Uma chance para recomeçar [Resenha Literária]


Esse ano embarquei em vários projetos literários, sendo que alguns deles são em grupos e outros sozinha. Um desses projetos é ler mais livros de autores nacional, por isso quando surgiu a oportunidade de ler Uma chance para recomeçar da Diana Scarpine não pensei duas vezes.

O livro nos apresenta a história de Carina e Aurélio e começa com a protagonista tirando dez dias de férias do seu emprego para defender sua dissertação de mestrado. Carina está hospedada num hotel quando acorda com o lado direito de seu rosto paralisado e associa a paralisação de sua face ao estresse de seu serviço, já que ela gerencia uma rede de supermercados que pertence à sua família. Depois de desistir de tentar resolver o problema sozinha, ela resolve procurar ajuda médica. Após vários exames e sem ter um resultado específico sobre a doença, ela é encaminhada para uma clínica de fisioterapia. 


Durante um intervalo de uma das suas sessões, ela conhece melhor uma das pacientes da clínica, conversa vai e conversa vem, ela recebe uma indicação para começar a fazer massagem para aliviar o seu estresse. Seguido a indicação, ela marca uma consulta com o massagista Aurélio.

Aurélio trabalha na clínica juntamente com seu primo há anos, antes mesmo de sofrer o acidente que tirou sua família e o tornou cego. Ele possui poucos pacientes devido a sua cegueira e por ter cinquenta por cento do seu corpo coberto de queimaduras. Num final de tarde, Aurélio atende sua última cliente do dia e pelo formulário, ele percebe que Carina é uma cliente nova. Longo na primeira sessão de massagem vários acontecimentos ocorrem que faz ele pensar que Carina é mais uma pessoa que zomba da aparência dele e que tem preconceito.


Depois de sua desastrada sessão de massagem, Cal (apelido de Carina) resolve continuar com as sessões de massagem com Aurélio e também resolve esclarecer todo o mal-entendido entre os dois. Cal já está na casa dos trintas, não teve relacionamentos longos e só liga para o trabalho, apesar de se sentir sozinha muitas vezes. Carina percebe que está gostando de Aurélio e já Léo (apelido de Aurélio) também tem o mesmo sentimento pela moça. No decorrer do livro temos a explicação das inseguranças de Carina em relação à sua aparência e seus problemas de relacionamentos. A obra mostra bem o ponto de vista dos dois personagens e dessa forma entendemos melhor os motivos por trás das atitudes deles.

Gostei muito do enredo do livro, pois Diana Scarpine aborda a questão da falta de acesso de locomoção para deficientes e o preconceito das pessoas. Uma chance para recomeçar tem uma diagramação perfeita e a escrita da autora ajuda na leitura. Somente duas coisas que me incomodaram no decorrer da minha leitura. Primeiro: numa certa situação do livro, Carina usa o exemplo de vários personagens de outro livro e com isso a autora acaba soltando um spoiler enorme. Eu digo spoiler enorme, pois por pura coincidência, estou lendo a série citada pela personagem e não li ainda o livro que a personagem citou. Fiquei chateada com isso, mas entendi perfeitamente o motivo da Diana ter feito isso. 


Segunda coisa que não me agradou tanto foi que a narrativa se tornou repetitiva em alguns momentos como por exemplo a lamentação de Aurélio pela sua condição e as diferenças que ele via entre ele e Carina. Porém, com exceção dessas duas coisas, achei o livro muito bom e tem ótimas mensagens que nos fazem refletir.

FICHA TÉCNICA

Livro: Uma Chance para Recomeçar 
Autora: Diana Scarpine 
Onde Comprar: Amazon

Ariane de Freitas
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

20 comentários:

  1. Oi Ariane!
    Não conhecia o livro, mas a história parece ser muito bonita. Que sacanagem ter um spoiler de outro livro nele!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Que bonita a estória desse livro. Parece tocante e emocionante!
    Adorei as fotos para a resenha!

    Beijos

    http://www.ooutroladodaraposa.com.br/2017/03/5-livros-para-ler-no-outono.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio. Adoro tirar fotos de livros.A estória do livro é bonita mesmo.

      Excluir
  3. Oi, Ariane. Eu já li o livro e gostei bastante, porque a autora aborda o preconceito de forma bem realista. Minha única ressalva era a repetição de palavras e a escrita estritamente formal, que deixou a leitura um pouco mais lenta para mim.
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. A leitura em muita vezes é formal demais e as repetições. Fora isso o livro é muito legal.

      Excluir
  4. Olá, eu já li "Uma chance para recomeçar" e gostei bastante do fato de a autora trazer um personagem diferente do padrão que vemos na maioria dos romances. Gostei da resenha e concordo com sua segunda ressalva.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas é sempre bom conhecer mais livros nacionais =D
    Não sei se leria pois creio que muitas coisas me incomodaram, pois os pontos citados e alguns comentários aqui mesmo me levaram a crer que talvez essa leitura não seja tão legal para mim. Mas quem sabe eu leia e mude de ideia não é mesmo? Quem sabe mais para a frente... Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ariane! Tudo bem? Não conhecia o livro, mas adorei a capa dele. O gênero não é meu favorito, mas mesmo assim... Parece ser legal.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ariane,
    Estou vendo alguns livros da Pandorga fazendo sucesso, eu também desanimo com muita enrolação.
    Quando tudo começa a se repetir, eu já perco a vontade de ler. :(
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A Pandorga está lançando muitos autores brasileiros no mercado. E as capassagens deles são lindas e eu gostei do cuidando deles com o livro.

      Excluir
  8. Oi! Que resenha ótima! Estou ansiosa para começar essa leitura, gosto muito da escrita da Diana!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Melissa😊.
      Eu também adorei a escrita da Diana.

      Excluir
  9. Oi, Ariane!!! Gostei bastante do enredo. Um casal com suas peculiaridades que se unem através delas. O fato de ter spoiler de outros livros nele é complicado kkkkkk mas realmente me parece que não afeta muito o nosso olhar sobre a história. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ariane

    Eu venho lendo ótimas resenhas a respeito desse livro. Acho a inclusão de um cego na história muito representativa, é muito difícil achar um personagem com tal características na literatura. Tenho vontade de ler o livro sim e acho que seria uma ótima experiência.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ariane.
    Eu já vi esse livro várias vezes sendo divulgado no facebook, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. Achei interessante o personagem principal ser deficiente visual e a autora mostrar as dificuldades. Mas não teve nada nele que me chamasse tanto a atenção para eu querer ler ele agora. Quem sabe mais para frente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. É meio ruim quando estamos lendo algo, e parece que o personagem já falou aquilo antes, ou eles já sabem da situação.. eu acho muito repetitivo.. já passei por isso em algumas histórias...


    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Meu deus, eu preciso desse livro!! Adoro histórias que abordam personagens diferentes e com muito o que nos ensinar. A história parece ser forte devido às inseguranças dos protagonistas, e o amor se dúvida os fortalece. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, não conhecia esse livro ainda, mas gostei da sugestão apesar de alguns probleminhas encontrados. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada pela resenha, Ariane!

    Abraço,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
  16. O livro parece muito bom! Gostaria muito de ler. Gostei de saber que a autora aborda um tema diferente. Nunca vi nenhum livro falando sobre dificuldade de locomoçao e preconceito com pacientes. Enfim...iria gostar de ler.
    Passa lá no blog.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir