La Belle Sauvage [Resenha Literária]


Em sua nova série chamada O Livro das Sombras, Phillip Pullman nos leva de volta à Londres, alguns anos antes das aventuras de Lyra Belacqua e seu daemon Pantalaimon em A bússola de Ouro. O protagonista aqui é Malcolm, um garoto de 11 anos, muito esperto, curioso e inteligente. Junto com seu daemon Asta, ele ajuda seus pais na taverna e também às freirinhas em um convento que tem perto de sua casa. E é nesse convento que ele conhece a bebê Lyra. A bordo da sua canoa La Belle Sauvage e de uma companhia inimaginável, Malcolm vive aventuras pelos canais e rios de Londres, com o objetivo de manter Lyra a salvo.

Eu estava bem ansiosa por essa nova trilogia do Phillip Pullman. Foi totalmente diferente do que eu pensei que seria e ainda estou digerindo a leitura e os sentimentos que ela me trouxe. Não consigo decidir se gostei muito ou não.


O começo do livro é bem parado. Aos poucos, Pullman vai apresentando Malcolm, mostrando seu dia a dia e as pessoas com quem ele convive. O protagonista é uma criança inteligente, curiosa e muito prestativa, sempre que pode está ajudando quem precisa. Apesar de ter tornado o começo um pouco arrastado, gostei dessa abordagem de Pullman porque ele já deixa presente que o foco da história é Malcolm e não Lyra. 

Um ponto legal na história é a relação do protagonista com os adultos, destacando a Dra. Ralf e a irmã Frenella. Os adultos conversam com Malcolm de igual pra igual na maioria das vezes, respondendo suas perguntas sem má vontade. Interessante ver isso abordado em um livro, já que, geralmente, adultos não têm muita paciência para ficar conversando com crianças. 

Assim como Phillip vai nos mostrando Malcolm, em paralelo ele vai moldando o provável vilão de toda essa nova trilogia. Apesar de não ter aparecido muito, a sua presença e ameaça estavam sempre presentes. Pelas suas ações, principalmente nas referentes ao seu daemon, percebemos que ele é uma pessoa sem escrúpulos e disposta a tirar tudo - e todos - do seu caminho para atingir seus objetivos.


Além da companhia de seu daemon Asta, Malcolm conta com a companhia de Alice e seu daemon Ben. Os dois não se dão muito bem, mal trocando uma palavra com o outro. Porém, por causa de Lyra, uma amizade é forjada entre os dois. De início, não sabia muito o que pensar de Alice, já que só a conhecíamos pelos olhos de Malcolm. Assim como ele, vamos descobrindo um lado leal e corajoso da menina.

Como a história se passa uns dez anos antes dos acontecimentos A bússola de Ouro, quem não leu a trilogia anterior pode ler essa sem medo de ser feliz. Pra quem leu, temos alguns personagens da outra trilogia fazendo participações aqui. Um único detalhe que pode atrapalhar que não leu Fronteiras do Universo são prováveis spoilers que pode ocorrer na leitura e a familiarização com alguns termos, como Pó, aletiômetro, entre outros.


La Belle Sauvage foi um livro que eu esperava algo bem diferente, mas ainda assim deixa o gostinho de quero mais e a vontade de continuar as novas aventuras que nos esperam nessa nova trilogia.

FICHA TÉCNICA

Título: La Belle Sauvage (O Livro das Sombras #1)
Autor: Phillip Pullman
Onde Comprar: Amazon


Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários:

  1. Oi Lu,
    Sabe que eu sempre tive curiosidade em ler 'A Bússola de Ouro', mas nunca peguei os livros.
    O filme já assisti e até que gostei.
    Mas te confesso que não compraria esse livro pela capa e título! HAHAAHHA
    Apenas após recomendações.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fiquei tão dividida em relação ao caráter do protagonista. Estou louca para ler! Como sempre, mais uma resenha aprofundada e esclarecedora por aqui. Lindeza!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o livro, amei sua resenha :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie
    O enredo não me agradou muito, acho que não faz meu estilo. Aguardarei as próximas resenhas da série.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiii Luiza!
    Eu ainda não li nenhum livro desse autor, mas pretendo ler. Só louca para ler a série Bússola de ourologista. Principalmente com aseu novas capas.
    Então deixarei para ler O livro das sombras depois. Ameiii sua resenha.
    Beijos
    Ari

    ResponderExcluir
  6. Luiza, que bom te ver por aqui! Queria esses seus bonequinhos dos minions hahahaha Já o livro, não tenho tanto interesse em ler. Tanto é que quando ele veio nas opções para solicitar, solicitei outro rs Mas a capa é bonita! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro, mas por outro lado fico com um pé atrás, não quero me decepcionar com ele, pois adoro a trilogia de Fronteiras do Universo <3

    De qualquer forma amei a resenha!

    Beijão
    http://atocadalebre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Eu nunca li nada do autor, mas gostaria de começar pela trilogia já lançada. Eu vi apenas o filme A Bussola de Ouro, mas me avisaram que não é nada como o livro. Bjos!!! Feliz 2018!!!

    ResponderExcluir