Uma semana de inverno [Resenha Literária]


Assim que eu vi a capa e a sinopse de Uma semana de inverno logo desconfiei que seria um livro para ler aconchegada debaixo das cobertas e fico feliz em dizer que não me enganei. Com histórias simples que se unem, Maeve Binchy nos envolve numa trama leve e que ao mesmo tempo nos faz ficar imensamente curiosas com cada personagem. 

O livro começa contando a história de Chicky, a moça de um povoado na Irlanda que se apaixona perdidamente por um rapaz e por conta dessa paixão enfrenta os pais, muda de país e vai morar com Walter Starr. No entanto, dono de uma alma livre, sem nenhuma responsabilidade, o relacionamento não dura e Chicky tenta refazer a vida como ajudante de uma pensão. Mentindo cada vez mais para os pais que acreditam que estavam errados e que a filha está casada e feliz, a protagonista não vê outra possibilidade a não ser fingir que o marido morreu e resolve voltar a sua cidade. Movida por um desejo imenso de ter seu próprio negócio, Chicky restaura A Casa de Pedra que fica num penhasco para usá-la como uma pousada, um destino diferente para quem quer passar férias de inverno num lugar no mínimo inusitado ao redor da natureza. 

Depois de nos contar a história de Chicky, Maeve Binchy vai nos mostrando outros personagens que cruzam o caminho da protagonista e sua hospedaria. O primeiro deles é Rigger, filho de uma conhecida da protagonista que teve uma juventude preocupante, assaltando o trabalho do tio e vivendo num reformatório. Rigger passa a morar com Chicky para fugir da polícia e se torna um rapaz extremante responsável. O único problema é seu relacionamento com a mãe. De todas as formas é uma das histórias mais interessantes por mostrar toda a transformação do personagem.


Orla, sobrinha de Chicky, também tem sua história contada e se tornou uma das minhas personagens preferidas. A moça morava com sua melhor amiga que quando se casa com um homem arrogante, Orla passa a repensar na vida e na carreira. A personagem é uma mulher de negócios que carrega uma empresa quase que sozinha, mas se vê usada pelos chefes como objeto sexual para conseguir novos clientes. Ultrajada, Orla resolve viver com a tia e buscar uma nova carreira profissional, aprendendo a cozinhar e administrar A Casa de Pedra

Winnie e Lillian também possuem uma história interessante. Winnie se apaixona por Teddy, mas este tem uma mãe extremante controladora. Acreditando fazer um bem para as duas, ele as une numa viagem de férias na pousada. Gostei bastante de ver a relação das duas, principalmente porque no decorrer da estadia um acidente acontece, deixando tudo mais tenso. Também somos apresentados a John, um astro de filmes hollywoodianos, que me pareceu bem melhor agora que não consegue mais papéis importantes do que quando era jovem, já que traía a esposa e não dava muita atenção para a filha. 

Já o casal de médicos Nicola e Henry parecem que encontram a paz que procuram no povoado. Também temos a história de Anders que odeia ter que herdar os negócios do pai; a Srta. Howe, uma insuportável professora aposentada e sua amargura acaba se tornando um problema na pousada. Os Wall que me pareceram um casal bem fútil também estão hospedados por lá.

Por fim, mas não menos importante, temos Freda. A bibliotecária tem pressentimentos sobre as pessoas, o que lhe causa grandes problemas, principalmente quando ela se apaixona por um homem que guarda um grande segredo. A solução que Chicky acha para os problemas da personagem só mostra o quanto a protagonista acaba influenciado a vida de todos que passaram por sua pousada. 


Todas as histórias se cruzam durante a estadia com Chicky e o mais interessante é que quando os capítulos de cada um dos personagens acabavam, eu ficava com vontade de saber mais sobre eles. São histórias de vida que cativam, bem como a leitura de Uma semana de inverno. Maeve Binchy sabe conduz muito bem a narrativa de forma que em nenhum momento a leitura se tornou lenta ou enfadonha. 

Acabei lendo o livro aos poucos, um capítulo por vez, o que me fez apreciar bastante a obra. Uma leitura gostosa, fácil e com um final que nos permite ter esperanças para resolver nossos próprios problemas como o caso dos personagens. A personalidade calma, tranquila e resoluta de Chicky me chamou bastante atenção e até gostaria que o livro tivesse uma continuação, com novos hospedes para a gente conhecer também! 

FICHA TÉCNICA

Título: Uma semana de inverno
Autora: Maeve Binchy
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Oi Mi!
    Pela sua resenha é um livro que cativa não só pela leitura como pela capa.
    Gosto desse tipo de leitura e ainda mais com o tempinho frio debaixo das cobertas. rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Só lendo a capa desse livro, já me sinto em casa, porque aqui está um frio enorme, acho que é uma ótima pedida para eu conhecer a história hehehehe

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Michele, tudo bom?
    Opa, se passa na Irlanda: quero.
    O fato de ter tantos personagens e de a autora conduzir muito bem cada um deles me anima; gosto de vários POV's, parece que a imersão na história se torna ainda maior.
    Adorei sua resenha. Dica anotada!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que capa mais maravilhosa!
    Quero muito ler esse livro, aprece lindo demais!
    Flor, sobre a resenha do meu ebook. Você teria como fazer?
    Beijos
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kézia, se vc não estiver com muita pressa pode me mandar pelo email do blog <3

      Bjs, Mi

      Excluir
  5. Oiii, Mi. Tudo bem? Em um primeiro momento eu fiquei interessada no livro <3 A capa é linda e inverno é comigo mesmo ahhahah Mas ao longo da sua resenha fui percebendo que esse livro não parece ter sido feito para mim. Bem, obviamente não foi feito PRA mim, mas você entendeu né? ahhahah Acho que eu não iria curtir a leitura. pelo menos não no momento atual. Mas talvez no futuro né? Talvez eu até curta tanto quanto você :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi,
    Adoro livrinhos assim, ainda mais as histórias que se conectam.
    Claro que o plot da bibliotecária me deixou curiosa, adoro um mistério!
    E ainda se passa na Irlanda ♥ Amei a dica e a resenha.

    tenha um ótimo final de semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo / Novo Twitter

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi, sua linda, tudo bem?
    Eu vi esse livro outro dia em uma livraria e fiquei apaixonada pela capa, gostei da combinação das cores e realmente do clima que passa, risos... Estava curiosa e quando vi que sua resenha era sobre ele corri para ler. Sabe o que percebi? Todos tiveram seus destinos alterados nessa hospedaria, alguns conseguiram ua segunda chance, um recomeço, ou uma chance que nunca tiveram antes. Acho isso tão lindo, nós dá a sensação de esperança, de que sempre podemos recomeçar, que tem jeito. Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi!
    Mirmã, eu estava achando que esse livro seria mó chick-lit açucarado, mas me enganei totalmente.
    Essas histórias conectadas só me lembram aquelas comédias românticas e amo!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mi.
    Amo livros no clima de inverno e esse por ser na Irlanda já me conquistou. Gosto quando as histórias se cruzam.
    Realmente fiquei com vontade de conhecer a história de cada personagem, mas fiquei com vontade de conhecer principalmente a Orla.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  10. Não quero, preciso, hahahaha
    Parece ser uma história super envolvente, já está na minha lista de leituras <3

    Born in 1996

    ResponderExcluir
  11. Oi Mi,
    A capa e o titulo já despertaram meu interesse, e depois de ler sua resenha, tive certeza que preciso ler esse livro. Ótima resenha!!!


    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Michele!
    Realmente a capa do livro é bem aconchegante. Que bom que a história também é boa!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mi. Que enredo diferente, achei muito legal que a autora insira personalidades em diversos personagens diferentes, assim como uma história mais profunda. São histórias dentro de uma só história, acho que deixa tudo mais interessante. Se eu já queria ler o livro, agora tenho certeza.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  14. Oie Mi =)

    Esse livro parece ser bem gostosinho de ler mesmo. Minha amiga leu ele e gostou bastante. Acho que até vou pedir ele emprestado, pois as resenhas que estou lendo estão me deixando com vontade de conferir a história.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Michele.
    Eu vi esse livro sem querer no Submarino e amei a capa dele. Mas como estava um pouco caro, nem li a sinopse hehe. Agora lendo sua resenha acho que preciso ler esse livro. Parece ser daqueles que vou amar e ficar com a história na mente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Olá Mi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas que história fofa! Gosto muito de narrativas leves, com personagens que cruzam o caminho um do outro, mas faz tempo que não leio um livro assim. Agora, com esse tempo frio por aqui, esse seria uma ótima opção!
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir