Anatomia de um excluído [Resenha Literária]


Anatomia de um excluído é um romance baseado no nono ano do ensino fundamental da autora. Andrea Portes fala que escreveu essa história porque queria poder voltar no tempo e passar uma mensagem para ela mesma. E é por isso que o livro traz um enredo totalmente adolescente e com uma narradora jovem que tem seus medos e inseguranças. 

Anika Dragomir é uma menina de quinze anos é a terceira garota mais popular da escola, logo depois de sua melhor amiga Sherri Schroeder e da mais cruel das meninas Becky Vilhauer. A protagonista é metade romena, loira, tem duas irmãs e dois irmãos e é a caçula dos filhos. Sua mãe é casada com um homem que ela acha um ogro. Além disso, trabalha meio período numa lanchonete juntamente com Sherri.


Se por fora Anika é uma garota popular e mega inteligente, por dentro ela é bem diferente. Por trás da aparência de perfeição, existe uma garota sombria, misteriosa e dominada por pensamentos estranhos. Ela guarda essa personalidade bem fundo, pois tem a certeza que se ela for diferente, Becky vai tornar sua vida um inferno.

E, para piorar mais as coisas, recentemente ela anda obcecada pelo garoto mais recluso de todos: Logan McDonough. Desde que ele apareceu na escola de lambreta, com um casaco de couro e de modo misterioso lhe oferecendo uma carona de volta para casa, Anika não consegue pensar em outra coisa, que não seja Logan. Ela acha uma loucura desperdiçar sua popularidade com um nerd como ele, mesmo que ele seja bonito, principalmente porque o crush mais desejado de todas as garotas da cidade, Jared Kline, acaba se interessando por ela. Dividida entre dois pretendentes, Anika vai se meter em várias confusões.


Como eu falei no início da resenha, Anatomia de um excluído é um livro extremamente adolescente, tendo como público-alvo os mais jovens ou aqueles que gostam muito de livros juvenis para conseguir ir até o final, mesmo com a excelente escrita da autora. Anika é a narradora da história e isso muitas vezes me deixou nervosa com suas atitudes e ideias. Precisei me desligar dos meus pensamentos e entrar na cabeça de Anika para conseguir entendê-la e acima de tudo compreender o propósito da autora. 

Em suma, o livro é muito bom, a autora traz no seu enredo mensagens importantes, principalmente para os adolescentes. Como por exemplo: seja você mesma, não ligue jamais com a opiniões dos outros e principalmente que tudo o que você acha, acaba não sendo o que você acha. Uma leitura rápida e fácil.


FICHA TÉCNICA

Título: Anatomia de um excluído 
Autora: Andrea Portes 
Onde Comprar: Amazon

Ariane de Freitas
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

11 comentários:

  1. Oie
    O livro me pareceu interessante, um tema bom e eu gosto de livros juvenis. Não sei pq ele não me chamou atenção, atalvez esta capa. Mas eu leria, depois de ler sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Tudo?
    Não conhecia o livro nem a autora, pareceu bem história de adolescente mesmo tenho alguns na família e vou indicar o mesmo. Agora viajei geral com o nome do "carinha", Logan, cara não consigo tirar a imagem do wolverine da mente, ainda mais que ele anda de moto..haha..Interessante dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu gostei desse livro e fiquei triste com os acontecimentos, já que agora ela não teria a chance de falar para uma pessoa como se sentia. Que bom que curtiu a história, realmente tinha coisas que também me deram raiva.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, o livro parece ótimo!
    Beijinhos
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  5. Será uma das minhas próximas leituras. Eu gosto do estilo juvenil, então acredito que vou gostar :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Achei interessante o fato de a autora ter escrito o livro baseado em suas próprias experiências. Gosto de leituras rápidas e fáceis, então acho que gostaria do livro!

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oláá! Tudo bem?
    Humm, eu gosto de livros assim! Ainda mais tendo mensagens importantes, fico ainda mais feliz! Vou procurar para ler ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e achei a temática muito interessante, adoro livros adolescentes, são sempre bons para passar o tempo, achei legal a autora escrever o livro como uma mensagem que ela passaria para ela mesma. Ótima resenha! ❤

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ariane!
    Gosto de livros adolescentes, principalmente quando passam uma mensagem legal! E o título chama bastante a atenção!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ariane! Tudo bem amiga?

    Adorei a originalidade do enredo e principalmente as mensagens que o livro passa. De fato gosto muito de livros do gênero e sim com toda certeza o leria, pois o livro tem me ganhado muito conforme vou lendo as críticas.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ariane.
    Apesar de não ler muito, eu adoro esse tipo de livro.
    Eles são ótimos para nos tirar de uma ressaca e normalmente são uma leitura mais rápida, né?
    Quem sabe eu dou uma chance para ele...
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir