TOP 6 - Livros que passam verdadeiras lições


Existem livros que vão além de uma simples leitura. Eles nos passam lições valiosas (e não estou falando apenas de enriquecimento gramatical). São leituras que nos fazem refletir, capazes de provocar mudanças, mudar opiniões... Hoje trago seis livros que passam lições para a vida. 

Detalhe importante: não são livros de autoajuda!

Faça Amor, não faça jogo – Ique Carvalho


Não poderia começar minha lista com outro livro. Homens e mulheres de qualquer idade precisam ler e ponto final. Com textos emocionantes, o querido Ique (já conhecido por muitos na internet), nos ensina que no amor vale amar e não jogar. A lição mais valiosa que Ique nos passa é a de demonstrar amor. Seja na família, na amizade, no relacionamento; enfim, é preciso demonstrar agora, enquanto estamos vivos. O depois, ninguém sabe.

Ás vezes, as pessoas fazem jogo duro porque precisam saber se os sentimentos do outro são reais. Quantas vezes você quis dizer “eu gosto de você” e não disse? A pessoa diz sentir sua falta, mas não demonstra. Ela espera que você adivinhe, com seus superpoderes mentais, que ela precisa de você. Sabe, esqueça essa teoria de não dar moral. Se quer ligar, liga. Vai lá, tenta, quebra a cara, acredita. Então, viva. Sai dessa. Não viva desse jeito, de modo que você precise ainda esconder o que sente, só porque alguns “sábios” cuspiram que esse é o seu valor. Só porque algumas pessoas dizem que não se envolver é a melhor forma de viver.
O lado bom da vida – Matthew Quick


Como não tirar lições de um livro cujo personagem acredita em finais felizes? Além de ser inspirador, mesmo com suas loucuras e obsessões, Pat Peoples nos passa um verdadeiro mantra ao praticar ser gentil em vez de ter razão.

Já tentaram? Não? Então é hora de começar. Confesso que não pratico diariamente, mas em alguns momentos ser gentil em vez de ter razão traz resultados incríveis.
Estou praticando ser gentil em vez de ter razão.
Outra lição valiosa que o livro nos passa, é de enxergar sempre o lado bom da vida. Momento reflexão: por mais que tudo esteja indo por água abaixo, existe um lado bom. Pat também nos inspira a sermos mais otimistas.
Você pode fazer tudo que quiser se for otimista.
A Cabana – Willian P. Young


Por favor, não me olhem assim. Eu não sei em que acreditam, não tenho ideia da religião de vocês. Pra mim, que acredito em Deus, esse livro trouxe sim lições valiosas no sentido familiar, e no que diz respeito ao amor e perdão. E ainda, a enxergar que, por mais que as situações ruins tomem conta de nossas vidas, Ele ainda está ali, nos protegendo, basta confiarmos.
Deus não precisa castigar as pessoas pelos pecados. O pecado já é o próprio castigo, devora as pessoas por dentro. O objetivo de Deus não é castigar, Sua alegria é curar.
Extraordinário – R. J. Palácio


Esse livro é um dos meus prediletos da vida; passa lições de tantos tipos para pessoas de qualquer idade. A leitura me fez mudar o modo de “olhar” para as diferenças do próximo. Sou farmacêutica, trabalho numa drogaria, diariamente atendo pessoas portadoras de doenças diversas e também as saudáveis. Antes desse livro, eu olhava de maneira diferente para as doentes. Não com preconceito, mas aquele olhar de piedade, com aquela voz mais suave apenas por sentir que o outro estava sofrendo. Tem uma parte do livro (que não consegui encontrar, me desculpem por isso), em que August fala justamente dessa diferença no olhar e no agir. Foi um tiro no peito pra mim. Mudei completamente, pois enxerguei que por vezes tudo que uma pessoa quer é ser “olhada” com normalidade. Preciso contar que o resultado foi excelente. 
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.
Nós dois – Andy Jones


Todo relacionamento tem seus altos e baixos. Nessa obra, o autor retrata bem toda a intensidade e as dificuldades de um novo relacionamento. A lição aqui é: pra quê problematizar? Descomplique!!
O nunca dura muito mais que o para sempre.
Um instante de felicidade – Federico Moccia


Um livro leve, gostoso e despretensioso, que nos ensina que “a felicidade é composta de pequenos instantes”. Todos os dias, temos instantes de felicidade. Agora mesmo, tudo pode estar um caos, mas aposto que em algum momento algo (por mais simples que seja) te deixou feliz. Seja um sorvete, uma conversa ao telefone, uma mensagem inesperada... Foi essa lição que a leitura me trouxe. Sem contar que é super indicada para quem está saindo de um relacionamento. Também traz lições preciosas sobre essa fase.
O importante, quando o romance termina, é não ter uma recaída.
Bianca Gonçalves (também colaboradora do Pausa para Pitacos)
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

29 comentários:

  1. Oi, Bianca. Amei todas as suas escolhas.
    Já quis ler esse livro do Moccia mas vi uma resenha tão negativa que até fiquei com receio haha não li Extraordinário nem Nós Dois mas tenho um interesse neles, assim como não li A cabana mas já vi o filme e sei exatamente o que você sentiu com a história.
    Beijo
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã!
      Eu também li muita coisa negativa a respeito dessa obra. Acho que o problema é pra quem vai esperando por um grande romance. Não temos isso, é algo doce, reflexivo, que traz uma verdadeira viagem à Roma.
      Beeijos

      Excluir
  2. Oi Bianca!

    Morro de vontade de ler todos, e até agora não li nenhum que vida é essa?! =[ É mais falta de oportunidade mesmo, mas com certeza estão na minha wishlist.

    Da uma passadinha pra conhecer meu site.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor!
      hahahaha você precisa ler ao menos um desses! "Faça amor, não faça jogo" é o mais rápido #ficaadica
      Beeijos (estou indo agora te visitar)

      Excluir
  3. Olá Bianca, arrasou no TOP 6.
    Adoro quando autores conseguem passar lições através de uma trama bem escrita, e não sendo livro de auto ajuda.
    Extraordinário e a A cabana são meus favoritos, história para chorar e aprender basante.
    Pat é um dos personagens mais fofo que já li.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Eu já li a cabana e achei lindo, assisti o filme ontem e o lado bom da vida só assisti o filme.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Ainda não assisti ao filme "A Cabana". Sobre "O lado bom da vida", se curtiu o filme vai amar o livro rs.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Bianca,
    Eu adoro Extraordinário e os textos do Ique Carvalho.
    Aliás, eu adoro também a escrita do Federico Moccia, ainda não li este citado, mas está na lista de desejados. <3
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      Foi o primeiro livro do Moccia que li, espero poder ler outros ainda nesta vida rsrsrs.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, A Cabana eu não li o livro assisti o filme e foi emocionante o que dizer de Extraordinário uma história linda, emocionante e reflexiva os outros livros citados ainda não conheço vou deixar anotado aqui. Adorei o post!

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Ainda não assisti ao filme "A Cabana", mas espero fazê-lo em breve.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Bianca, como vai?
    Dos livros citados só li A Cabana, mas confesso que não me senti tocada da mesma forma que você, apesar de ter achado uma boa história. Dos outros, tenho vontade de ler Um Instante de Felicidade e Extraordinário. Gostei muito do post, pois é muito bom e compensador quando um livro nos toca desta maneira e através dele experimentamos mudanças interior. Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, estou bem e você?
      Eu estava num momento de muito rancor na época que li o livro. Acho que eu li aquilo que precisava ouvir, e por isso fiquei tão tocada.
      Obrigada, fico feliz por ter gostado.
      Beijos

      Excluir
  8. A Cabana e o Extraordinário é muito bom mesmo!

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. De todos só li o maravilhoso O Lado Bom da Vida, adorei tanto o livro como o filme. E concordo é mesmo inspirador e faz-nos reflectir sobre as nossas atitudes perante a vida :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderExcluir
  10. a cabana é um tapa na cara após o outro, impossível não rever seu relacionamento com Deus e com a fé depois de lê-lo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bianca.
    Desses o único que já li foi o do Ique e realmente todos precisam ler esse livro. Tenho um carinho todo especial por ele, e chorei muito quando o Ique teve quer ler o último texto.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Eu não consegui assistir o vídeo em que ele lê o último texto. Tenho um amor imenso pelo Ique, e não sei lidar rsrs.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi! Adorei a lista, a maioria está na lista para ser lido. Realmente são livros que passam grandes lições. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi Bianca!
    Não li nenhum desses, acredita? De todos, o que eu mais tenho curiosidade é "O lado bom da vida". Mas também vejo falaram maravilhas sobre "Extraordinário".
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii,
    Siiiiiiiiimmmmm, cara, Extraordinário trás uma lição de moral incrível. Eu simplesmente amo esse livro e todas as pessoas deveriam ler esse livro além de ser leitura obrigatória nas escolas <3

    https://dosedupladeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu amo A Cabana. Acredito que ele tem lições maravilhosas. Se tem um trecho dele que nunca esqueço é do Mark conversando com Jesus e Jesus fala que religião é complicado, Deus é simples. Eu concordo muito.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir