O Problema do Para Sempre [Resenha Literária]


Não é a primeira vez que faço uma resenha com medo. Medo de “falar demais” e estragar o grande momento do livro, é ruim escrever vigiando as vírgulas, mas nada me faria tirar o prazer das pessoas que estejam interessadas no livro O Problema do Para Sempre de Jennifer L. Armentrout

Muito mais que um romance, um drama, o livro é uma análise feita pela protagonista Mallory Dodge, uma garota de 17 anos que até os 13 viveu em um lar temporário com guardiões abusivos e por isso aprendeu, da pior maneira possível, que o silêncio era a maneira mais inteligente de não sofrer mais uma agressão. Aos 13 anos, depois de um trágico e triste acidente na casa dos guardiões, Mallory foi adotada por pais amorosos que deram condições favoráveis para que ela começasse a superar todo o horror de sua infância. Sentindo-se pronta para enfrentar suas dificuldades, Mallory acredita que está na hora de ir para uma escola pública ao invés de continuar estudando em casa. As únicas pessoas com quem Mallory se abre é com o seu terapeuta e com sua melhor amiga Ainsley, mesmo assim, com sua amiga ela nunca se abriu totalmente e apesar de saber que seus pais adotivos compreendem muito bem sua situação, ela fica totalmente travada ao conversar com Rosa e Carl e concorda com todas as decisões que eles tomam. Afinal, a protagonista sabe que eles lhe querem muito bem, lhe deram uma segunda chance de ter um lar, de ser amada e ter uma vida “normal” e ela valoriza muito tudo isso. 

Na escola Mallory encontra Rider Stark e a presença do garoto na vida dela não agrada nem um pouco os pais. Eles temem que ela se envolva com o passado novamente, que isso lhe traga mais problemas e quando Mallory volta a ter pesadelos com a época em que estava na casa de seus guardiões faz com que eles se preocupem mais com ela e tentem de alguma forma mostrar o quanto o caminho que ela está seguindo pode lhe trazer sofrimento. 


Mallory não quer ouvir, ela não quer continuar sendo aquela menina que não tem voz, que não consegue manter um diálogo simples com seus poucos amigos de escola, ela não quer ter medo de ir a festas, conviver com pessoas, conversar com elas sem ter medo. Ela tenta, nem sempre consegue, algumas vezes tem que abandonar suas vontades e seguir seus medos. 

O tempo todo ela está analisando como ela pode tomar atitudes diferentes que a façam se libertar das travas do trauma, ela quer ficar com Rider, mas quer que ele também mire em um futuro bom, que ele acredite também nele e assim seus pais também possam confiar nos dois juntos, mas quando eles vão a uma festa e Mallory passa por um momento muito assustador com terríveis consequências, seus pais adotivos ficam muito inseguros com seu relacionamento e também com a possibilidade de Mallory regredir, e é neste momento delicado que ela se choca com a maneira como vê Rider e precisa tomar uma decisão que mude para sempre o para sempre.


Eu adorei a sensibilidade com que Jennifer L. Armentrout trouxe para a protagonista, ao mesmo tempo em que mostrou a tragédia, a dor, conseguiu dosar com o encontro doce e terno dos dois adolescentes, mesmo com tantos problemas, tantas dúvidas, tanto drama, o romance, a leveza, a esperança não abandonam o texto e os personagens. Todos os sentimentos vividos por Mallory são muito bem explicados e me alcançaram com muita intensidade. Quando eu estava no meio da leitura precisei fazer uma pequena viagem, ir e voltar no mesmo dia, mas foram horas na estrada e durante quase todo o tempo eu só pensava em voltar pra casa e continuar a leitura. Este é sim um daqueles livros em que na sua ausência a gente sente falta dos personagens, talvez para sempre!

FICHA TÉCNICA

Título: O Problema do Para Sempre
Autora: Jennifer L. Armentrout
Onde Comprar: Amazon

 

  Marise Ferreira
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. Oi, Marise!
    Eu já vi muitos elogios à história, mas ainda falta algo pra me conquistar e eu ler...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções ativas e ganhe prêmios maravilhosos!

    ResponderExcluir
  2. Socorro que eu pensei que o livro tava rasgado mesmo HAHAHAHA. Eu ainda não tinha ouvido falar dele, mas olha, que resenha, hein? Fiquei aqui louca pra saber mais dessa história, já acho que vou me apegar muito na Mallory e gostar muito dos pais adotivos dela.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  3. Oi Marise
    Tenho lido resenhas mt boas sobre esse livro!
    Tá na lista mas lá pra freeente é que vou lê-lo!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii Marise!
    Que ótimo que vc gostou, pois ele estava na minha lista, agora eu quero mesmo é compra-lo.
    Beijos
    Ari

    ResponderExcluir
  5. Oi Marise,

    Adoro os livros da autora, a maioria das histórias que ela escreve eu já li. Esse livro está na minha lista de leitura antes mesmo de ser lançado por aqui. Só preciso de um tempinho agora.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Marise, sua linda, tudo bem?
    Eu sou fã dessa autora, ela é simplesmente incrível, por isso entendo o que sentiu. Não conhecia esse liro ainda e fiquei louca pela história. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não tinha ouvido falar desse livro ainda não, mas pela resenha parece ótimo! Bjs!
    https://www.beautyandvibes.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá MArise! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro.. e que nervoso dessa capa que parece estar rasgada né! hhaha mas isso que faz chamar ainda mais a atenção! gostei muito da resenha, parece ser tão cheio de sentimentos! quero saber mais da mallory!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quando vi esse livro pela primeira vez, já sabia que era uma daquelas histórias de fazer chorar.. e pelo que você falou, parece ser mesmo..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Marise! Sou fã da autora e estou ansiosa para ler este livro, pelas resenhas que li parece ser o mais delicado dela. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia e já estou mega curioso para ler este livro, a história parece ser muito boa =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Oi Marise.
    Eu gosto da escrita da autora. Não sabia sobre este livro, mas lendo sua resenha fiquei como muita vontade de ler. Vou colocar na lista.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir