Edgar Allan Poe [Resenha Literária]


O coração da editora Darkside foi publicado, Edgar Allan Poe: Medo Clássico. Todos já estávamos esperando por uma edição incrível, pois vinha das mãos de uma editora que tem o cuidado de produzir conteúdos pelos quais é apaixonada, e edições que desejaria ter na estante.

Pois bem, Edgar Allan Poe passou de todas as expectativas criadas, com capa dura, em preto fosco e detalhes em dourado, a ilustração da capa é incrível, com um retrato do autor no verso e sua assinatura. As ilustrações internas são mais do que especiais, são xilogravuras feitas pelo artista Ramon Rodrigues, carregam o tom melancólico de cada conto, e fazem com que o leitor pare por alguns segundos imaginando o que vem pela frente.


O livro é iniciado por uma introdução da Darkside Books, escrita por Márcia Heloísa, e um texto do poeta Charlies Baudelaire, ambos apresentando um pouco sobre a vida e a obra de Poe, textos que com certeza ajudam a compreender como o autor sempre foi rodeado por melancolia e morte, além de seu legado para grandes escritores, como Stephen King, H.P. Lovecraft, Júlio Verne, Machado de Assis e Clive Barker.

Os contos foram divididos nas categorias Espectro da Morte, Narradores Homicidas, Detetive Dupin, Mulheres Etéreas e Ímpeto Aventureiro, com três contos cada, além de uma para O Corvo, com notas sobre a composição, a versão original e as traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa.

Poe foi publicado e republicado em edições de luxo, de bolso, dissecadas e reviradas do avesso, mas posso dizer com a certeza de alguém que possuí algumas delas, que a Darkside fez diferente, para os fãs é como ler Poe pela primeira vez, a surpresa em cada final e a ânsia pelo próximo, e para quem está conhecendo o autor, é amor à primeira leitura.


Diferente do que é tido como conhecimento popular, Edgar Allan Poe não trabalhou com histórias cheias de sangue e tripas, mas sim com o mistério, suspense e a imaginação do leitor.

Com são muitos contos, destacarei alguns que mais me impactaram de alguma forma. Em O poço e o pêndulo, o leitor sente enorme agonia e surpresa ao criar junto com o personagem a prisão onde está, prende a respiração com cada descida milimétrica do pêndulo e sente cada músculo do corpo relaxar quando chega ao final da narrativa.

Dos Narradores Homicidas, impossível não citar O Gato Preto, pode ser lido milhares de vezes, mas o impacto sempre será o mesmo, acompanhando a loucura crescente no narrador, questionando se sua mente não enganou seus olhos e a culpa foi sua delatora. O Detetive Duplin foi influência de histórias investigativas e inspiração para Sir. Arthur Conan Doyle e Sherlock Holmes e com certeza muitos outros detetives.

Pode-se dizer que as mulheres de Poe nunca foram muito felizes, ou vivas e que os antigos estavam certos, o diabo é traiçoeiro, faz a presa se sentir predador, Nunca Aposte a Cabeça com o Diabo


O Corvo, curiosamente a figura do romantismo ou mais especificamente do ultrarromantismo, foi a obra prima do autor, perfeita em forma e conteúdo, de um jeito que poucos entendem, sua essência está presente, e o mantém vivo até hoje. O poema tem bastante sonoridade, uma musicalidade que combina de certa forma com seu ar de tristeza, e tudo é tão misterioso quanto a própria morte de Poe aos 40 anos, encontrado em roupas que não eram suas e delirando. Após quatro dias de agonia o autor morreu e a causa ainda gera discussões, mas nunca foi solucionada. 

O autor foi o mestre do terror gótico, do romantismo sombrio, abordando questões da decomposição humana, da morte, interesse em pessoas enterradas vivas, a reanimação dos mortos, o luto, o macabro. Chame-o de gênio, mestre ou amaldiçoado, mas Edgar Allan Poe possuía algo diferente, e a Darkside Books conseguiu trazer isso em sua edição marcada como volume 1.


FICHA TÉCNICA

Título:Edgar Allan Poe: Medo Clássico
Autor: Edgar Allan Poe
Onde Comprar: Amazon

Rafaela Alves

Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

11 comentários:

  1. Oi Rafaela!
    Que edição é essa,Darkside mandando muito bem,como sempre!
    Comprei também,tenho uma enorme expectativa pela leitura.Vai ser meu primeiro contato com o Poe,mas já tenho certeza que sendo fã de suspense vou adorar os contos dele,principalmente O Corvo que é o que mais tenho curiosidade em ler.
    E olha que é só o primeiro volume,vem mais por aí!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafaela. Tudo bem?
    Que edição linda! Sou fã do trabalho da Darkside, amo os livros que eles publicam.
    Gostei da sua resenha, fiquei curiosa em relação à obra, será que eu iria gostar de ler... Não faz o meu tipo, mas realmente fiquei curiosa, um dia eu me arrisco a mudar um pouco as minhas leituras.
    Beijos,
    Keth.
    ♥ Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa,
    Posso te dizer que meu coração veio a boca com a sua descrição tão clara e sincera sobre esse livro Dark 🖤
    Ainda não li muitos livros da darkside, porque pego leve com as minhas leituras, não posso extrapolar. Mais adorei a sua resenha e espero ler em breve...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  4. adoro esse autor e que edição linda. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafaela,
    Meu contato com o Poe foi no livro Sra. Poe. E confesso que a experiência não foi muito positiva, rs.
    Acho que o gênero não me agrada, sabe? Prefiro os romances açucarados, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essa edição deve ser tão perfeita! *o* Essa editora sempre arrasa!
    Eu já li vários conto do Poe, mas já faz bastante tempo, preciso reler, haha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rafa!
    Gente, essa edição é o luxo! Uma amiga minha ganhou de presente e a gente ficou babando hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafaela!

    Eu nunca li nada do autor, mas todo mundo conhece ele, não sabia que o livro cotia os contos dele, pensei que era apenas uma biografia dele, essa edição esta maravilhosa, eu adoro um livro de terror, não sou muito fã de contos mas provavelmente eu leria algo, quando e tudo bem trabalho e escrito a gente fica animado, adorei a resenha e as imagens.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafaela!
    A DarkSide está se superando com essas edições né. Eu mesma não curto esse tipo de história, mas compraria esse livro só para ter na minha estante.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Muito legal. Eu nunca li nada dele, mas sempre ouço comentários positivos, e com essa edição maravilhosa da Dark, não tem como evitar a leitura, é certo que lerei :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem??
    Eu MORRO de vontade de ler os contos dele!
    Então amei essa resenha e fiquei com mais vontade ainda hahahaha
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=8rlPtF6ESX8&t=2s

    ResponderExcluir