O Colecionador [Resenha Literária]


O Colecionador é um daqueles personagens que pouco aparecem em uma história, mas todo o enredo gira em torno dele. Quem ele é? Por que faz o que faz? Quais são seus objetivos? Sendo objeto de interesse de nossos protagonistas muito antes de eles se quer saberem que ele existia. Tudo começa quando, Lila Emerson, testemunha um assassinato, graças ao seu hábito de vigiar a vida dos moradores de outros prédios através de binóculos. A protagonista é uma governanta profissional, atividade que consiste em cuidar da casa e dos animais das pessoas enquanto elas viajam, e autora de livros YA, que está começando a ter algum sucesso na carreira. 

Imediatamente ela liga para a polícia, uma ação que irá mudar drasticamente sua pacata vida. Em seu depoimento, Lila afirma que viu a modelo, Sage Kendall, sendo empurrada pela janela, e tem quase certeza de quem fez isso foi o namorado da moça, Oliver Archer, uma vez que os via frequentemente tendo brigas bastante acaloradas. 


Lila se vê envolvida e precisa saber do desenrolar da história, e segue para a delegacia, onde é informada que o rapaz também está morto, no que parece ser um assassinato seguido de suicídio e na saída acaba sendo interceptada por Ashton Archer, irmão mais velho de Oliver, artista e, claro, muito gato. Não seria um romance da Nora sem um protagonista masculino bonitão. O rapaz pede a Lila que conte o que viu, e mesmo sem querer, ela acaba se envolvendo demais na investigação, uma vez que o rapaz não acredita que o irmão seja capaz de uma atrocidade dessas.

Ashton decide começar uma investigação paralela a da polícia e Lila acaba agindo como sua assistente no decorrer da trama, uma vez que os dois acabam se aproximando romanticamente durante esse período. Gostei muito de que o romance não se trata de um vai e volta, o casal se estabelece, e toda sua trajetória se dá em decorrência da investigação, especialmente depois que é comprovado que Oliver também foi assassinado. A partir de vestígios deixados pelo irmão, Ash descobre que o caçula e a namorada dele estavam envolvidos com gente muito perigosa, que não receia matar para conseguir aquilo que desejam. 

Nora Roberts nos mostra mais uma vez porque é frequentadora assídua das listas de best-sellers do mundo todo. Uma trama bastante envolvente que mescla bem o romance com a trama policial, um casal carismático e personagens coadjuvantes bem desenvolvidos. Na questão dos personagens secundários, destaque para Jai, uma assassina profissional contratada pelo Colecionador, de quem não posso falar muito, para não dar spoilers. Só acho que em alguns momentos, a personagem que é para ser bastante esperta, foi ludibriada pelos protagonistas, apenas para lhes dar mais destaque, o que não foi muito plausível em alguns momentos. 


Outro destaque são Julie e Luke, melhores amigos de Lila e Ash, respectivamente. Em certo momento, eu até queria ler a história deles a parte, porque são muito fofinhos. Não tenho outra palavra para defini-los. Além do quê... Luke é padeiro! Na relação de amizade com os protagonistas, senti falta de diálogos entre as mulheres, que não se tratassem dos homens em suas vidas, mas quando o grupo estava todo junto, dava quase para sentir como se estivesse observando um grupo de amigos de verdade. 

Apesar de Ash também ser protagonista, Lila é quem tem o maior papel na história, uma marca da autora, que geralmente retrata mulheres fortes e independentes. Diferente de Ash, que vem de família rica, a personagem trabalha muito e não tem um emprego de remuneração alta, o que acaba sendo motivo para debates internos sobre gastos, que nos fazem sentir uma aproximação com a personagem. Por outro lado, em alguns momentos foi desnecessário ressaltar essa questão quando Ash comprava coisas para ela, que apenas eram para ajudar no trabalho que estavam fazendo, e então teve um pouco de mimimi por parte da protagonista. 


O colecionador foi uma leitura prazerosa por dois motivos principais. O primeiro foi minha amiga Hortência que me acompanhou e é a maior fã da autora que eu conheço. O segundo foi que recentemente li uma série dela que não tinha o tom de mistério presente nesta narrativa, e não me agradou muito, mas nesta obra reencontrei aquela Nora Roberts que lia na adolescência e passei a amar.

FICHA TÉCNICA

Título: O Colecionador
Autora: Nora Roberts
Onde Comprar: Amazon

Luciane Leite
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

14 comentários:

  1. Oie
    Preciso me organizar para voltar a ler os livros desta autora, são sempre emocionantes, faz tempo que não leio nada dela.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!
    Mulher, faz tempo que não leio nada da Nora, mas ela ainda é uma das minhas autoras favoritas nessa vida.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler um suspense da Nora 😊. Gosto muito dela😍😍

    ResponderExcluir
  4. Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas eu amei o enredo ele é super interessante e a capa é linda. Poderia dar uma chance á essa obra sim.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2017/06/keira-knightley.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luciane!
    Adorei a dica, porque adoro a Nora!
    E, realmente, as mulheres que ela coloca sempre são fortes e independentes e isso é muito bom!
    Gosto dos livros dela com suspense, mas também gosto dos que não tem.
    Sinto que vou gostar muito desse!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Nunca li nada dessa autora, apesar de ter vontade. Valeu pela dica, com certeza vou ler esta obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar sobre ela mais nunca li nenhum livro da mesma,estou curiosa para ler.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler esse livro!

    http://www.vinteoutonos.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie,

    Nunca li nada da Nora acredita?
    Mas esse mistério todo me deixou muito curiosa com a história.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, e pela primeira vez me interessei por algum livro da mesma! Adoro livros que contenham investigação policial, e quando ainda tem um romance na trama, fico mais presa ainda! Com certeza vou adicionar esse livro a lista de desejados!
    Adorei a resenha!

    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Luciane.
    Eu já li policiais, romances e sobrenaturais da autora e os policiais foram os que mais gostei dela escrevendo. Mas ainda assim não sei se leria esse livro. Pode até ser seu eu ganhar ele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Eu ganhei recentemente do meu pai dois livros da Nora. Nao tenho esse mas acabei gostando da sinopse. Logo logo irei começar a ler os livros dela que tenho aqui e, quem sabe no futuro, eu compre O colecionador!!!

    http://blogimaginantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi! Gosto bastante da autora, mas os últimos livros dela que li não me empolgaram tanto, mas se você diz que lembra a velha Nora, eu adoraria ler.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostei muito da resenha, tenho que ler algum livro da Nora, a conheço desde sempre, mas nunca pego seus livros para ler :/
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir