Graça e Maldição [Resenha Literária]


Todos acreditam que os Grace são uma família de bruxos, afinal de contas um ser humano normal dificilmente tem tanta beleza e carisma, além de muito dinheiro, especialmente quando isso se aplica a toda a família. Em Graça e Maldição da autora Laure Eve, vamos conhecer Summer, e os gêmeos Thalia e Ferin, através dos olhos de River Page, uma recém-chegada a cidade e a escola, sobre quem as pessoas não sabem quase nada. 

Logo de início a garota já mostra sinais de que não é uma pessoa normal, especialmente porque ela diz querer se tornar uma Grace com um fervor que não parece nada saudável. Aos poucos vamos perceber seus reais motivos, que vão muito além do interesse romântico em Ferin. 

Quando River finalmente consegue a atenção do trio, especialmente de Summer, a irmã mais nova e da mesma idade de River, todos os seus passos são medidos com o único propósito de não perder essa amizade e conseguir se aproximar cada vez mais desta família tão enigmática, algo não tão fácil de se conseguir, uma vez que os Grace não possuem nenhum amigo realmente próximo, apesar de viverem rodeados de gente que os bajulam.


Existe um pequeno detalhe que pode atrapalhar os planos românticos de River, uma maldição acerca da misteriosa família que envolve relacionamentos deles com pessoas “normais”. A maldição determina que se um Grace se envolve com alguém de fora do círculo, algo de muito ruim vai acontecer com um dos componentes do casal, seja um Grace ou a pessoa com quem ela tenha um relacionamento. É claro que River vai fazer de tudo para quebrar a maldição e poder viver seu conto de fadas, pois apesar de a magia ser algo real no mundo deste romance, existem muitos segredos que vão atrapalhar o caminho da protagonista. 

Durante uma boa parte da história senti que os protagonistas na verdade eram os irmãos Grace, uma vez que tudo que River faz é em função deles, mas aos poucos fui percebendo que na verdade ao falar tanto nos irmãos e de seus sentimentos com relação a eles, River nos revela sua personalidade e nos dá dicas de quais são seus verdadeiros objetivos, sendo ela a real protagonista do livro. 

Devo confessar que fui enganada em alguns momentos, acreditando que o enredo estava sendo direcionado para um caminho, mas na verdade, não tinha nada a ver com o que eu imaginei. A trama tem muitos altos e baixos, e os baixos são de amedrontar de verdade, pois as reações mais drásticas são em momentos que você não esperava e totalmente fora de proporção, vindas de personagens que você até esperava algo além do que havia sido apresentado, mas não como o que realmente acontece. Alerta psicopatas na área!


E com isso, posso destacar o que para mim é o ponto mais positivo deste livro, a escrita de Laure Eve. Apesar de não me relacionar com os personagens durante a leitura, ou ao mesmo ficar intrigada por eles, a narrativa é tão fluida que quando você percebe já leu 100 páginas rapidinho, então se você está com medo de conhecer a obra por ser uma autora desconhecida do público brasileiro, pelo menos com relação a isso pode relaxar, pois não se trata de uma escrita arrastada. 

Graça e Maldição nos é apresentando como um thriller, mas como leitora só fui sentir que estava lendo uma história com leves toques de suspense, lá pelo último 1/3 da obra. Isso porque nos primeiros 2/3, apesar da obsessão de River ser bem assustadora, o livro tem mais uma atmosfera de YA do que de thriller realmente. O plot twist da história só vai ocorrer lá pelo final, quando eu acredito que se tivesse sido inserido antes, teria gerado um mistério bem mais interessante, a minha percepção é a de que a autora fez isso para render a publicação do segundo livro, que já tem lançamento previsto para janeiro/2018 em inglês, as informações que consegui no Goodreads é de que será uma duologia. 

Essa informação não consta em nenhum lugar no livro, ou seja, capa, orelhas, ficha catalográfica, etc, o que considero uma falha tanto na publicação original quanto na publicação brasileira. Eu pessoalmente detesto quando as editoras fazem isso, nos levando a nos interessar por um livro que acreditamos ser volume único, quando na verdade pode ser uma duologia, trilogia ou série.


Apesar da capa muito bonita e de uma diagramação agradável para a leitura, este aspecto me irritou bastante, pois só fui descobrir que não seria volume único quando fui adicionar o livro a lista de currently reading no Goodreads. Fica a lição para a vida, olhar sempre no Goodreads antes de solicitar ou comprar um livro para saber se é série ou volume único. No cadastro do livro do Skoob também não tem registro dessa informação.

FICHA TÉCNICA

Título: Graça e Maldição
Autora: Laure Eve
Onde Comprar: Amazon

 

 Luciane Leite
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários:

  1. Gostei da resenha Luciane. A temática do livro me atraiu bastante e é uma pena que não tenham deixado claro que se trata de uma duologia. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Bem chato mesmo quando a editora não mostra ao leitor que o livro faz parte de uma série/duologia :/ e também fiquei meio divida quanto aos pontos positivos e negativos. A escrita da autora pode ser boa e envolvente, mas não se conectar muito com os personagens é complicado, principalmente quando todos parecem meio doidos hahaha pela capa eu imaginaria uma história bem diferente também. Adorei a resenha e a sinceridade!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã do gênero, mas que capa mais lindaaaa! E é péssimo quando do nada a gente descobre que tem continuação né? Deveria estar estampado o numero 1 pelo menos no Skoob!

    Beijoss
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  4. Oiê...
    Eu também acho a capa do livro bem bonita. A história em si, não me chamou atenção. Eu fico indignada, quando compro um livro que parece ser único e depois descubro que não e pior não se ouve falar nada sobre a continuação... enfim... Xero!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luciane!
    Eu já vi esse livro várias vezes e fico namorando a capa.
    Não tinha lido nenhuma resenha ainda e nem procurado saber sobre o que ele tratava, mas me interessei bastante.
    Também odeio quando as editoras não deixam um aviso de que o livro não é único, porque sempre me apaixono por alguma capa de série, só pode ser de proposito!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Oi
    realmente a revelação do final poderia ter acontecido antes, até gostei de ler esse, mas não foi a minha melhor leitura, a obsessão da protagonista me incomodou muito.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciane,
    Que pena que tem muitos altos e baixos. Confesso que até tinha me interessado, mas acho que vou deixar passar... :(
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, que história instigante fiquei super curiosa para descobrir essa maldição que envolve a família e se River vai ter um amigo de verdade.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir