Caraval [Resenha Literária]


*A Editora Novo Conceito disponibilizou aos blogs parceiros o ebook de Caraval bem antes do lançamento, em breve atualizaremos com as fotos do livro físico.

Scarlett é uma das filhas do impiedoso e tirano governador Dragna. A única pessoa que ela sempre confiou e ama mais do que tudo nesse mundo é sua irmã mais nova, Donatella. Desde pequena, Scarlett sempre mandou cartas para o mestre Lenda, dono e organizador de Caraval, na chance de receber convites para presenciar o show mágico famoso. Suas cartas nunca foram respondidas até que, nas vésperas de seu casamento, ela e sua irmã foram convidadas para edição daquele ano.


Relutante em ir, Scarlett é sequestrada pela sua irmã e o misterioso Julian. Ao desembarcar na ilha de Caraval, Donatella se torna parte do jogo e Scarlett tem cinco noites para encontrá-la e ser a vencedora.

Caraval é o livro de estreia da Stephanie Garber e teve bom recebimento por parte dos leitores americanos. A história pode ser um tanto clichê, mas logo você é surpreendido pela magia que envolve esse livro.

No começo da história, Scarlett é uma moça que tudo que deseja é sair da ilha onde mora, levando sua irmã consigo para mantê-la segura do seu pai. Durante as cinco noites em Caraval, vemos o crescimento da personagem. Depois de muito reclamar que seu maior objetivo era achar a irmã e voltar para seu casamento, Scarlett percebe que a vida é mais que só viver acomodada e em segurança. A protagonista encontra dentro de si uma força e autoestima que ela não sabia que havia em si.

Julian é puro mistério em boa parte da história. Tudo que ele mais queria era voltar para Caraval por algum motivo a ser revelado. Porém, desde o começo, pouco ele saiu do lado de Scarlett e foi muito bom ver a evolução do relacionamento entre dois. No começo era tudo desconfiança, depois passou para amizade sincera e evoluiu para algo maior. Porém, não se enganem que o romance entre os dois é o foco da história, longe disso.

O foco de Caraval, além de toda a magia, é a forte relação entre as irmãs. Scarlett e Tella são de uma devoção de uma a outra que é uma relação que muita gente queria ter com seus irmãos. As duas são de personalidades bem distintas: enquanto Tella tem o espírito aventureiro e desafiador, Scarlett é uma pessoa retraída. No entanto, com o pai abusivo e autoritário que elas têm, uma se tornou o mundo da outra. Donatella teve pouca participação e foco nesse livro, mas pelo gancho do epílogo, com certeza o próximo vai ser focado nela.

Caraval é um livro bastante descritivo. Não um descritivo enfadonho e chato, mas um descritivo que te faz sentir no lugar e visualizar bem o ambiente. É palpável a magia descrita nas páginas e você sente toda uma atmosfera diferente e contagiante quando Scarlett descreve o parque. Essa mesma magia está em volta do Mestre Lenda. Apesar de não aparecer em boa parte da história, o personagem está presente a cada passo que Scarlett dá no jogo, a cada obstáculo que é posto em seu caminho.


Com todas essas descrições, a escrita da Stephanie é poética em certos momentos, mas completamente fluída. Como falei no começo, de início a história parece ser o mesmo clichê de sempre, prepare-se para ser surpreendido. Mas lembre-se que tudo é somente um jogo.

Vale lembrar que Caraval é o primeiro de uma duologia, com o segundo livro previsto para ser lançado em 2018.

FICHA TÉCNICA

Título: Caraval
Autora: Stephanie Garber
Onde Comprar: Amazon


Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

23 comentários:

  1. Oi, Mi!
    Aaeeee!!! Sabia que você ia gostar da história. Eu amei e estou super ansiosa pelo segundo.
    Também quero logo por aqui pra ter essa capa lindona na estante *-*
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi!
    Como eu estou curiosa sobre essa obra, preciso muito conhecer.
    Parece que todos estão lendo e eu não, rs.
    E só eu leio Carnaval quando olho essa capa? HAHAHA
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que eu leio eu tb penso em Carnaval hahahahahahahaha

      Excluir
  3. Pretendo ler assim que saí o livro. Gostei do enredo

    ResponderExcluir
  4. Me interessei e muito pela sua resenha, sério. A história parece ser bem envolvente! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. adorei a indicação


    http://www.nossomosmoda.com/2017/02/colecao-gang-volta-as-aulas-remix.html

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Demorei a perceber que era Caraval, e não Carnaval HAHAHA!
    Gostei bastante da resenha. Não conhecia o livro, nunca tinha ouvido falar, mas achei legal a premissa de focar na relação entre as irmãs.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Pela sua resenha, parece ser bem interessante!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi! Terminei ontem e estou completamente apaixonada pela história. Que livro encantador e mágico. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. A trama parece ser bem clichê mesmo, curto livros de fantasia que tem um toque surpreendente, pelo que você falou esse livro é desses, vou pensar em dar uma chance para ele.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Michele.
    Desde que vi uma resenha desse livro no blog da Luiza e vi a Novo Conceito falando sobre ele eu fiquei doida para ler. E estou no finalzinho e amando. A editora acertou em cheio ao trazer esse livro para cá.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha.
    Estou lendo Caraval, mas ainda não consegui me apegar tanto na leitura. Para mim ainda parece aquele famoso clichê (deixando claro que adoro clichê rs), mas as descrições de detalhes não está me agradando muito. Li apenas 150 páginas, mas vamos ver até o final rs.

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  12. OI, tudo bem?
    Que capa lindaaa!
    Adoro livros descritivos que te fazem emergir no lugar!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=cYq8s9P-EyA

    ResponderExcluir
  13. Oi Mi,
    Ainda não conhecia o livro, e mesmo tendo uma trama meio clichê , fiquei curiosa para conhecê-la. Ótima resenha!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiê Mi, tudo bem???
    Fiquei extremamente curiosa para conhecer essa história... eu achei ela bem legal e com uma premissa instigante. As suas descrições foram bem convincentes, embora você diga que tem os clichês da vida, mas não me importo que eu curto um clichê... com uma premissa bem instigante. Sua resenha ficou ótima. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha! Ainda não conhecia o livro, mas gostei muito mesmo da trama toda, mesmo sendo um pouco clichê (aliás, quem não gosta de um pouquinho de clichê de vez em quando, né? haha). Com certeza vou ler assim que puder.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  16. Oi Michele, tudo bom?
    Terminei a leitura faz algumas horas e ainda tô extasiada porque FOI TÃO BOOOM. Sabia que tinha um motivo pro Tumblr adorar tanto esse livro!
    Eu amei o desenvolvimento da Scarlett, achei incrível como a autora trabalhou a fragilidade e os medos dela tão bem. E a relação com a irmã, que foi tão incrível e conturbada!
    O Julian se tornou meu mozão maior <3
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Gostei da resenha Mi. Me pareceu ser uma fantasia interessante, além de estar sendo bem aclamada lá fora. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Mi! Tudo bem? Eu só entendo Carnaval quando leio esse título kkkk Menina, me ajuda! Como você faz para colocar o livro que eles disponibilizam no Kindle? Eu não sei fazer isso não, pois o método deles é bem diferente. Me explica? Eu não baixei o livro justamente por causa disso. E parabéns por ter conseguido concluir o desafio proposto por eles!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Hey, Miiii sua linda!!
    É cada resenha tiro que leio desse livro, que acho que se eu não ler logo vou enfartar de tanta ansiedade!! Estou ansiosíssima para ter essa obra em mãos por diversos motivos: a relação entre irmãs que adoro, a fantasia mágica que envolve o jogo, os personagens misteriosos, e o jogo em si. Claro que todo mundo ainda comenta que o final é uma facada no core de tão bom, então eu estou completamente necessitada dessa obra! haha. Me lembra um pouco o livro "Nerve" que também é um jogo, todo misterioso... mas rola muito instalove e mistério mesmo, não é tão bom quanto eu gostaria e me parece que "Caraval" vai ser tudo que eu esperava que "Nerve" fosse.
    Arrasou com a resenha!
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  20. Oi, Mi! Que bacana isso da Novo Conceito disponibilizar o ebook para os parceiros antes do lançamento. Eu entendo o medo que as editoras têm em fazer isso, mas acho que seria muito bacana para divulgação dos livros. Principalmente possíveis bestsellers. Curti bastante a atmosfera do livro, acho que clichês trabalhados em mudos originais são tão quanto não fossem um clichê (fez sentido isso? haha).
    Adorei a resenha e o fato de não ter fotos do livro físico - ainda! - não mudou em nada a beleza da apresentação que você fez <3
    beijos
    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  21. Oi, Michele.
    O livro parece mesmo muito bom.
    Pela sua descrição, apesar de inicialmente clichê, parece até melhor do que se espera normalmente desses livros de fantasia.
    Essa questão do jogo eu achei muito interessante e tem a relação da protagonista com a irmã, que é o ponto forte da trama, além do parceiro romântico, da relação conturbada com o pai e o noivo prometido, que nem conhece.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  22. Oi Mi!
    Amiga terminei de lerontem, mas hoje pela manhã é que fiz a resenha. Fico feliz que conseguimos finalizar com sucesso esse desafio e chegar ao fim desse jogo.
    Realmente não é um gênero que me atraia, mas foi uma leitura que me anestesiou e no meio de toda a magia foi incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir