As cores do Amor [Resenha Literária]



As cores do amor da autora brasileira Camila Moreira é um romance erótico publicado pela Editora Paralela, selo da Companhia das Letras. Se trata de um spin-off de 8 Segundos, livro publicado inicialmente na plataforma Wattpad, e que euzinha tive o prazer de acompanhar praticamente desde o começo até o fim, aguardando a cada semana ansiosamente a publicação de cada capítulo. Quando o spin-off começou a ser publicado, inicialmente como A cor do amor, eu já estava bem desanimada com as leituras na plataforma e não acompanhei, não sei nem se foi integralmente publicado por lá. 

Desta vez vamos viajar para o interior para acompanhar a história de Henrique Montolvani, que foi antagonista de 8 Segundos, sendo inclusive usado por Pietra para causar ciúmes em Lucas. Criado para assumir o lugar do pai na administração de uma fazenda e de toda a fortuna do pai, esconde seu verdadeiro eu até mesmo de pessoas próximas, exceto de seu amigo Rodrigo. 

Mesmo formado em administração, o rapaz se nega a assumir os passos do pai, sendo considerado por este como uma grande decepção. Morando por conta própria, sem a mesada do pai e como uma irrisória herança deixada pela mãe, ele decide trabalhar com sua verdadeira paixão, que são os carros, mas sem a formação almejada de engenheiro, ele acaba trabalhando como mecânico na única oficina local. O rico herdeiro não tem vergonha da profissão, mas por medo de represálias do pai, exerce sua função praticamente escondido. 


É neste momento de sua vida que durante o casamento de Lucas e Pietra que ele conhece Sílvia, amiga de faculdade e madrinha de casamento do casal. Linda e cheia de personalidade, ela logo atrai os olhares de Henrique, que vivendo a vida de solteiro ao máximo não hesita em chegar na moça durante a festa, mas se perdendo posteriormente, o que parece que iria acabar na cama, acaba sendo encerrado com um único e ardente beijo. 

Como um bom romance erótico, é claro que tem que ter um empecilho para o romance dos dois, e como isso não é segredo, é a cor da pele da moça, que é afrodescendente, além de umas burradinhas de Henrique, que vão atrapalhar o relacionamento dos dois. Enzo, o pai de Henrique, é um homem extremamente racista e preconceituoso, situação que fica bem clara logo no prólogo do livro, quando o protagonista, ainda criança, fica em segundo lugar na turma, atrás de uma menina negra, e por isso, é ridicularizado pelo pai. 

Henrique não herdou este traço do pai, sendo este inclusive mais um dos motivos para que o velho o menospreze. Quando ele conhece Sílvia, a cor de sua pele não afeta em nada o desejo que este sente pela mulher, mas ele sabe que jamais poderia apresentar ela como namorada, o que eventualmente acaba acontecendo e dando início a luta dos dois para ficarem juntos. 


Eu achava que esta questão racial fosse abordada mais pelo lado de Sílvia e sua luta para se firmar como fisioterapeuta, mulher e negra na sociedade, mas logo de cara percebi que seria a luta com o sogro e tive que abrir minha mente e não me arrependi. A verdade é que apesar de retratar situações revoltantes vividas entre Enzo e o filho e entre Enzo e Sílvia, o livro é mais focado no casal mesmo, que é exatamente o que eu espero de um romance erótico e foi justamente isso que me foi entregue. 

Isso não quer dizer que Sílvia seja uma protagonista apagada, de forma alguma, mas a questão racial é abordada apenas quando se trata do sogro, deixando o casal para ter problemas que não tem nada a ver com a cor da pele dos dois. Ela ser negra acaba afastando os dois, por motivos que eu não imaginei e gostei do plot que a autora inseriu na história. 

Para quem conhece o trabalho da Camila, sabe que ela escreve cenas eróticas bastante explícitas, então se você não curte o gênero, este certamente não é um livro para você. Por outro lado, se você gosta de romances picantes, com boas doses de drama e/ou comédia, As cores do amor é o tipo de livro que entrega isso de forma bastante satisfatória. Como eu disse para uma amiga, é o tipo de história que vai dar um calor na bacurinha ou fazer você ficar com as bochechas coradas, depende do nível de envolvimento com a leitura. 


Mais uma vez ela não deixa os personagens secundários apenas de enfeite nas cenas, e nos conta suas histórias, sem que os protagonistas percam o brilho. É assim como ficamos sabendo dos destinos do casal Pietra e Lucas, Mariana e Pedro, e do melhor amigo de Henrique, Rodrigo. Eu amo quando os autores criam personagens que não ficam isolados, como se a vida do casal começasse apenas quando os dois se conhecem, e Camila sempre demonstra este cuidado, o que por outro lado...

Gente! Ela precisa escrever mais um spin off, porque a vida do Rodrigo terminou confusa e aquele Epílogo envolvendo personagens novos, não vou contar quem para manter o suspense, foi maldade. Já poderia criar mais três livros só aí, fica a dica para a autora e a editora.


Se eu recomendo a leitura? Acho um pouco óbvio dizer depois da frase acima, mas É CLARO!

FICHA TÉCNICA

Título: As cores do Amor
Autora Camila Moreira
Onde Comprar: Amazon

 
Luciane Leite
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Oi Lu,
    Já li o outro livro da autora e fiquei bastante satisfeita. Ainda não consegui ler esse mas tenho curiosidade, apesar do que você comentou acho que se ela queria abordar a questão racial, poderia ter pego mais trechos e não só relação sogro-nora, mas enfim. Sobre as cenas hot se forem do mesmo jeito do outro tudo bem, porque tem um plano de fundo a história, agora se for só isso ai não faz meu tipo.rs
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já me falaram muito bem dessa autora, tenho uma amiga que ama demais 8 segundos e eu desde sempre sou louca pra conhecer a escrita da Camila. Espero conhecer em breve!!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu!
    Eu já vi algumas opiniões não muito boas de 8 Segundos, mas sobre esse livro foram todas bem positivas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Olá Lu! Tudo bem?
    Eu não curto muito romances eróticos, só quando tem um algo a mais (tipo fantasioso) na história hehe mas fico muito feliz de ver uma autora nacional fazendo sucesso assim ao ler a sua opinião ^^
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiii Lu
    Eu só li Para sempre Valentim da Camila. Que é um conto que está liberado na Amazon. E confesso que ameiiiiii. Estou para receber ABC do amor que tb tem conto dela. E pretendo ler esses dois em breve.
    Adoreiiii a sua resenha e gostei do enredo no modo geral.
    Beijos
    Ari

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu!
    Eu tenho sérios problemas com a Camila haha
    Ela me prende e eu gosto da leitura, mas só no final. Sempre me estranho com a escrita dela no começo dos livros haha
    8 Segundos foi o primeiro livro que li dela e não sabia que esse era um Spin-Off, mas agora já está até na wishlist hahaha
    Sua animação com a trama me deixou animada também, principalmente com essa possibilidade de novos livros... Será? haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir