Antes que eu vá [Resenha Literária]


Sam acorda no dia de San Valentin, reclama de sua irmã que mexe em suas coisas, mal fala com os pais e sai de carona para escola com sua melhor amiga Lindsay. No caminho pegam Elody e Ally que também vão de carona. Na escola, Sam recebe muitas flores, uma do seu namorado popular Rob e até mesmo de seu antigo amigo Kent. No refeitório, Lindsay e ela tiram sarro de Juliet Sykes, chamando-a de psicótica. No fim da noite Sam está ansiosa para perder a virgindade com seu namorado e todas vão a festa na casa de Kent! Juliet aparece chamando as quatro amigas de cachorras, mostrando seu ódio maior a Lindsay, todos jogam cerveja na cara de Juliet que sai correndo humilhada. Sam não transa com namorado e na volta pra casa algo atinge o carro das meninas e Sam sente que morreu.

Dia seguinte: Sam acorda e é dia de San Valentin novamente. Por repetidas vezes vemos a protagonista voltar ao mesmo dia, tentando entender os motivos de estar presa no tempo. A princípio, Sam acredita em Déjà Vu, mas na segunda vez passa a ter certeza que algo está muito errado, ela tentar fazer o que acha que é certo, mas ainda assim permanece presa no mesmo dia. A protagonista passa por um momento de revolta, para só depois então começar a perceber que precisa valorizar as pessoas que realmente a amam e dar valor a coisas mais simples da vida.


Sam é uma adolescente bastante fútil, extremamente ligada às aparências, que tira sarro dos outros por embalo, principalmente por conta de Lindsay. Sam não sabe porque precisa rir da cara de Juliet ou achar engraçado as ofensas nas paredes dos banheiros e qual a importância de receber tantas rosas e ser admiradas pelas pessoas. E Rob? Será que ela realmente gosta dele e ele dela? Todos esses questionamentos são feitos pela protagonista ao longo do livro de Lauren Oliver.

Embora as repetições não deixem o enredo repetitivo, já que a cada volta de Sam novos acontecimentos ocorrem, a narrativa tem muitos detalhes dispensáveis, mas ainda assim me agradou. Gostei de ver o envolvimento aos poucos de Sam e Kent e o amadurecimento da personagem ao longo da história. Sam começa como uma garota boba e termina mais madura tendo uma visão completamente diferente da vida. Gostaria que o final fosse outro, mas acredito que é condizente com a história. Outro destaque na trama é Lindsay que esconde vários segredos e apesar de toda fragilidade que ela esconde, a garota não conseguiu de forma alguma ter minha simpatia.


Antes que eu vá é um drama adolescente com uma boa pitada de ficção e com uma história no mínimo curiosa, afinal, a protagonista está presa no mesmo dia por várias vezes. A obra tem um bom desenvolvimento da personagem principal e da trama. Vale lembrar que o livro teve uma boa adaptação para os cinemas, tendo um roteiro ágil que nos prende até o fim.

FICHA TÉCNICA

Título: Antes que eu vá
Autora: Lauren Oliver
Para ler a resenha do filme CLIQUE AQUI
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima

Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Essa é a primeira resenha deste livro que leio, não sabia muito sobre o enredo da história, mas fiquei curiosa para conferir, era pra sair um filme também né?

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi! Não consegui ler o livro e nem ver o filme até agora, mas esta é uma das minhas autoras preferidas e pretendo remediar isso em breve. Bom domingo! Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro. Quando ele foi lançado em 2011 ganhei um exemplar num sorteio. Li e me apaixonei. Acabou que perdi aquele exemplar, mas tenho outro, que li esse ano. Eu amo ver o amadurecimento da Sam ao longo do livro. E o Kent é o ser humano mais fofo ever.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi,
    Tinha me preparadoo para ler esse livro, esse ano, mas não rolou.
    Gosto da proposta, mas acho que ia preferir morrer do que viver num loop assim rs

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Eu comecei a ler o livro, mas por algum motivo não terminei. Mas confesso que eu adorei a escrita da autora. Quero super ler e assistir o filme.

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi mi, adorei a resenha. Ainda não cheguei a ler o livro, mas pelo enredo, acredito que não conseguiria ler até o final.
    Beijinhos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mi.
    Eu nunca li nada com esse looping, mas eu me incomodo demais com protagonistas desse tipo, se eu não pegar simpatia por ela no início, dificilmente vou gostar da tal pessoa, mas ainda assim quero ver o filme, porque parece ser bem legal.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  8. Não li o livro, vi apenas o primeiro filme e confesso que ele não me surpreendeu. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Curti bastante esse livro, já assisti até o filme!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir