Universos Afins [Resenha Literária]


Eu sou fã de Rainbow Rowell desde que li Anexos, e apesar de ter gostado mais de uns do que de outros livros após o primeiro, ainda ficava meio receosa com a chamada de capa de Universos Afins, quando diz que a obra é “Um triunfo da autora...”. Porque um conto tão curtinho mereceria o termo triunfo para defini-lo? Após lê-lo, simplesmente não conseguia encontrar outra palavra que descrevesse tão bem o que essa história tão curtinha representa. 

Mais uma vez a autora volta a explorar os sentimentos de fangirls e fanboys pelo mundo, mas agora a obra de amor e adoração sendo Star Wars, neste caso o sentimento sendo passado de pai para filha. Elena é uma adolescente bastante comum, nem a mais popular, nem a esquisita da escola, o que parece serem os únicos dois tipos de pessoas em grande parte dos livros, filmes e séries que tem como protagonistas jovens em idade escolar, o que já é um diferencial da história. 



Fã de Star Wars praticamente desde que nasceu graças a paixão do pai, ela decide que não basta comprar o ingresso on-line e assistir ao filme no dia da estreia, ela quer passar por todo o ritual da fila, com direito a acampamento e fazer xixi em becos durante a noite. A mística fila acaba sendo meio decepcionante inicialmente, pois a quatro dias da estreia, apenas outras duas pessoas estão a frente de Elena, Gabe e Troy, tendo este último ficado nas filas de alguns dos filmes anteriores. Uma fila de quatro pessoas pode ser chamada de fila?

Por ser um conto não é possível falar muito do enredo sem praticamente entregar a história toda, então vou me ater aos sentimentos despertados com esta leitura. Primeiro, as risadas! Não sei nem precisar a quanto tempo eu não ria tanto com uma história, e olha que são apenas 94 páginas. Eu ri tanto que até minha irmã passou do meu lado em certo momento e começou a rir e me perguntou se eu conseguia visualizar as coisas que eu leio. O que eu consigo, aliás. Os trechos em que os personagens usam sarcasmo para mim foram os melhores. 


Segundo, as personagens. Além do trio, temos pequenos trechos com a mãe de Elena. E absolutamente os quatro me agradaram. Elena, Gabe e Troy formam o tipo de amizade improvável que funciona super bem por não parecerem forçadas. Terceiro, mas não menos importante, o conto deixou um gostinho de quero mais, e com certeza tem material para ser transformado em romance, com um antes e depois da fila, mas também é completo da forma como está. Conseguiram entender? Pois é, sentimentos conflitantes sobre a possibilidade ou não de a autora transformar Universos Afins em um romance.

Só sei dizer que amei este conto. Entrou para os favoritos do ano e da vida!

FICHA TÉCNICA

Título: Universos Afins
Autora: Rainbow Rowell 
Onde Comprar: Amazon

Luciane Leite
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. Gostei muito desse enredo é uma história bem interessante, gostaria de ler sim.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/05/bolos-doces-bela-e-fera.html

    ResponderExcluir
  2. Oooi!

    Conhecia o conto, mas nunca li. Só consegui gostar de Eleanor e Park. Anexos não gostei... Mas estava doida em ler Fangirl. E o conto parece ser interessante! Espero gostar tanto quanto você hahah Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Gente, se você gostou tanto assim só pode mesmo ser muito bom. E tem mesmo cara de ser maravilhoso! Quero muito ler *---*
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse está na minha lista. Adoreiiiii ligações da autora e pretendo ler mais dela.
    Bjs
    Ari

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu já tinha visto esse conto da autora mas não fazia ideia que ele tinha versão física. Já li dois livros da Rainbow, um eu amei e outro eu me decepcionei. Não sou fã de SW, mas acredito que esse livro seja para qualquer apaixonado por filmes mundialmente conhecidos. Me senti super representada pela personagem, e adoraria ler!
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  6. Que livro fofo! Adorei a capa e a sinopse, suas fotos também ficaram muito lindas, adorei! Com certeza conferirei caso tiver a oportunidade, adorei mesmo sua escrita!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luciane.
    Apesar de ter gostado bastante da resenha, a história não me atraiu muito. Eu sinceramente não sou fã de Star Wars e a história não me deixou com vontade de ler. Mas gosto da autora apesar de só ter lido um livro dela até então hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Ela escreve umas coisas bem diferentes né. Confesso que não li nada dela ainda. Comprei Carry On em inglês e até hoje não iniciei a leitura. Sou muito enrolada. Kkkk. Eu amo as capas dos livros dela. São um amoooor.

    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Nunca li nada da autora, porém tenho muita vontade... Adorei sua resenha e com certeza já quero ler esse livro também!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Nunca li nada da autora, porém tenho muita vontade... Adorei sua resenha e com certeza já quero ler esse livro também!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luciane. Tudo bem?
    Amei a capa do livro!
    Amo livros que me fazem rir, fiquei querendo ler. Provavelmente eu iria gostar da leitura.
    Vou anotar aqui para adquirir futuramente.
    Gostei da sua resenha.
    Beijos,
    Keth.
    ♥ Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hey. Lu!
    Menina, que resenha cativante! E essa capa é lindaaaa!! Mas eu não sabia que se tratava de um conto, e muito menos conhecia seu enredo. Fiquei fascinada! E com uma resenha apaixonada dessas, com certeza vou ler em breve. Pra mim, que adoro contos, foi um presente essa resenha. Como não li nada da autora ainda, acho que vou começar por esse!
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir