Em Águas Sombrias [Resenha Literária]


O livro Em Águas Sombrias poderia ser sobre uma cidade que tem um rio atravessando-a em toda sua extensão ou poderia ser um livro sobre as visões e vozes que Jules passa a ter quando volta para casa pra enterrar a irmã, poderia ser sobre as escolhas dos adolescentes, mas é um livro sobre mulheres encrenqueiras. 

Paula Hawkins usou um estilo diferente nesta obra, com personagens mais profundos e uma narrativa mais lenta, mas nada que prejudique ou atrase a curiosidade do leitor. 

A cada linha fica perceptível que alguma coisa grave separou as irmãs Júlia (que quer ser chamada de Jules) e Nel, e agora a protagonista precisa lidar com o passado e com seus motivos para ter rejeitado a irmã enquanto tenta descobrir se ela pulou ou se foi jogada para a morte, apesar de Lena, sua sobrinha e filha de Nel, ter certeza de que ela se suicidou, assim como a melhor amiga de Lena, Katie, fez. Apesar do sofrimento de Laurie, mãe de Katie e de seu irmão Josh, Lena sabe a verdade e não quer trair a confiança da amiga morta revelando-a, mesmo que isso a faça ter que controlar o ódio que sente do Professor Mark e os motivos que tem para este ódio. 


Nel foi encontrada no rio, assim como a mãe de Sean, que é o policial responsável por investigar a morte de Nel e Katie. Ele se afunda nas memórias do dia da morte de sua mãe, sem poder sequer falar do assunto com seu pai, Patrick, pois este se sente humilhado pela morte da esposa e o seu passado. Patrick dedicou sua vida ao filho e agora a dedica à sua nora Helen, na tentativa de conseguir salvar o casamento do filho, isso quando não está pescando ou limpando a casa abandonada que fica na margem do rio onde houve um terrível assassinato muitos anos antes. 

Mesmo sabendo do histórico da casa, é nela que a detetive Erin passa a morar quando chega na cidade para ajudar nas investigações, depois de ter sido enviada ao lugar por causa de seu comportamento no antigo local de trabalho. São muitas mulheres mortas pelo rio que é a única testemunha do que realmente aconteceu com elas e o motivo que as levaram a tirar suas vidas. 

Nickie sabe. Ela tentou avisar a Jules e a Erin, mas ninguém acredita na idosa de chapéu murcho. Quem acreditaria na mulher que ouve a voz da irmã morta? 

Eu adorei mergulhar de cabeça no texto de Paula Hawkins, apesar do medo, da tensão, da visão do rio invadindo meus pensamentos e do final surpreendente descrito nas últimas linhas da última página.


Quem quiser ler a obra é bom saber nadar, mergulhar e prender a respiração por um bom tempo, porque às vezes fica impossível respirar e ler ao mesmo tempo. Acredito, inclusive, que o livro daria um filme com efeitos especiais muito legais!


FICHA TÉCNICA


Título:Em Águas Sombrias
Autora: Paula Hawkins
Onde Comprar: Amazon

Marise Ferreira
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

13 comentários:

  1. Primeiramente: essa capa já nos conquista, né?! É realmente maravilhosa!
    Eu estou querendo ler mais suspenses e como você disse que este livro é de realmente tirar o fôlego e deixar o leitor no suspense, vou colocá-lo em minha lista. Acho que irei adorar.

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  2. Quero muito muito muuuuito ler esse livro. Ele está na minha lista de livros para comprar e to bem ansiosa pra chegar a hora (e o dinheiro). <333

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  3. Oi Marise,
    Eu gostei bastante de a Garota no Trem e fiquei curiosa por mais obras da autora.
    Estou bem curiosa por essa, ainda mais pelas sensações que você comentou haha. Ótima resenha.

    tenha uma ótima terça :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Um dia eu pretendo ler ele. Infelizmente não gostei da A garota do trem. Mas se você Marise gostou muito desse. Provavelmente eu vou gostar.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marise!
    Gente, essa capa me dá agonia... naaaam
    Não tenho muita vontade de ler esse livro, apesar de falaram que é bem melhor que A Garota no Trem
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi Marise,

    O pessoal está falando bem desse livro, apesar de não ser muito o que eu leio, fiquei curiosa com essa história.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Marise, sua linda, tudo bem?
    Nossa, estou mega curiosa para descobrir que mistério é esse de tantas mulheres mortas no rio. É claro que eu iria acreditar na senhora Nickie e ficar bem longe desse rio. É melhor até fugir dessa cidade, risos... Saber que o enredo dá medo e é super tenso e deixou mais empolgada para ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Caaaaraaa esse livro me intriga demaaais
    A capa é sensacional e só ela já me influenciou bastante hahaha
    E a autora já me é familiar, então mais um motivo pra chamar minha atenção!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marise. Eu ainda não li nada da autora, mas sei que ela gosta muito de thriler e ficção, e percebi que esse é mesmo de tirar o fôlego, já que até agora só vi resenhas muito positivas. Vou anotar para ler algum dia.
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Acho esse livro maravilhoso, preciso ler urgente ^_^

    Adorei a dica ^_^

    Literatura Por Amor
    Top Comentarista

    ResponderExcluir
  11. Oi
    esse parece ser um bom suspense, e deve ser uma história bem profunda.
    Nunca li nada da autora, mas só li os elogios da escrita dela.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Marise, tudo bom?
    Eu fiquei maravilhada com essa leitura. Não tinha lido nada da Paula ainda, mas agora ela entrou pra listinha de 'must read' qualquer coisa que publicar. Amei o suspense, as personagens e a densidade da mensagem no livro.
    A última página me deixou NO CHÃO.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Marisa, tudo bem?
    Devo admitir que nunca tive vontade de ler "A Garota no trem", mas "Em aguas sombrias" me conquistou só pela sinopse. Adorei a resenha e espero poder conferir em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir