A guerra que salvou a minha vida [Resenha Literária] + Sorteio


Não sou uma pessoa que adora dramas fortes e quando li a sinopse do livro A guerra que salvou a minha vida pensei que a trama seria difícil, angustiada e pesada. Doce engano. Kimberly Brubaker Bradley desenvolve uma linda história de superação, amor e confiança, embora trate de maus-tratos na infância em um cenário de Segunda Guerra Mundial. No entanto, a narrativa é tão fluída e leve, que é possível ler o livro rapidamente e não se sentir desconfortável em nenhum momento com a história. 

Ada tem um pé torto e por conta disso é sempre maltratada pela personagem chamada de A Mãe. Ao contrário do irmão mais novo, que é sempre livre para fazer o que quiser, Ada vive trancada em casa, sem andar, com fome constante e levando surras sempre que possível. Com a Segunda Guerra, ela e o irmão, aproveitam a oportunidade para fugir junto com as crianças evacuadas e assim encontram Susan.


Susan se diz não ser uma pessoa boa, e não é, porque boa é pouco para essa mulher, ela é maravilhosa mesmo! Susan não está preparada para cuidar de duas crianças e fica desnorteada com elas em sua casa. Obrigada a aceitá-las, Susan as leva ao médico, dá comida, cama, roupa lavada, amor, carinho, confiança, autoestima, principalmente para Ada. E assim, a construção do relacionamento de Susan com as duas crianças é o cerne da história e passamos a ver como Ada vai de garota traumatizada a alguém que começa a enxergar possibilidades de uma vida melhor para si mesma. 

Durante a convivência de Susan com as crianças, vemos os diversos estágios que Ada passa. A princípio ela teme que Susan os mande embora, se preocupa em não dar trabalho a mulher, comprometendo-se a cuidar do irmão, não fazendo nenhuma reclamação. Porém, ao longo da história, Ada passa a ter mais confiança, a acreditar que pode ter uma vida mais normal, faz novos amigos, inclusive com Manteiga (o pônei), quer arrumar o pé torto e até aprende a fazer birra como qualquer criança. É impressionante a cena em que Ada quebra sem querer a máquina de costura de Susan e passa o dia todo escondida, tremendo, com medo de apanhar. Mas Susan não é assim, ela não bate nas crianças, ela os educa, insistentemente, até que eles aprendam. A personagem é de uma paciência incrível. 


Susan vive da renda dos cavalos de sua amiga que morreu. Passou anos solitária, antissocial, sem nenhuma alegria ou perspectiva, mas do mesmo modo que ela muda a vida das crianças, Ada e Jamie também mudam a vida dela. É emocionante as cenas de carinho, ás vezes nem sempre confortável, entre eles. Susan é capaz de invadir a sala de aula em defesa de Jamie que estava acorrentado a mesa porque usava a mão esquerda para escrever. É capaz de amar dois desconhecidos como se fossem filhos e essa relação emociona ao longo da trama.

Gostei de como a Segunda Guerra Mundial foi usada como cenário da história. As bombas, os aviões, a rotina de quem vive num pais em guerra, é tudo bem detalhado. E apesar da sombra da personagem A mãe pairar sobre os personagens, a narrativa não se prende em mostrar cenas degradantes ou fortes com o intuito de nos impactar forçadamente. Na verdade, A guerra que salvou a minha vida é uma história de superação, de construção familiar, de amor. No final, o carinho é tangível.


A edição da DarkSide® Books é sempre um destaque. A capa tem elementos que combinam com a história, com desenhos que permeiam o livro o que deixa tudo visualmente muito bonito.

A guerra que salvou a minha vida talvez fosse um livro que passaria despercebido por mim, mas que felizmente conheci e me tocou de diversas formas.


FICHA TÉCNICA

Título: A guerra que salvou a minha vida
Autora: Kimberly Brubaker Bradley
Onde Comprar: Amazon


SORTEIO

Como amei o livro A guerra que salvou a minha vida, o blog O que tem na nossa estante com a editora DarkSide® Books vai sortear um exemplar para nossos leitores. Basta seguir as regras:

Ter endereço para entrega no Brasil
Comentar esse post deixando um email para contato até as 18:00 do dia 30 de abril de 2017.
O ganhador deverá enviar seu endereço em até 24 horas ou outro número será sorteado.
Cada pessoa que comentar receberá um número a partir de 1 e o sorteio será feito através do site Sorteador.com.br

Boa sorte a todos!

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

64 comentários:

  1. Mi adoroeiii sua resenha.Esse livro definitivamente entrou para minha lista de livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Eu estou bem curiosa com essa história, Mi. Você bem sabe, hahah.
    Eu sou apaixonada em história e essa temática em questão me atrai muito. Fico muito feliz em saber que nada foi "forçado" ali e que por trás desse tema, temos outros assuntos sendo abordados.
    EMAIL: leitoracretina@gmail.com

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Fiquei com vontade de ler! Como sempre, a DarkSide Books sempre arrasando nas capas!
    camila_savioli@yahoo.com.br

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olááááááá Miiiii
    Que livro amorzinho <3
    Sabe eu sempre acho reflexivo o tema, aprendi que a 1ª Guerra Mundial foi travada nas trincheiras entre os soldados, na 2ª todos foram atingidos, a população em massa, as pessoas sem treinamento militar, de certa forma o mundo inteiro, então as histórias são histórias de vida (e não de morte(, de superação, de sobrevivência e resiliência.
    E essa tem uma perspectiva totalmente original, leve, fluída como vc disse, de superação e de carinho. Mesmo na guerra o amor sempre vence <3.
    Já vai para a lista dos desejados, quero conhecer a Susan, o Jamie e a Ada :)
    Bjsssss Miiiiii
    Luli (luliaphybla@gmail.com)

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  5. Oiii!!

    Capa maravilhosa!! Amei saber mais um pouco sobre ele *.* Vi falarem tanto que tô curiosa. Darkside SEMPRE arrasa <33
    Email: estranhoscomoeu@hotmail.com

    Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Michele, tudo bom?
    Essa capa, eu fiquei completamente apaixonada por ela quando a Darkside divulgou o lançamento. E a história parece maravilhosa!
    Como boa estudante de História, sou fascinada pela Segunda Guerra Mundial, pretendo me aprofundar muito no assunto quando me formar. Os livros que abordam isso têm minha atenção especial. Esse parece muito tocante, especialmente por ter jovens como protagonistas. Foi uma época bem sombria e pesada, e histórias que contam sobre isso com leveza são espetaculares.

    Super participando! E-mail: deniseflaibam@hotmail.com

    Linda resenha *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse livro está lindo demais, já estou participando. E-mail: vitorrcampelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo amando esse livro, também quero <3
    vanessakalenr@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Miiiiii! Eu quero esse kit de costura hahahhah Isso é uma mão na roda.
    Menina, eu estava com um pé atrás com esse livro até que você comentou comigo. Logo vou começar a ler. Espero que a editora lance sua continuação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi,
    adorei a resenha. Fico muito feliz por saber que você gostou tanto assim do livro. Também não vou mentir, concordo que fiquei com medo de iniciar a leitura e ser mais um livro sobre drama. Acho que subestimei a DarkSide... As fotos ficaram lindas e finalmente pude entender a história e ver o livro por dentro.

    Email: alicejustsells@gmail.com

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  11. O livro é de uma delicadeza tocante! Tomara que consiga ser sorteado!
    email: raphaelxavier79@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oi amore! Eu fiquei encantada por essa obra, e agora que soube mais a respeito, não vejo a hora de começar a ler.
    A edição está uma perfeição.
    Email: bloglualiteraria@gmail.com
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Mi.
    Nossa! Eu não conhecia o livro, e confesso que não curto livros sobre guerras. Já os li muito em minha adolescência, mas já faz alguns anos que não curto mais. Por isso sua resenha foi decisiva para me deixar muito a fim de conferir esta história. Vou participar do sorteio, e espero ter a chance de ganhar e conferir essa história que me parece tão linda!
    E-mail: liachristo@gmail.com
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa tarde.

    Gostei muito da resenha do livro e também da capa. :)
    Estou participando do sorteio: contato.blogpurestyle@gmail.com

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Mi, sua linda, tudo bem?
    Achei essa capa tão linda e delicada. Desde que foi lançado estou louca para ler o livro. Essa é a primeira resenha que leio. Nossa, essa "mãe" é muito cruel com ela. Mas o que cortou meu coração, foi o medo de ela ser mandada embora, o medo de fazer algo errado, o medo da Susan não querê-la mais. E quem foi a professora que o acorrentou??? Estou chocada!!! Já me apaixonei por esse trio!!!Adorei sua resenha!!!
    Por isso é claro que irei participar do sorteio!!!

    e-mail: euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Michelle!
    Gosto muito de livros que tem como pano de fundo a guerra e ver uma protagonista tão inocente, inexperiente e sem amor, já que a mãe que deveria amá-la e ensiná-la, não o faz, traz uma história linda de conhecimento e superação que quero poder apreciar.
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Adoro livros que tem como tema guerras e tudo mais, sempre são tristes... Quando vi que a Caveirinha lançaria esse livro, é óbvio que já fiquei doida, haha. Amei sua resenha e já estou torcendo para ganhar esse livro lindão!

    Email: larissa2001dutra@gmail.com

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  18. Ah, gente, com certeza quero participar do sorteio.
    E-mail: tecamachado@gmail.com

    Eu vi esse livro pela primeira vez no sábado e fiquei muito encantada, doida para ler e ter um para chamar de meu.
    Ainda bem que vocês apareceram <3
    Hehehe
    Parece ser muito lindo! Aquele tipo de livro que fala de dor, mas é de certa forma otimista.
    Gosto quando o cenário são as guerras mundiais, apesar de que eu geralmente choro, hahaha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, já tem um tempinho que estou de olho neste livro, e tua resenha só me deixou com mais vontade ainda de ler. Acho que vou gostar bastante, mas este, se eu ganhar, vou presentear a minha filha.
    viviane25dutra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Amo livro que acontece em guerras mundiais, porque você tirar muita coisa da historia em si. Seja os sentimentos das pessoas que passaram por aquilo ou até mesmo do conhecimento dessa época que adquirimos. Não é diferente dessa obra, ver o guerra na visão de uma garota é maravilhoso!
    Enfim, adorei essa obra e essa capa é maravilhosa!
    girlenne04@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, Michele.
    Duas coisas me fazem querer esse livro. Primeiro que é da DarkSide, que sempre capricham muito nas edições e segundo que se passa na Segunda Guerra e tenho um fraco por histórias assim. E lendo sua resenha já vi que vou amar, ainda mais com a criança narrando a história.
    silcrepaldi1981@hotmail.com.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  23. Oi! Esse livro me chamou a atenção pela capa, e depois vi a sinopse e agora sua resenha, fiquei super curiosa para ler. Livros ambientados em tempos de guerra me despertam um interesse imenso.

    Participando - bookaholicforeverbr@outlook.com
    Click Literário

    ResponderExcluir
  24. Esse livro é realmente um amor! Eu adorei o modo como a autora descreveu o processo de superação da Ada. Achei todos os personagens apaixonantes (isso não inclui a Mãe, é claro haha)
    Com certeza, uma obra que vale a pena conhecer!
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  25. Desconhecia essa obra e foi gratificante saber sobre o que se trata. A história falar sobre uma mulher que ama incondicionalmente dois desconhecidos já me cativou. Com esse contexto histórico e a forma como você disse que esteve presente na história, me interessei mais ainda. Espero realizar a leitura desse livro em breve <3

    Beijos
    https://monautrecote.blogspot.com.br/
    jeniffer.yara@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Estou doida pra ler esse livro, conheci duas pessoas que tinham essa deficiência nos pés, a história parece ser super emocionante, amei essa capa, DarkSide capricha, excelente resenha, lindas as fotos, participado e torcendo muito pra ganhar!!! soaresmilena7@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Gosto muito de narrativas com algum aspceto histórico e as que tem alguma cosa sobre a Segunda guerra são as que mais adoro ler. Achei esse livro bem bonito pelo foco na infancia dos garotos. Já chamou atenção de cara por isso. Deve dar uma ar inocente para a história, ver aqueles tempos pela ideia de uma crinça...e pelo jeito consegue emocionar. Acho que a partir do momento que eles encontram essa Susan a história consegue ganhar ainda mais emoção. É bonito imaginar a relação dela com as crianças e a personagem parece muito amorosa, carinhosa e importante para o crescimento deles. Parece ser uma história linda sobre o quanto o amor e a amizade, a ajuda e o acolhimento podem mudar vidas. Gostaria muito de ler.
    Cristiane Dornelas
    dornelas.cristiane2@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Eu já estava com vontade em ler esse livro, agora então...
    Sua resenha ficou linda! Quero, quero, quero.

    E-mail: ps.amoleitura@gmail.com
    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Primeiro de tudo acho esse livro muito lindo! A Darkside tem arrasado nas suas edições, ela sabe fazer livro!
    Falando sobre a história, parece ser muito fofa, fiquei com a impressão de que é aquele tipo de livro que tem tudo pra ser pesado mas é feito de forma leve, que prende o leitor do início ao fim.
    Estou muito ansiosa para lê-lo, apesar de não gostar muito de imaginar o sofrimento de uma criança, sei que esse livro vai me emocionar bastante. Espero lê-lo assim que possível.
    Bjokas!

    ieda.cavalcantee@hotmail.com

    Responder

    ResponderExcluir
  30. Hey,

    Só li resenhas maravilhosa desse livro sem falar da capa maravilhosa <3

    milenasantana11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Após a resenha, a minha vontade de ter esse livro aumentou MUITO!! Mal posso esperar para tê-lo na minha coleção. <3
    Estou participando e torcendo PRA CARAMBA. Kkkkkkkkkk :D :D
    gabss.aguiar77@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Estou super curiosa com esse livro! Além de abordar um tema que gosto muito, a história me parece muito emocionante! <3

    sorayacampelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Livros que tem como cenário a Segunda Guerra Mundial têm todo o meu amor. Se tem criança, então, nem se fala (John Boyne que o diga rs). E essa edição da Darkside, então? Nem tem o que falar, né? Sempre uma perfeição mesmo. E confesso que no início também não dei muita coisa por ele, não. Ainda bem que você conheceu e gostou ♥ espero gostar também, quando ler.
    participando do sorteio!
    kemmy.olivia@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Mi a DarkSide sempre arrasa nas suas edições, quanto a isso sem comentários.
    Teve uma época que só queria ler livros que tinha como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, faz tempo que não leio um história com esse tema. São narrativas que sempre me deixa em reflexão. Com certeza participando do sorteio divagandopalavras@outlook.com
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Mi, :)
    A Darkside tem esse poder de nos fazer querer ler todos os livros deles, porque o capricho que eles tem com a parte física dos livros é fora do normal! Comprei alguns livros e é lindo ver que isso não se restringe as imagens na internet, que os livros são lindos por inteiro.
    Obviamente fiquei apaixonada por essa capa, principalmente dentro da temática da Segunda Guerra Mundial. Mas acho que dentro da premissa da história a Denise, ou até mesmo a Bianca, são mais favoráveis a gostar do livro.

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  36. Oi
    além dele chamar a atenção pela capa já estava querendo ele desde que li a sinopse, eu gosto de histórias que envolvem superação, adorei ler a resenha foi a primeira que li dele e que bom que gostou.
    Participando do sorteio ! denisecrivelli@gmail.com

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Quero muito esse livro desde que vi que seria lançado! Cada resenha só aumenta minha vontade.

    Participando!
    lorrine_consolini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Oi Mi!
    Fiquei apaixonada por essa história só em ler sua resenha. Impossível não gostar dessa leitura e o que mais quero é conferir de perto. Espero poder ter sorte em ganhar este sorteio.
    Paryicipando
    e-mail: saletadeleitura@gmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Eu também não sou muito fã de dramas fortes, mas estou doida pra ler esse livro! A história dele parece ser muito bem construída, e eu achei muito legal o livor trazer a Segunda Guerra Mundial como cenário. Com certeza é um livro muito bom, e espero ler ele logo :)

    Beijos!

    rafinha_rafa_15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Oi
    Eu achei a sinopse do livro bem pesada , mas depois que comecei a ler as resenhas desse livro ele ja entrou na minha lista de livros desejados.

    *-*

    Beijos

    bb.bueno20@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Patricia Ferreira15 de abril de 2017 19:43

    Torcendo! Estou muito curiosa pelo livro.
    patriiciia@outlook.com

    ResponderExcluir
  42. Participando!
    sallydarken@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Oii Mi, tudo bem?!
    Fiquei interessada nesse livro desde o dia em que a darkside anunciou o lançamento!
    Estou torcendo para eu ganhar hahahaha!
    leisiane.peloi@hotmail.com

    Beijinhos e boa semana!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  44. Olá, também tive essa mesma impressão quando vi o livros, mais já li algumas resenhas e percebi que não era o que eu pensava e agora já quero ler. ;)

    camilamartinsradm@gmail.com

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Adorei a ideia do livro e espero ganhar e descobrir mais sobre ele rs
    Participando
    nunesjennyfer1@gmail.com
    Beijos ^.^
    Little Wonders

    ResponderExcluir
  46. Participando!!!!
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Oi, Mi! Eu ouvi falar muito bem do livro e estou louca para conferir a obra. Acho a edição da editora linda, cheia de preocupação em fazer um trabalho perfeito. Amei!
    Beijo.
    miriamikaely@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Participando!!
    giulianna_santicioli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Oi, Mi.
    Já tinha lido uma resenha desse livro e ele já havia me conquistado, mas agora sua resenha só reforçou.
    Ao contrário de você eu curto histórias mais pesadas.
    E claro que quero ganhar esse sorteio né rs.
    Beijo

    camilaneumasbc@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Oi, Mi.
    Confesso que não sou fã de livros que têm como pano de fundo guerras, mas se tratando de uma história de superação eu já quero ler.
    Li muitas resenhas sobre esse livro e percebi que o pessoal gostou. A edição da DarkSide está uma maravilha - como de costume.

    Participando.
    saviofranca11@gmail.com

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Oie Mi, eu Já estava com muita vontade de ler e agora com sua resenha fiquei com mais vontade ainda. Espero ganhar. ❤
    Bjinhos...

    https://raposinha-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de colocar o email rs é mybarreto03@gmail.com

      Excluir
  52. Oi Mi!
    Nossa amei esse livro, já quero em minha estante! :)
    Tenho uma queda por livros de superação e com essa resenha já estou super curiosa para ler.
    Bjs

    danybarretods@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Participando!!
    Livro lindo e todo mundo está falando tão bem.
    kinha.gutierrez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Oi, Mi!
    Eu gosto muito de livro que se passam durante a Segunda Guerra e tenho um carinho especial quando a narração é feita por crianças. Acho que dá uma visão mais leve para algo tão difícil. E pela sua resenha dá pra perceber que esse é o caso desse livro. Bom saber que te tocou!

    Quero muito ler desde que li sobre o lançamento, então vou tentar a sorte! E-mail: blogentreaspas@hotmail.com

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  55. Amei o livro, a história principalmente já que se passa na segunda guerra, adorei!

    Samantha Corrêa
    sassisc_1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Olá!
    Adoro livros sobre guerra e fiquei muito curiosa com esse e sua resenha só atiçou ainda mais a minha curiosidade rs
    Gostaria de participar do sorteio, meu e mail é entrelinhasfantasticas@gmail.com :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Sorteio Harry Potter no nosso Instagram @entrelinhasfantasticas

    ResponderExcluir
  57. Esse livro é lindo! A Darkside sempre acerta né??
    Participando, sorte pra mim :D
    luana360@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Gosto muito de histórias de guerra ou que se passam em época de guerra! Sejam filmes ou livros...
    Se tratando de uma criança, acho que a visão das coisas é bem diferente da de um adulto. Quero muito conhecer a história da Ada! O que ela pensa, como vê as coisas...
    Participando! :D
    maiiira04@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. O livro parece conter uma história bem emocionante!! Como o cenário de uma guerra poderia trazer alguma coisa boa para alguém? Mas no caso de Ada, a vida dela melhorou e muito!! Susan é uma personagem incrível juntamente com Jamie e Ada!! A vida dos três passam por transformações que são bem vindas, realmente uma linda história de superação, amor e confiança!!

    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Eu gosto de histórias sobre a guerra, e esse livro realmente tem uma história ótima! Fiquei com muita vontade de conhecer melhor o livro. Sem contar que essa capa está simplesmente linda, já quero na minha estante hahaha
    Bjss ^^

    pamelaa_ms@hotmail.com

    ResponderExcluir