5 motivos para ler Frankenstein de Mary Shelley


Frankenstein de Mary Shelley é um clássico não só do terror, mas para muitos, é um clássico inclusive da ficção científica. Por isso, resolvemos dar 5 motivos para qualquer leitor encarar a obra e conferir o clássico!

1. A história por trás da história



A ideia para escrever a história do curioso Victor Frankenstein e sua criatura surgiu em uma reunião de amigos ao redor de uma lareira em 1816. Além de Mary Shelley (na realidade seu nome verdadeiro era Mary Wollstonecraft Godwin, na época com 18 anos, amante de Shelley desde os 16 anos), se encontravam nessa pequena reunião, sua meia-irmã Claire Clairmont, Lorde Byron, anfitrião e poeta inglês, o médico John Polidori, e claro, Percy Bysshe Shelley, poeta e amante de Mary. 

A introdução feita pela Darkside é rica em detalhes sobre este encontro e seus rendimentos, não apenas sobre os Shelley, mas de todos os integrantes, ou seja, nos instiga a querer saber mais sobre este peculiar grupo. No meu caso, que foi o primeiro contato com a história original, essa apresentação me deu maior percepção da relevância de Frankenstein para a literatura clássica. 

2. Victor Frankenstein



De criança curiosa a adulto autocentrado e egocêntrico, esta é minha definição de Victor. Durante várias passagens em que a criatura comete atos de horror, ele pensa que sua situação é pior pela culpa que sente por ter dado vida a um ser que ele define como “criatura medonha”. Estamos falando inclusive de uma personagem que vai assumir um crime, que ele sabe que ela não cometeu e vai ser condenada a morte. A própria Mary fala que este livro se trata dos “medos misteriosos de nossa natureza”, e é exatamente esse aspecto que para mim, foi retratado no personagem Victor, e não na criatura. 

3. Ilustrações do livro



As imagens de Andreas Vesalius, considerado o pai do estudo da anatomia moderna, William Cowper, cirurgião e anatomista, e Pedro Fraz, brasileiro escritor e ilustrador de diversas HQs, compõem uma espécie de cenário no qual imergimos no clima de terror da história. 

4. Extras



Além das ilustrações maravilhosas e da introdução, o livro ainda conta com quatro contos escritos pela escritora, que apesar de imortalizada por Frankenstein, escreveu diversas obras importantes para a literatura inglesa, entre contos e romances. Nesta edição temos acesso aos contos Valério: o romano reanimado de 1819, Roger Dodsworth: o inglês reanimado de escrito em 1826 e publicado em 1863, O imortal mortal de 1833, e Transformação de 1830, sendo este último o único dos quatro contos que não tem como tema central a imortalidade.

Apesar do foco no tema, com a leitura dos contos podemos conhecer um pouco da autora Mary Shelley, e não apenas “a autora do Frankenstein”. 

5. Edição de luxo



A Darkside é conhecida por lançar edições primorosas e com esta versão de Frankenstein não foi diferente. Se você é fã de terror e de Frankenstein vale muito a pena investir na edição de 2017 para sua biblioteca pessoal.

Enfim, se ainda não convencemos vocês, esperem porque em breve tem resenha!

Luciane Leite
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

18 comentários:

  1. Já estou completamente convencida Luciane rsrs
    Mesmo assim, aguardo ansiosa pela resenha.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!
    Minha edição de Frankenstein não é esse luxo todo, mas amo assim mesmo. Seus motivos só me deixaram com shame shame shame por ainda não ter lido esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciane!
    Adorei o post. E que edição linda!!!
    Eu li Frankenstein há muuuito tempo na adolescência. Mas acho que era uma edição condensada. Quero essa!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Tinha lido uma resenha sobre esse livro em outro blog mas a sua crítica está maravilhosa! Amei os tópicos e a maneira como você dividiu os temas. Eu nem tava pensando em comprar, mas ao ver como é dentro eu me apaixonei! Será que vale a pena? A arte desse livro está belíssima e amo ter clássicos! haha
    Beijinhos
    http://penultima-janela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito desse livro, é daqueles que li e reli. Tenho uma edição de bolso dele na estante, mas essa edição de luxo da Dark tem me tentado de um jeitooo... que olha, acho que vou dar ou trocar no sebo e...

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito desse livro, é daqueles que li e reli. Tenho uma edição de bolso dele na estante, mas essa edição de luxo da Dark tem me tentado de um jeitooo... que olha, acho que vou dar ou trocar no sebo e...

    ResponderExcluir
  7. A história dele deve ser bem curiosa mesmo. Eu acho que irei ler. E essa edição da dark é linda!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii!
    Tudo bem?
    Essas ilustrações são incríveis né? Adorei os motivos! Gosto bastante da história do Frankenstein!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=fzXVXyTfi9w

    ResponderExcluir
  9. Delícia de resenha! Já quero ler! Beijos
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sou super suspeita para dizer, pago maior pau nas edições da Darkside, todo mês tento comprar pelo menos um hahah' E sério, são todos maravilhosos. Frankenstein é sem dúvidas uma das minhas proximas leituras, e devo concordar totalmente com todos os aspectos que tu citou.

    Beijos,
    Paixão Literária

    ResponderExcluir
  11. Oi oi querida,
    adorei o post. Não curto muito alguns livros da Darkside porque sei que eles gostam de livros "pesados". Mas lendo o seu post fiquei intrigada por essa edição.

    P.S amei as fotos, e espero ler o livro em breve.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice? Pesados em que sentido? porque eles tem vários selos como o DarkLove tem títulos de gênero de fantasia por exemplo.

      Excluir
  12. belíssima edição. eu li de uma biblioteca. é incrível. eletrizante. dá pra entender pq a trama faz tanto sucesso no cinema em tantas versões. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não precisou mais do que o primeiro motivo para me convencer, haha.
    Adoro saber mais sobre as histórias por trás da história do livro, saber como foi todo o processo de criação do enredo.
    Adorei o post.

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
  14. Luciane,
    comprei essa edição da Darkside e será meu primeiro contato com esse clássico. Tenho certeza de que não me decepcionarei.
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Luciane, tudo bem?
    Que livro lindo! Fico encantada com o capricho da Darkside.
    E a história também parece ótima e atemporal.
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Ahh, post maravilhoso! Sou louco para comprar esse e todos os outros livros da Darkside, além da edição linda, a premissa sempre é interessante. Parabéns pelo post!

    Abraço! :)
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Luciane
    Esta edição da Darkside está maravilhosa! Muito linda e caprichada, aliás como todos os livros deles.
    Tenho um aqui, mas de outra editora e estou ensaiando para ler este ano.
    Adorei seu post e suas fotos, ficaram lindas, lindas!!
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com.br

    ResponderExcluir