Ecos [Resenha Literária]


Ecos foi lançado pela Darkside Books pelo selo Darklove, a autora Pam Muñoz Ryan usa como fundo para suas três histórias presentes no livro as grandes guerras do século XX. 

50 anos antes da Primeira Guerra Mundial, Otto compra de uma cigana um livro e uma gaita, e envolvido na história das três irmãs, Eins, Zwei e Drei, perde-se na floresta. Depois de algum tempo, o garotinho se encontra frente às personagens de seu livro, Otto deve ajudar as irmãs a se libertarem de uma maldição, suas almas devem ser transportadas dentro da gaita e deverá ser passada até que o instrumento ajude a salvar uma alma a beira da morte. O garoto encontra o caminho para sua família e leva junto sua gaita especial.

A gaita mágica e o amor pela música são as ligações entre as três histórias, cheias de música.

PARTE UM. OUTUBRO DE 1933 (TROSSINGEN-ALEMANHA)


Na primeira parte, Hitler acabou de se tornar Chanceler, acompanhamos o inicio de seus ideais no país, o apoio popular e o sofrimento daqueles que vão contra. Friedrich Schmidt é o personagem principal, um jovem que tem como sonho ser um maestro e sofre preconceito por uma mancha de nascença que cobre metade do rosto. Seu pai e tio o apoiam a se expressar através da música.

Trabalhando na fábrica de gaitas junto com seu pai e tio, Friedrich encontra uma um pouco mais antiga e que possuí um som diferente, mágico, sempre que tocava a gaita o ambiente se enchia de amor e harmonia. Porém, a família é pega de surpresa quando a irmã mais velha do garoto decide se unir a juventude Hitlerista, levando problemas para seus familiares. 

PARTE DOIS. JUNHO DE 1935 (FILADÉLFIA-PENSILVÂNIA)


Dois anos depois conhecemos os irmãos Mike e Frankie, quando perderam os pais foram criados pela avó, quem os ensinou amar música através do piano, quando ficou velha demais para cuidar dos meninos, os deixou no único abrigo que possuía um piano. 

Morando no Lar Bispo, os meninos temem serem separados pela diretora do lugar que queria que o irmão mais velho trabalhasse e o mais novo fosse adotado, ou iria para um lugar muito pior. Tudo muda quando um homem aparece buscando por crianças que saibam tocar piano e Mike e Frankie vão parar em uma casa onde passam a ter tudo o que sempre desejaram. Um dia, passando por uma loja de música, Mike encontra uma gaita diferente das outras, tinha sons únicos e encanta a todos, o único problema na vida dos meninos passa a ser a pessoa que os adotou não os querer por perto.

PARTE TRÊS. DEZEMBRO DE 1942 (CALIFÓRNIA-ESTADOS UNIDOS)


Já na Segunda Guerra Mundial, e pouco depois do ataque a Pearl Habor, o ódio pelos japoneses fez com que muitos tivessem que vender suas terras ou entregar aos americanos, além dos que eram mandados a campos de concentração. Ivy, uma garotinha mexicana e sua família foram enviados a um desses terrenos de famílias japonesas, o pai de Ivy deve cuidar da propriedade na esperança de conseguir uma nova casa.

Quando Ivy toca sua gaita, todos parecem se esquecer do sofrimento e das mortes trazidas pela guerra, e ela se sente mais próxima de seu irmão que foi enviado para lutar.


Ao final de cada história é impossível não precisar de alguns minutos para absorver tudo e imaginar que coisas semelhantes realmente aconteceram, é um livro que emociona bastante, nos deixa tristes em alguns momentos, mas a autora conseguiu trazer esperança e amor por meio da música, que acaba se tornando o personagem principal do livro.

Ecos possuí uma edição toda especial que faz com que o leitor entre nele através das partituras no início de cada parte. A história do livro de Otto em páginas especiais e até mesmo nas ilustrações e cores colocam o leitor dentro da floresta junto com as três irmãs amaldiçoadas. Mais uma vez a Darkside criou todo um universo especial para seus fãs com muito capricho, em capa dura e impossível de não chamar atenção por onde passar.

FICHA TÉCNICA

Título: Ecos
Autora: Pam Muñoz Ryan
Onde Comprar: Amazon

 

Rafaela Alves
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

14 comentários:

  1. Que maravilhoso! Os teores históricos e críticos perante preconceitos e ganância já causaram aplausos daqui. E essa conexão entre tempos com atos e consequências conectando as estórias, tornou ainda mais incrível e possível de unir entrelinhas reflexivas super interessantes. Essa personificação da música é um ponto belíssimo também, afinal, ela pode servir como metáfora para tantas noções, não é?

    semquases.com

    ResponderExcluir
  2. Oie
    O livro parece ser lindo, diagramação perfeita. Confesso que fiquei com receio de ler este livro, o ultimo que li da editora eu tinha muitas expectativas e acabei me decepcionando um pouco.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafa!
    Eu via esse livro e nem sabia do que se tratava. Gostei muito dessa capa maravilhosa e mais ainda da premissa da história. Vou dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante
    Participe do sorteio de aniversário do Pausa Para Pitacos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rafaela. Tudo bem?
    POr estar lendo o livro não li a resenha toda e pulei para saber sua opinião no geral. E que bom que é positiva porque eu estou endo e amando! E chorando também rs.
    Estou na segunda parte, indo para a terceira agora e está sendo muito gostosa a leitura.
    A edição realmente é brilhante e nos insere no cenário perfeito.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!

    Eu tenho, mas ainda não tive oportunidade para lê-lo! Adorei a resenha, já deixei na fila dos próximos a ler!

    Vem conhecer meu site: www.cafeidilico.com

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não tinha dado muita atenção ao livro, mas agora me interessei! Gosto de histórias que se passam durante a guerra e a resenha despertou minha curiosidade :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafa, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem consigo entender porquê... A capa é linda e a história une os elementos que sempre me chamam atenção, música e guerra. Acho que nunca li nada assim, então fiquei muito curiosa para conferir. Ótima resenha, obrigada pela indicação.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rafa

    Eu ri aqui que o nome das irmãs é um, dois e três! hahahaha
    Eu não curto muito a proposta, dificilmente leio coisas com algum teor sobre alguma guerra, mas compraria o exemplar apenas por conta da edição, que está perfeita!!!

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Nossa que legal essa de ter três história que envolvem música, principalmente em três guerras diferentes. Gostei bastante e me deu muita vontade em ler ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa!

    Não conhecia o livro, mas já quero ler! Amei a capa (as edições da Darkside são sempre lindas) e achei muito legal ter todo esse contexto histórico no livro.

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafaela!

    Eu evito ler livros que abordam temas de guerra, mas tenho lido tanta resenha positiva sobre esta obra que não vou resisti e vou ter que ler, eu gosto da premissa, parece ser um livro triste mas com um toque delicado e especial. Essa edição esta maravilhosa <3

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  12. A DarkSide capricha mesmo com as suas edições né? Olha essas páginas que lindas, e a capa então.. <3 adorei a resenha, não conhecia muito sobre o que tratava o livro e me interessei bastante pela história, certamente é daquelas que emociona e envolve o leitor

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu comprei esse livro só pela capa e edição maravilhosa do livro, não sabia bem o que se tratava. Fiquei bem curiosa em ler o meu exemplar, parece que vale a pena.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Rafa! Já havia visto fotos desse livro por aí, mas é a primeira vez que vi ele por dentro. Suas fotos ficaram maravilhosas! Não gosto muito de livros desse tipo, o que foi ainda melhor, pois a sua resenha me ajudou a conhecer um pouco.
    Beijos
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir