Meio Mundo [Resenha Literaria]


Começo essa resenha dizendo que não teria um nome melhor para esse livro que Meio Mundo.

Em Meio Rei (para ler a resenha CLIQUE AQUI), vemos a jornada de Yarvi de volta a Gettland, com o propósito de se vingar dos assassinos de seu pai e irmão e tomar o que é seu de direito. Em Meio Mundo temos a continuação da história iniciada no primeiro livro, porém com foco em dois personagens de personalidades um tanto diferentes: Thorn Bathu e Brand.

Desde que seu pai foi morto, Thorn nutre o desejo de ser uma guerreira do reino. Já Brand quer ser um guerreiro para dar uma vida melhor à sua irmã. Os dois, de certa forma, alcançaram esse sonho, mas como já dizia a The Scientist (Coldplay): ninguém disse que seria fácil. Recrutados pelo, agora, Pai Yarvi, os dois se tornam tripulantes do navio Vento Sul, cruzando meio mundo (literalmente), a fim de conseguir aliados para uma futura guerra contra o Rei Supremo. Nessa viagem, Thorn e Brand irão descobrir que a Mãe Guerra e o Pai Paz andam lado a lado.

Thorn entrou na lista de mulheres fortes e maravilhosas que tive o prazer de encontrar nas leituras. Em Meio Mundo, é Thorn que vai recebendo o treinamento de um guerreiro de verdade - treinamento esse liderado por uma mulher. Adorei o fato que a personagem não foi super sexualizada por ser uma guerreira e mulher, como acontece em algumas histórias por aí. Ela aprendeu a ser mortífera utilizando seu corpo como uma arma.


Brand é um personagem super cativante também. Ele sempre quis ser um guerreiro, mas também queria que esse sonho fosse acompanhado com o “fazer o bem”, como sua mãe lhe disse. Gostei muito do “mocinho” da história ser um guerreiro de bom coração e ainda assim cometer alguns erros. Ninguém é perfeito.

E não pense que Yarvi não teve seu destaque. Esse livro se passa alguns anos após o término de Meio Rei e percebemos o quanto o personagem mudou desde a história anterior. Yarvi sempre utilizou sua sabedoria e inteligência como suas melhores armas e aqui não foi diferente. Todos seus passos são arquitetados nos mínimos detalhes. Teve acontecimentos que ele foi responsável que me deixaram de boca aberta. 

Em Meio Mundo, também temos descrições da vida dos guerreiros durante a viagem a bordo do Vento Sul. Muitos podem achar um tanto nojentas algumas cenas, mas eu achei interessantes elas terem aparecido. Em muitos livros de fantasias, lutas e viagem longas em navios são descritas como se fosse um mar de rosas. Joe as descreve como eu tenho certezas que seriam.

Nesse segundo livro, temos um pouco mais de cenas de ação, a maioria protagonizadas por Thorn. Também rola matar saudades de alguns personagens do livro anterior. Agora, algo que me pegou um tanto de surpresa foi um romance que surgiu durante o livro. No entanto, não pensem que esse detalhe estraga a história, muito pelo contrário. O modo como ele foi desenvolvido é um pouco fora do convencional e essa é a melhor característica dele.


A trilogia Mar Despedaçado não foca somente em guerras e politicagem. Ao seu lado, temos também uma história um tanto diferente de amigos, companheirismo e encontrar uma família nos lugares mais improváveis.

Meio Mundo deixou alguns ganchos que me deixaram super ansiosa para a conclusão da história em Meia Guerra.

FICHA TÉCNICA

Título: Meio Mundo
Autor: Joe Abercrombie
Onde Comprar: Amazon

Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Não curto muito esse tipo de livro, mas o enredo até que é interessante. Eu indicaria para as amigas sim.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/08/top-7-novidades-da-semana_18.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza,
    Ainda não conhecia essa trilogia ou o livro, mas pela sua resenha o autor soube manter o mesmo nível do livro anterior e os personagens ainda evoluíram de forma satisfatória. Gostei da proposta e fiquei tentada a dar uma chance.

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse gênero literário, não vejo a hora de começar a ler, já esta na meta do ano, haha.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    Vinte Outonos

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Apesar de não ler muito este tipo de livro, eu curto e estes livros da arqueiro são ótimos. Um dia quero ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luiza.
    Menina, bate aqui se você gosta de Coldplay <3 Eu amo demais essa música!
    Não sei bem se leria a obra mas gostei desse empoderamento da mulher, acho que muita gente que curte ver isso nos livros iria adorar a história.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luiza! Tudo bem? Um crossover desses, bicho! Adorei te ver por aqui, menina! <3 Mesmo você dizendo que o livro não é só guerra e política, eu já fiquei com vontade de lê-lo só por saber que tem guerra e política hahahahaha Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler essa série. A premissa dos livros é forte e sensacional, assim como os personagens parecem ter bastante garra. E até que os dois livros mantiveram a quantidade de páginas igualada né? É legal isso, quando o autor não se prolonga demais num volume, focando nos pontos principais de cada e mantendo a qualidade. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Hey, Lu!
    Arrasando por aqui também? Coldplay é vida! E "The Scientist" é puro amor <3
    Não conhecia essa trilogia. Mas já anotei aqui, porque como já deve ter percebido, é o meu estilo de leitura com certeza. Amei o título do livro! E só de você mencionar esse fato da protagonista badass e o romance não convencional, a curiosidade já foi ao pico! rs.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza, tudo bem? Sou novo aqui na área, mas já vou logo dizendo que to gostando de navegar pelo blog, um conteúdo desses, bicho! Sensacional!

    A história do livro me parece bem envolvente, bem do jeito que gosto e espero de uma boa narrativa, já quero ler e espero realmente gostar;

    E tô começando um novo projeto, tem pouco mais de um mês, se puder deixar a sua visitinha! Abraços

    http://www.bananices.com/

    ResponderExcluir