Maurício - A história que não está no gibi


Biografia e autoajuda são gêneros que pouco leio, principalmente autobiografias porque sempre acho que existe um exagero por parte do autor que vai contar a própria vida, afinal, é difícil falar mal de si mesmo e a tendência é sempre amenizar os defeitos e problemas. No entanto, felizmente, não é o caso de Maurício - A história que não está no gibi, publicado pela Editora Sextante. O autor conseguiu ser real, sem amenizar seus defeitos, fazendo uma reflexão bem bacana sobre sua vida e carreira.

Mauricio de Souza é sem dúvida um dos meus autores preferidos de todos os tempos, foi graças a ele que eu tinha com o que me entreter nas tardes tediosas de domingo, lendo gibis ou fazendo as atividade do Almanaque da Turma da Mônica e mesmo agora com 33 anos continuo conectada com os personagens do autor, seja pelos vídeos do Mônica Toy (que sou viciadíssima) ou pelas excelentes Graphic Novels. Ler a história de vida desse homem incrível foi uma experiência gratificante e muito bom para entender um pouco da personalidade e perseverança de Maurício.


O livro começa falando da infância do autor que não foi das mais pobres, mas também não foi das mais ricas. Filho de comerciante, Maurício acompanhava o pai na barbearia, na rádio e todas as aventuras que seu pai embarcava, um homem repleto de ideia não finalizadas. E parte dessa criatividade o autor parece ter herdado do seu pai, mas ao contrário dele, Mauricio sempre foi mais estável, teimoso e persistente. Foi com certa angústia que li os momentos mais difíceis de sua vida, quando ele sai da Folha de São Paulo para viver seu sonho e passa um bom tempo desempregado e com filhas pequenas para alimentar. E foi com felicidade que acompanhei a história do seu crescimento.

Mais do que contar sua vida, Maurício nos dá uma aula sobre o mercado editorial e gibis, conhecemos um pouco dos bastidores dos jornais durante as décadas de 70 e 80, conhecemos curiosidades sobre o jornalismo, a forma como a ditadura afetou seu trabalho e como Maurício descobriu a importância do marketing para o seu produto e boa administração de empresas. Algumas curiosidades sobre a vida do autor também ficaram marcadas como fato de ter sido um excelente aluno, mas ser reprovados três vezes em matemática por um professor rancoroso. O divórcio do primeiro casamento, a viuvez no segundo e como conheceu Alice e se envolveu com ela, mesmo ambos comprometidos. Maurício não finge ser perfeito, assume sua forte personalidade e isso foi bem interessante na biografia.


Talvez os fãs como eu já soubessem as origens dos personagens da Turma da Mônica, mas certamente o livro mostra bem mais informações, principalmente no aspecto empresarial e editorial. Mauricio de Sousa tem uma história de vida incrível e só por isso a leitura já valeria a pena, mas indo um pouco mais além, o autor nos fornece uma aula sobre gibis e administração que vale muito a pena ser conferida. 

Terminei a leitura muito mais fã do que já era e com muito mais orgulho de ter um autor nacional de grande porte como o Mauricio de Sousa no país.

FICHA TÉCNICA

Título: Maurício - A história que não está no gibi
Autor:Maurício de Sousa
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Oi Mi! Eu não leio quase nada de biografias, mas do Mauricio eu adoraria conferir. Tenho muita vontade de saber mais sobre a jornada dele.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi. Eu também não leio auto biografia, acho tudo muito maçante, sem contar que acho uma certa "prepotência" do autor sempre quando escreve sobre ele mesmo, maaaaaas, é o Maurício de Sousa minha gente, é claro que eu iria ler. Ele mudou completamente minha vida e se eu gosto de ler hoje é graças aos gibis dele.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi, tudo bem?
    Eu não gosto muito de biografia :( E vi essa edição, ela está lindíssima!!!
    Eu lia bastante a Turma da Mônica quando era pequena, agora já não leio tanto assim ;x


    Beijos :*

    Say My Book

    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Eu sou muito fã dele também! Assisto Turma da Mônica até hoje! <3
    Quero muito ler a biografia dele, fiquei super curiosa!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Olá Michele, tudo bem?

    Tb não sou muito fã de autobiografias, pelos mesmos motivos que você citou, mas no caso do Maurício eu com certeza farei uma exceção, estou bem curioso para ler esse livro! Na Bienal do Rio de 2015 tive a chance de conhecer ele de perto, e fiquei mais fã do que já era! Sempre fui apaixonado pela Turma da Mônica, esse é um cara que eu respeito demais!

    Abraço!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mi!
    Não sou muito fã de biografias não, mas acho que arriscaria essa. Sempre gostei da Turma da Mônica e seria legal saber mais sobre o criador.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mi!

    Também não curto muito biografias, mas achei superlegal o fato de o autor ter falado de sua vida de uma forma realista. Quero muito ler Uma viagem inesquecível, que tem personagens da Turma da Mônica como protagonistas!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi,Mi!
    Eu sou completamente apaixonada por Mauricio. As histórias da turma da Mônica fizeram parte da minha infância, adolescência e até hoje eu me pego lendo histórias de vez em quando.
    Eu amei a resenha e esse é um livro que eu com certeza vou procurar pra ler.
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Olá Mi, tudo bem?
    Eu também lia muitos gibis na infância, mas confesso que, não sei muito sobre a criação, por trás das histórias e tal. Acho que esse livro é uma leitura super válida e eu até que gosto bastante de biografias. Pretendo lê-lo em breve porque no momento, está um pouquinho caro...rs.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir