Vamos Juntas? [Resenha Literária]


Vamos juntas? é aquele livro cuja leitura me deixou com uma sensação agridoce na boca: agrida por colocar em questão o fato de que a humanidade até o momento conseguiu fazer uma máquina mais pesada que o ar voar, mas não conseguiu conquistar a igualdade entre os gêneros; doce, pois mostra que se a conquista da igualdade ainda não aconteceu, a luta por ela continua firme e forte.

No livro Babi Souza conta como surgiu o movimento Vamos juntas?, através do qual a autora e várias outras mulheres trabalham em prol do empoderamento feminino e lutam contra o machismo nosso de cada dia. Uma das principais formas adotadas pelo movimento é divulgar a prática de mulheres olharem umas para as outras como possíveis aliadas no enfrentamento daqueles problemas diários típicos do universo feminino, tais como: atravessar uma praça deserta de madrugada, caminhar por ruas desertas, inibir assediadores em potencial etc...


Apesar de todos os avanços tecnológicos desenvolvidos por nossa espécie é chocante o estado de fragilidade social no qual as mulheres se encontram. Para nós o risco de andar na rua é dobrado, o perigo do assedio é frequente, a violência doméstica uma rotina, por muito pouco qualquer mulher pode ser acusada de vadia ou coisa pior. Essa situação corriqueira não pode ser encarada como normal, afinal mulheres são seres humanos e precisam ser tratadas como tal.

A iniciativa da Babi emerge como uma possível estratégia para consolidar o direito a humanidade que todas as mulheres possuem. Parece simples convidar uma pessoa a caminhar com você em uma rua, beco, viela, praça deserta, mas é um simples que pode empoderar, somar e garantir o sagrado direito de ir e vir tantas vezes negado as mulheres.


Vamos juntas? é exatamente aquilo que se propõe a ser, um guia no qual o movimento é explicado desde a sua origem até seu desenvolvimento. Nele também encontramos informações sobre o conceito de feminismo, um pouco da história da luta por direitos protagonizados pelas mulheres ao longo do tempo e também boas reflexões sobre a nossa situação no mundo. É um livro pequeno, de fácil leitura e útil. Se você deseja saber mais sobre feminismo e como ajudar a construir um mundo mais justo para todos e todas é uma leitura recomendada.

FICHA TÉCNICA

Título: Vamos juntas?
Autora: Babi Souza
Ano: 2016
Onde Comprar - Amazon

Jaci Clemente
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

15 comentários:

  1. Gente, que lindeza esse livro!
    E ele é muito lindo - e interessante! - por dentro.
    É uma mensagem que todos nós, homens e mulheres, precisamos.
    E então, vamos juntas? <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jaci!
    Por um lado é bem triste ainda precisarmos de movimentos assim... Por outro, é lindo ver que existem pessoas que se preocupam umas com as outras. Já ouvi falar bastante desse movimento e já vi algumas entrevistas da Babi. Leitura importante!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaci! Tudo bom?
    Esse livro é tão, mas tão importante. É bem doloroso que a gente precise falar tanto sobre uma coisa que pareça tão simples, mas é necessário. Adoro títulos que tratem do assunto com a importância que ele pede, e esse título parece o caso.
    Tenho muita vontade de ler, e espero fazer isso ainda esse ano!
    Adorei sua resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que bacana a iniciativa da Babi, e eu não acredito que eu nunca tinha ouvido falar dela. Achei o livro super válido, deve ser uma leitura bem bacana, e super prazerosa, já que pelo que vi as páginas são bem coloridas e com ilustrações :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já lio livro e curti bastante, mas achei que poderia ter algo há mais.
    Mas ele é muito bom.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Quando esse livro lançou, vi falarem muito dele, e ainda vejo, na verdade. O livro deve ser bom demais, adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar do Vamos juntas, mas não sabia que existia um livro sobre o assunto. Ótima iniciativa da Babi! Livro super necessário pela luta de nossos direitos

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jaci.
    Eu já vi esse livro em alguns blogs. Infelizmente essa ainda é nossa realidade. Eu mesmo já passei por uma situação em que quase morri de medo. Mas felizmente temos pessoas como a autora que lançam livros assim. A esperança é que a situação um dia seja outra.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oiii Jaci

    Achei a capa desse livro super fofa, ainda não conhecia. Triste mas ainda somos o sexo frágil com certeza, e as vezes nas coisas mais simples e cotidianas se pode notar o desrespeito, é triste passar por uma situação constrangedora dentro o onibus por exemplo ou até mesmo na rua, e infelizmente essa ainda é a realidade do nosso "moderno" mundo atual.

    Beijos

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Jaci, tudo bem?

    Pela sua resenha eu senti que esse é o tipo de livro que deve ser lido por todos, pois a sua mensagem é grandiosa e valiosa. É lamentável que hoje em dia ainda sofremos com isto, que não possamos andar sozinhas na rua, pois o medo é enorme. Sou uma defensora do empoderamento feminino e acho que temos mesmo que nos impor!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jaci!
    Só de ler sua resenha, já adicionei esse livro na minha lista de desejados. Realmente, "Vamos juntas?" parece ser um livro que todos deveriam ler, sendo homens ou mulheres. É triste saber quantas mulheres sofrem a todas as horas por causa de comportamentos que podem ser tão facilmente evitados. Quando a sociedade vai aprender que somos iguais, que devemos ser tratadas com o mesmo respeito dos outros? Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  12. Oi Jaci,
    Quando a editora resolveu lançar esse livro sempre achei bacana a abordagem dele.
    É primeira resenha que vejo e confesso que fiquei interessada em conhecer.
    Dica anotada.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Ja tinha ouvido falar desse livro no canal "Minha vida literaria".
    Na verdade eu não posso bater o martelo e dizer que é realmente esse porque eu lembro mais do nome da autora.

    Pelo que eu entendi a mensagem desse livro é o idealismo do feminismo que eu entendo (existem pessoas com ideias equivocadas) de nos mulheres nos unirmos para ajudar uma a outra e ser contra a sociedade opressora cujo muitas mulheres foram criadas.
    E principalmente exigir respeito que é bom e todo cidadão de bem merece

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  14. Não é bem meu estilo de livro, mas achei a ideia dele sensacional! Está aí, eu leria o livro, se tivesse a chance.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  15. Oi Pandora! Curti bastante saber mais sobre o movimento, as ideias apresentadas são muito importantes e precisam ser compartilhadas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir