Só os animais salvam [Resenha Literária]


Talvez pelo título muita gente acredite que Só os animais salvam seja uma obra meiga ou um tanto “fofa”, mas a verdade é que Ceridwen Dovey constrói uma coletânea de contos que por vezes são fortes, difíceis, mas também muito sensíveis.

Cada um dos contos é uma espécie fábula, narrada pela alma de um animal envolvido em conflitos e guerras humanas, contando sua história de vida e também de morte. São animais que observam os humanos e que de muitas formas se envolvem com eles, amando-os, salvando-os e também se decepcionando.


Os contos estão em ordem cronológica e o mais genial de Ceridwen Dovey é que à medida que as histórias vão chegando na idade moderna, a linguagem dos contos também vai se modernizando, por isso, é bom o leitor saber que os primeiros possuem uma linguagem mais rebuscada, não tão simples, nem fácil ou direta. A autora usa várias referências de outros autores que escrevem sobre animais e chega a citar Franz Kafka, Douglas Adams em O guia do mochileiro das galáxias, Gustavo Flaubert, entre outros. Além disso, é importante ressaltar que como cada conto tem uma voz diferente, o estilo narrativo também muda bastante.

Algumas histórias me marcaram mais que outras e a primeira delas é Alma de Gata que mostra uma gata na zona de guerra e também aborda de certa forma a questão do gênero. Já em Alma de Chimpanzé temos um macaco trocando cartas com a esposa de um treinador de animais. A princípio Peter Vermelho, o chimpanzé, se mostra preocupado com sua futura companheira que também está sendo treinada para ter uma vida socialmente humana, como ele. Mas à medida que as cartas vão sendo trocadas, vamos percebendo uma verdadeira relação entre Evelyn e o macaco. Foi com estranheza que percebi que Peter se preocupava mais com a amada humana do que com sua fêmea e com a ausência do marido na guerra, o chimpanzé a ajuda e se torna uma presença constante. Quando Hazel descobre que seu futuro companheiro tem uma relação amorosa com Evelyn, ela fica bastante perturbada. Peter foi treinado para ser um humano e somente ao final da vida em pura degradação é que começa a sentir-se novamente como um animal. Confesso que demorei dias para digerir esse conto e a mensagem da desumanização me pareceu bem clara.


Alma de cachorro também me chamou atenção devido a lealdade do protagonista em relação ao seu dono e como esse sentimento não foi recíproco. Alma de Mexilhão foi o mais divertido de todos por ter um protagonista bastante incomum e egocêntrico, um mexilhão filosófico e chega a usar drogas e procriar como se não houvesse amanhã. Em Alma de Tartaruga temos várias referências a escritores famosos como Tolstói, Virginia Wolf, George Owen, entre outros, com a história da primeira tartaruga a ir para o espaço. Alma de Golfinho também está na minha lista de preferidos por nos mostrar como este animal tem mesmo uma enorme percepção de si mesmo, capaz inclusive de sentir ciúmes de seres humanos.

Algumas passagens são realmente tristes, os animais foram usados cruelmente nas guerras, como cobaias, treinados para identificar e levar bombas, alertar sobre os inimigos, de forma egoísta e sem nenhum amor ou carinho. Por outro lado, também presenciamos cenas de verdadeiro amor entre seus donos e animais, pessoas capazes de cuidar de seus bichinhos e defendê-los quando possível.


A leitura de Só os animais salvam me fez refletir por dias sobre as atitudes humanas, sobre o momento da morte e sobre o amor incondicional. Não foi fácil absorver algumas histórias, que inclusive, exigiram bem mais do que eu imaginava, e em outros momentos eu tinha um enorme sorriso no rosto pelo tamanho do amor de alguns animais. A obra nos lembra da importância da empatia, não apenas para com os animais, mas também com os seres humanos, é forte e ao mesmo tempo sensível.

Além de histórias que com certeza vão mexer com os sentimentos dos leitores, principalmente para quem gosta de animais, a edição da DarkSide Books está lindíssima com uma capa que combina bem com os contos.


FICHA TÉCNICA

Título: Só os animais salvam
Autora Ceridwen Dovey
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

23 comentários:

  1. Gostei da resenha Mi. O livro parece ser maravilhoso e tenho certeza que me emocionaria com vários dos contos da obra. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, agora até eu estou refletindo, vou amar ler esse livro. São temas difíceis de serem abordados nos livros.
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi!
    Menina, se você não tivesse me dito, até hoje eu acharia que era uma história no estilo Todos os Cães Merecem o Céu hahahhahaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mi!
    Que resenha mais amooor! <3
    Adorei esse ponto de que as narrações vão se modernizando, achei super diferente, apesar de estar com medo desses primeiros contos!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar, eu preciso dizer que estou completamente encantada com a capa desse livro ela é muito linda. Gostei muito da proposta do livro, parece ser uma obra bem interessante e profunda. Amei a dica!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/06/top-7-ariana-grande.html

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu já queria esse livros desde o lançamento pela DarkSide por ser uma edição linda, mas não sabia ao certo do que se tratava a obra. Amo contos, então, agora depois de ler sua resenha, quero ainda mais poder ler esse livro. Pelos animas que são protagonistas dos contos, fiquei ainda mais animada para ler e encantada pela obra.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica, tenho certeza que deve ser um livro encantador, já quero ler!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Acho essa capa tão lindaaaaa😍😍😍😍. Tenho a curiosidade de ler esse livro.
    Beijos
    Ari

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi,
    A proposta do livro parece ser interessante, sem falar que a capa é linda.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi
    que resenha incrivel!
    Li alguns livros contados sob o ponto de vista de um animal e entre eles "Beleza negra " que é contado sobre a vida de um cavalo.Um livro que achei emocionante ja que o cavalo passa por abusos e lendo sua resenha eu lembrei bastante desse livro.

    A leitura parece ser bem interessante.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia mais achei interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Lendo seus comentários da para ver que esse livro faz a gente refletir sobre atitudes, e sobre a presença dos animais em nossa vida também. Essa edição me chamou a atenção desde quando a Dark anunciou o lançamento. Agora já me apaixonei e quero ler :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi
    estava curiosa para conferir uma resenha desse livro e que bom que foi por aqui.
    Pelo que falou os contos são bem profundos e reflexivos, estou curiosa para ler esses contos, até porque parece que mexeram bastante com você.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Mi =)

    Não imaginava que o livro era em formato de contos, mas apesar de não gostar muito do estilo pelo o que você comentou em sua resenha todos tem um toque bonito e reflexivo. Acho as edições da Darkside lindas, mas não li nada da editora até hoje. Quem sabe não começo com esse livro.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Michele. Eu não sabia bem do que se tratava o livro mas amei esse negócio de coletânea de contos e trazer para os leitores vários animais diferentes. Eu ainda não li nada da editora mas sei o quanto ela se preocupa com o leitor na hora de criar as edições, e essa está de parabéns. Ansiosíssima para ler!
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  16. Oi Mi!
    Eu estou doida para ler o meu e tenho certeza de que erá uma leitura ebm reflexiva.
    bjs

    Amor Por Livros
    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Eu amo animais, então você já deve saber por aí o quanto estou ansiosa para ler esse livro, né?! Hahaha. Adorei a resenha! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 11 kits

    ResponderExcluir
  18. Oieeeeeee Miiiiiii
    Sou dessas que pensei ser a obra fofiiiiiinha e meiga!
    Essa pegada reflexiva e muitas vezes triste fez com que eu pensasse se não vou desidratar de chorar (sou dessas tb, choro qd se trata de pets)
    Gosto de contos, gosto dessa pegada diversa e ameeeei vc dizer que ao longo deles até a linguagem se transforma se atualizando.
    Sem falar que as edições da DarkSide são escandalosamente lindas d+++++++++
    Ahhhhhhh não pude deixar de rir com o mexihão que procria como se não houvesse amanha rsrs
    Excelente semana pra ti Miiiii e todos aí
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  19. Oi, Mi! Tudo bem?
    Eu já queria esse livro, agora eu quero mais ainda!
    Essa edição é muito bonita e parece ter lindo contos que eu iria amar ler.
    Já irei deixar no meu carrinho da Amazon para comprar em breve.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que livro lindo,
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas com certeza vou querer ler depois, eu amo animais.
    Obrigada pela dica :**

    Literatura Por Amor

    ResponderExcluir
  21. Hey, MI!
    Tem uma amiga que está desesperada por esse livro. Confesso que só a capa me chamava atenção, mas agora que você falou sobre os contos, fiquei imensamente curiosa. Me parece um daqueles livros para ser lido aos poucos, com cuidado, estudando, sentindo... Amo livros de contos, e só de imaginar ver contos narrados por animais, serem levados tão a sério, já sei que vou amar. Parabéns pela resenha! E obrigada por me abrir os olhos para esse livro lindo!
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  22. Oi Mi!
    Tô super empolgado pra adquirir esse livro.
    Amo animais e ter uma história de tamanha representatividade animal é motivo de muita felicidade.
    Não sabia que eram contos,gostei!
    Parece ser uma história muito tocante,que vai emocionar muito.
    Preciso desse livro kkkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Nossa Mi, que resenha linda!

    Eu não tenho psicológico para um livro desses, acho que iria chorar do início ao fim... Antes de ter o Godão (meu gato rs) não era assim, acho que depois que me tornei tutora o sentimento mudou.. Sou mais empática à causa animal e nossa, esse livro deve transbordar lágrimas! rsrs

    FIquei curiosa, a capa é lindíssima (Darkside arrasando como sempre!), mas não sei se teria coragem de ler esses contos! rsrs

    Bjs! :*


    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir