande abraço da Alê Lemos
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

5 comentários:

  1. Oie
    Achei o livro bem interessante, ainda não conhecia, mas não sei se o leria. Pelas suas ressalvas fiquei um pouco confusa, mas também curiosa.

    Beijinhos
    Feliz Ano Novo
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiiie. A premissa parece muito interessante, o que me lembrou alguns programas do Discovery Chanel uahsuhaushua. Não conhecia nem o livro e nem o autor. Sobre o lance do ritmo, acho que mesmo se precisar de paciência e for tudo muito bem coeso, acho sucesso

    Feliz Ano-novo! bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alê!
    Achei a premissa legal, mas por ter um ritmo lento, não sei se seria uma boa leitura pra mim.
    Feliz Ano Novo!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Olá Alê, eu não conhecia esse livro e apesar dele conter uma leitura mais densa fiquei bem curiosa sobre como o autor desenvolveu sua proposta de enredo *-* Adorei a dica.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa com a história, ri com a ideia do bisturi kkkk Atualmente minha lista de leitura anda astronômica, mas seu cruzar com esse livro... Quem sabe se não dou uma chance!?!?

    ResponderExcluir