O Círculo [Resenha do Filme]

Conferimos a pré-estreia de O Circulo.

Eu fui uma pessoa que demorou muito para entrar nas redes sociais e hoje tenho uma enorme dificuldade de me desconectar, a internet foi um passo da humanidade que não tem mais volta e seu uso pode ao mesmo tempo nos ajudar em diversas coisas como também nos fazer esquecer das mais básicas como a privacidade, tema abordado em O Círculo.

Mae (Emma Watson) é uma garota de uma família simples e com dificuldades financeiras. Seu pai sofre de esclerose múltipla e a protagonista está procurando um emprego melhor, quando sua amiga Annie (Karen Gillan, a eterna companion do décimo primeiro Doctor Who) consegue uma entrevista para ela em O círculo. A empresa além de ser dona de uma enorme rede social em que a intenção é deixar tudo online, também vende mini câmeras que transmitem tudo ao vivo de qualquer lugar.


Mae passa na entrevista que é bem peculiar e começa a trabalhar na empresa dos sonhos, tem festas, bebidas, atividades no campus, bom salário, assistência médica e em muitos momentos me lembrou o Google, já que diz a lenda que tudo por lá é feito para as pessoas não saírem da empresa. Em O círculo isso é bem evidente, logo a princípio duas pessoas do lugar questionam Mae por não estar ativa na rede social da empresa e ter passado todo o fim de semana em casa, quando poderia ter feito várias atividades no campus. No começo Mae tenta manter sua personalidade, mas rapidamente está envolvida em tudo que tem na empresa. 

A protagonista deixa de visitar os pais, morando constantemente no local de trabalho, fazendo várias amizades, estando completamente online até que sem querer prejudica seu amigo de infância. Tentando ficar um pouco sozinha, Mae vai andar de caiaque quando sofre um acidente, mas é salva porque havia uma câmera de O círculo no lugar. Depois desse incidente a vida de Mae muda completamente, ela passa a usar um sistema de transparência em que mostra sua vida por 24 horas. É visível que Mae sofre uma espécie de lavagem cerebral e passa a encarar a empresa como um fiel fanático encara sua igreja. Como uma espécie de celebridade, a moça vai mostrando a sua vida para o mundo todo, expondo os pais a falta de privacidade, afastando os amigos reais, confiando nos virtuais e crescendo dentro da empresa. Tanto que Mae passa a ser uma espécie de garota propaganda de O círculo.


O longa tem uma trama ágil, rápida e envolvente. Em pouco tempo ficamos curiosos para descobrir qual o limite dessa empresa que mais parece uma seita. Temas como público e privado, real e virtual, privacidade e poder da mídia e redes sociais são abordados e levados ao extremo e é bem compreensível a histeria pelo registro ao vivo e pelo vício do online. Afinal, em escala menor é exatamente isso que acontece atualmente.

No entanto, devo ressaltar que a resolução dos fatos foi dada de uma maneira muito rápida, superficial e todos os atos de Mae seria algo bem previsível para os donos de uma empresa de grande porte como O círculo. Ninguém daria tanto poder a alguém sem pensar nas consequências e neste ponto o roteiro é bem falho. No final é tudo muito simples e óbvio para uma trama que foi tão bem elaborada, embora o final de Mae tenha sido condizente com sua própria evolução.


Entretanto, apesar dessa ressalva, a trama é boa e tem boas atuações de Emma Watson e Tom Haks. E vale lembrar que o filme é uma adaptação do livro O círculo publicado pela Companhia das Letras no Brasil e que o longa sofre algumas modificações, principalmente no final.

Trailer:

FICHA TÉCNICA:

Título: O circulo
Título Original: The Circle
Diretor: James Ponsoldt
Data de Lançamento: 22 de junho de 2017

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Esse filme deve ser bom demais, quero muito assistir. Adorei a resenha.
    Beijinhooos. 💖
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu vou assistir. Amoooo a Emma Watson 😍😍. Li o livro e achei o tema interessante.
    Beijos
    Ari

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi,

    Só por ter a Emma já da vontade de ver e saber que é adaptação de um livro me interessou ainda mais.
    Dica anotada!
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Parace ser um ótimo filme porque gosto muito de tramas relacionadas com tecnologia, redes sociais e etc. Quero ver...pena que o final não foi tão agradável. Também não curto desfechos rápidos.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Olá... tudo bem Mi??

    Eu estava curiosa para saber um pouco mais sobre este filme. Vi o trailer no cinema e a curiosidade bateu, mas ainda fiquei com um pé atrás.... eu adoro a Emma, acho ela maravilhosa, por ela estar no filme já me chama atenção, porém, fiquei preocupada com o desenvolvimento da trama. Confesso que lendo sua opinião decidi assistir, porque embora, suas ressalvas tenham um bom fundamento, eu quero tirar as minhas próprias conclusões. Xero!!!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica Mi. Queria muito ter ido na pré-estreia deste filme, mas infelizmente era um pouco longe de casa e em um horário meio tardio. Achei a premissa interessante e saber que a trama lida com um tema atual e que conta com ótimos atores em seu elenco só me deixou ainda mais interessada pelo filme. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Olho pra Emma agora e só vem a imagem dela de Bela haha Ainda não conhecia esse filme, nem o livro, mas fiquei curiosa pra assistir. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi!
    Gente, finalmente esse filme estreou por aqui hein... Com certeza vou dar uma conferida porque amo a Emma e curti essa de ser tipo um Google.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Gente! Eu vi que esse filme seria lançado hoje, mas não sabia do que se tratava nem que a Emma estaria nele, haha! A história parece ser muito interessante, pelo que você falou, e me deu muita vontade de assistir. Fora que ele parece trazer toda uma crítica à maneira como vivemos hoje, né?

    Beijo, Carol!
    controversios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mi. Vi os trailers do filme mas não sabia bem do que se tratava a história. Acho que a crítica em relação a internet na nossa vida foi dada de maneira clara no filme, espero poder visualizar isso também. E como sempre, adoro as atuações da Emma, espero que ela tenha feito um bom papel aqui.
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  11. Olá, Michele.
    Eu não sabia do filme nem do livro hehe. Mas achei o tema muito interessante, principalmente por ser uma coisa que está acontecendo atualmente. Vou querer assistir sim. Eu sou do tipo meio parada em relação a redes sociais. O que mais vejo é o blog mesmo, as outras coisas sou bem por fora hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. OI Mi! Eu vi o trailer e não me senti cativada pelo filme, mas o livro eu gostari de conferir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Que indicação mara de filme! Hoje mesmo vi o rosto da Emma Watson num cartaz do cinema e nem sabia qual filme era, acho que é um aviso pra eu ir assistir hahaha Achei o tema do filme super atual, e dá pra se relatar muito com ele... Fiquei muito a fim de assistir! Mas agora, sabendo que tem livro, quero ler ele antes x)

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Mi! Quero muito assistir esse filme. Mas não tinha lido nada ainda. Só vi o trailer no cinema. Vou arriscar mesmo com as suas ressalvas.hehe Amei o post.
    Super beijo
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  15. Oi Mi,
    Eu já queria ver pela Emma. Depois descobri que era um livro. As coisas só melhoram, rs.
    Quero muito ir aos cinemas assistir. Estou sentindo falta de uma boa distopia, sabe?
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ooi Mi, adorei a dica, gostei do enredo do filme e pretendo assistir logo.
    Beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Michele.
    Eu estou louca para assistir esse filme <3
    Adoro Tom Hanks e a Emma Watson, então apesar da sua ressalva acho que vou arriscar!
    Beijos


    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir