Treze [Resenha Literária]



Treze é o primeiro livro da autora FML Pepper lançado pelo selo da Galera Record, a autora já é conhecida pelos leitores brasileiros por causa da trilogia Não Pare! Antes de Treze não tinha lido nada dela, mas já havia uma curiosidade enorme de conhecer o seu trabalho há algum tempo, por isso embarquei nessa jornada e não me arrependi.

Treze foi uma das minhas melhores leituras de 2017! E ele se tornou uns dos meus favoritos da vida! Amei a química explosiva do casal, Rebeca e Karl me fizeram sentir um turbilhão de sentimentos.

O livro tem o enredo narrado pelos protagonistas, por isso podemos conhecer melhor os dois. Rebeca é uma garota que perdeu o pai muito nova e foi criada pela sua mãe que é uma ladra. Por causa da profissão da mãe, Rebeca cresceu sem fé e se tornou uma hacker profissional, para ela invadir uma conta milionária não é nada, códigos para decifrar é com ela mesma. Portanto, sendo uma pessoa cética, quando a protagonista vai a um parque de diversões com sua melhor amiga Suzy, ela perde a compostura, já que a amiga resolve se consultar com uma vidente chamada de Madame Nadeje.


Ao voltar para casa, uma tempestade começa do nada e quando Rebeca está passando de carro próximo a um ponto de ônibus, ela vê Madame Nadeje parada na chuva e apesar de não gostar da tal vidente, ela sente pena e resolve dar uma carona para a mulher. Dentro do carro, as duas mulheres interagem e no final da viagem a cartomante resolve retribuir a gentileza de Rebeca. Ela despeja algumas previsões na protagonista e avisa que se ela continuar com seus planos, ela irá pagar o preço!

A princípio, Rebeca tem medo das previsões, porém esse medo não a impede de ir adiante e por causa dessa atitude, ela sofre as consequências e sua vida se torna um pesadelo. E a partir daí que a nossa protagonista começa uma vida nova, além de acreditar nas previsões de Nadeje e dar muita importância para elas.


Do outro lado dessa história temos Karl, um cara muito orgulhoso e lutador de MMA. Tudo o que mais ele quer é ser o melhor dos melhores, mas a vida lhe prega uma peça. Depois de ganhar a luta mais importante de sua carreira ele vai até a casa de sua namorada para entender sua ausência em sua luta e lá ele descobre que foi traído. Arrasado, ele sai a mil montado na sua moto e sofre um acidente. E quando Karl acorda no hospital, ele descobre que tem um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, por isso ele não poderá mais lutar. Determinado a esconder a doença de todos, o protagonista passar a ter uma vida tranquila e longe de brigas. Tudo vai indo conforme os seus planos, até conhecer Rebeca e por causa dela Karl é capaz de jogar sua precaução pelo ralo.

Confesso que no decorrer da minha leitura encontrei algumas semelhanças do enredo criado pela autora com outros livros. A personalidade de Karl me lembrou muito três personagens literários que amo (Landon Lucas Maxfield, Travis Maddox e o vampiro Rhage). Por causa dessas semelhanças, até a metade do livro, eu estava apenas gostando da história, mas depois eu passei amá-la. Pepper deu uma virada na trama que fez de Treze um livro perfeito e com um enredo incrível. Tem protagonista masculino explosivo, mas fofo; mocinha que não leva desaforo para a casa; escrita leve e fluída, cenas engraçadas e reviravoltas magníficas. 


O livro tem uma excelente edição, a capa é bem bonita e vale a pena lembrar que é um produto totalmente brasileiro. Escrito por uma autora brasileira e publicado por uma editora nacional. E na minha visão não perde nem um pouco para livros estrangeiros.

Antes de finalizar a minha resenha, tenho que comentar uma coincidência. Costumo ouvir músicas quando estou lendo, e uma música que eu escutei muito durante a leitura foi: End Game da Taylor Swift feat Ed Sheeran & Future. E a tradução caiu como uma luva e define muito bem Rebeca e Karl. Além disso, Treze é o número de sorte da Rebeca e da Taylor Swift!  Enfim, acho que irei adotar o número como meu número da sorte também!

FICHA TÉCNICA

Título: Treze
Autora: FML PEPPER
Onde Comprar: Amazon

 

Ariane de Freitas
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

14 comentários:

  1. Adorei a resenha, já fiquei com vontade de ler!!! Ainda não li nenhum livro da autora e acho uma boa iniciar com este.
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ariane, tudo bem??
    feliz ano novo!!!
    Amei a sua resenha de Treze, não vejo a hora de pegar o meu para ler, sério... eu adorei o enredo e a premissa da história, não tenho dúvidas de que vou gostar, porque amo a escrita de Pepper. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tem uma capa que me chama tanta atenção e me desperta curiosidade que me da muita vontade de ler..

    Feliz 2018 de ótimas leituras.

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ariane!
    Acho linda a capa desse livro. Eu li a trilogia Não Pare! da mesma autora e gostei, estou curiosa para ler esse.

    Feliz 2018!
    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ariane!
    Então.. Travis não é dos meus personagens favoritos. Não sei se iria gostar tanto do Karl por causa disso.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha, que bom que gostou do livro e foi uma leitura agradável! Feliz ano novo!Estou seguindo seu blog! Bjss

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ariane!
    Esse livro tem o estilo da Pepper:uma trama com reviravoltas impressionantes,personagens marcantes e ação o tempo todo com muitas descobertas.
    Precisa ler a trilogia Não Pare! que é incrível!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha Ariane. Fico feliz em saber que a leitura tenha sido satisfatória e que os personagens não deixam a desejar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ariane, tudo bom?
    Abandonei esse livro depois de um desgosto logo no começo da leitura. Achei bem errado da parte da Pepper usar aquele artifício :/

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ariane

    Travis Maddox é simplesmente o personagem literário masculino que eu mais ojerizo. E essa de ser explosivo, mas fofo, não cola comigo! Hahahaha
    Eu acho a autora super divertida, mas não leria esse livro, não é uma história que chame minha atenção, eu acho que ia passar muita raiva! Ahahhaha

    Beijos e Feliz 2018
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ariane.
    Eu li tantas resenhas negativas desse livro que acabei desistindo dele. Mesmo amando a capa e gostando da escrita da autora. E agora vendo os personagens que você comparou o Karl, acho que não vou querer ler mesmo. Não gosto de nenhum desses hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi Ariane
    Já comprei este livro na bienal, pois gosto muito da autora (da pessoa e da escrita). Esta é a primeira resenha que leio do livro e fiquei bastante satisfeita, até me deu vontade de passa-lo na frente de outros livros.
    Feliz 2018 para todos vocês do blog.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Janeiro, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ariane!
    Esse livro está parado na minha estante faz um tempo e eu nem sei o motivo disso haha
    Quero que ele seja uma das próximas leituras, ainda mais por você comparar ele com personagens que eu adoro <3 Os Maddox tem seus problemas, mas eu sou apaixonada pela série hahaha Espero que eu também me apaixone por Karl!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir