O Touro Ferdinando [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de O Touro Ferdinando.


O Touro Ferdinando é uma animação baseada no livro homônimo do autor Munro Leaf e ilustrado por Robert Lawson, em que temos como protagonista um simpático touro que não quer saber de brigas, apenas viver em paz com suas flores.

Nascido em um local em que touros são treinados para lutar em touradas, Ferdinando (Duda Ribeiro na dublagem brasileira) se destaca por sua gentileza, meiguice e cuidados com as flores, mas depois de perder seu pai, o protagonista foge do local onde morava e encontra em Nina (Maisa, dublagem brasileira) e em seu sítio um local para ser feliz! E Ferdinando foi feliz até crescer, virar um touro gigante e não se conformar em ficar fora do festival das flores, invadindo a feira e causando um grande alvoroço. Suas atrapalhadas são mal-entendidas e Ferdinando acaba voltando para a Casa del Toro, lugar onde vivia na infância. Lá, o personagem encontra seus antigos amigos e faz novas amizades como a cabra Lupe (Thalita Carauta, dublagem brasileira) e os divertidíssimos ouriços, mas Ferdinando se recusa a lutar mesmo que isso implique ir para o abatedouro.


O longa é bastante engraçado, o tamanho e natureza de Ferdinando não combina com sua meiguice, o que gera cenas divertidas e às vezes uma enorme quebra de expectativas. Ver um touro enorme numa casa minúscula causa riso, ao mesmo tempo que temos toda a fofurice de Ferdinando ao cuidar de Nina, das flores e principalmente dos mais fracos. E junto com toda a fofura ainda temos boas cenas de ação, bem exageradas e surreais. No entanto, se tratando de uma animação, animais dirigindo nunca é algo questionável.

É sempre curioso ver um filme criticando aspectos culturais de um país, no caso, as touradas na Espanha. Embora o roteiro de Brad Copeland tenha sido bem sútil, é impossível não questionar o toureiro e suas espadas. Vale tudo pelo espetáculo, mesmo maltratando um animal? 


A sutileza da crítica às touradas combina com a leveza da animação, Ferdinando é um animal corajoso, inteligente, sensível e é difícil não ter empatia pelo personagem. Destaque para os secundários como Lupe que é uma cabra bem maluquinha e os ouriços que são espertos ladrões.

Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, O Touro Ferdinando tem personagens encantadores com uma clara mensagem de paz, amor e respeito pelas diferenças, um tema universal e por isso a obra original fez tanto sucesso. Um filme familiar que traz boas lições para crianças e adultos.

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: O touro Ferdinando
Título Original: Ferdinand
Diretor: Carlos Saldanha
Data de lançamento: 11 de janeiro de 2011

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Oi, Mi!
    Amo animações e você sabe! Achei interessante que essa se passa na Espanha. Diferente da maioria, que sempre se passam em algum lugar dos EUA.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Gosto tanto de assistir filmes infantis, acho que a gente fica mais conectado com aquele lado inocente, que acredita em magia e que vê o mundo de uma outra forma que a gente perde quando cresce. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. eu adoro animações <3
    acabei descobrindo essa por acaso em uma divulgação do youtube e desde então fiquei louca pra ver, mas ainda não tive a oportunidade.
    nem sabia q o diretor era brasileiro *U* legal
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi.
    Eu vi o trailer e ri muito com os ouriços, eles são super divertidos. Essa história lembra O Espanta Tubarões, já que a gente tem personagens que vão de contra sua "natureza", mas eu tenho certeza que vou gostar muito dessa história. Já ri no trailer imagina no filme.
    Beijo!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  5. Oieeeeeeeee Miiii
    Um Felizzzzzzz 2018 pra você e todos aí com saúde, amor, paz e sucesso <3

    Eu estou louca para assistir essa animação!
    Sou fã do Ferdinando <333
    Acho importantíssimo essa conscientização da extinção desse cruel "espetáculo" que são as touradas e da preservação dos animais, meu avô é de uma cidadezinha na Espanha chamada Granada e ele sempre diz que as touradas, apesar do aspecto cultural é um crime! Que é a maior judiação o maltrato aos animais e que tem até uma frase que diz mais ou menos assim: tourada é menos injusta quando touro e toureiro morrem juntos :/
    Com certeza vou me emocionar bastante com a narrativa <3
    Até já me identifiquei com a cabra maluquinha Lupe, é quase Luli né non??????
    Bjo enorme Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  6. Michele, eu estou doida para assistir a esse filme!
    É uma boa crítica sobre as touradas (que sou totalmente contra). É bom que mais pessoas assistam e tenham essa conscientização!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto muito de animações, no geral. Digo... não tenho paciência pra ver, dps que vejo acabo gostando claro, mas não tenho costume de pegar pra assistir sozinha (vejo muito com meus aluninhos). O Touro Ferdinando, além de tudo, por conta do assunto, me dá uma leve impressão de q eu vou chorar. kkkk Animaçoes tendem a fazer isso tb (não é por isso que não gosto rs) e eu tenho a impressão de que esse aí emociona por mexer num assunto bem delicado e triste, que são as touradas.
    Adorei a resenha! Beijão!

    http://www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica do filme vi ao trailer e fiquei encantada. Eu amo filme de desenhos e animações, é como se voltasse a ser criança.
    Beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi,
    Vi esse trailer quando fui assistir Extraordinário e adorei.
    Tenho um fraco por animações! HAHAHAHAHAHAHA
    Mas vou esperar sair na Net Now, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir