A Grande Jogada [Resenha do Filme]


Aaron Sorkin divide opiniões. Tem quem o ache talentoso e tem quem não gosta da maneira como ele escreve. Estreou muito bem com o roteiro de Questão de Honra, Malícia e Meu Querido Presidente e em seguida foi pra TV, onde trabalhou em Sports Night e na aclamada West Wing. Ganhou um merecido Oscar de melhor roteiro adaptado pelo ótimo A Rede Social de David Fincher e foi indicado por O Homem que mudou o Jogo. O seu excelente roteiro para Steve Jobs dirigido por Danny Boyle foi o que faltava para que ele desse um passo mais importante: a direção de um longa metragem.  

E ele o faz brilhantemente neste A Grande Jogada (Molly's Game). Adaptação do livro escrito pela ex-esquiadora Molly Bloom, que se tornou uma das maiores organizadoras de poker dos Estados Unidos.


Narrado em ritmo vertiginoso, como se realmente estivéssemos numa competição de esqui, a montagem rápida e os incessantes diálogos e narração e a interpretação impecável de Jessica Chastain nos fazem ter a exata noção de como foram os acontecimentos na vida da destemida Molly, fascinante personagem real.

Cada detalhe da sua transição de ex atleta para uma expert em poker é explicado ao ponto de nos pegarmos fascinados com a atividade e o empenho da protagonista. Treinada e moldada desde criança pelo pai (Kevin Costner) pra ser uma atleta do primeiro time, ela usa esses ensinamentos também na sua nova empreitada, onde é necessário dosar agilidade e reflexos rápidos a fim de seguir em frente em alta velocidade e desviar dos inevitáveis obstáculos, no caso o FBI que acaba descobrindo suas atividades. Molly então decide contratar um experiente advogado (o sempre competente Idris Elba) e provar que seu trabalho não envolvia prostituição, drogas e que poker não é um jogo de azar e sim de estratégia.


Sorkin estréia muito bem na direção e nos presenteia com um filme empolgante, que cumpre exatamente o que promete. Jessica Chastain foi novamente esquecida pelo Oscar (ano passado também não foi indicada pelo ótimo Armas na Mesa) e nos entrega uma interpretação impecável. Aaron concorre ao prêmio de roteiro adaptado e seria ótimo se ele ganhasse, pois por mais que o livro nos ofereça elementos pra nossa imaginação fluir, a adaptação impecável dele rendeu um trabalho muito bem feito, e se não fosse assim o resultado do longa metragem seria bem inferior. 

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: A grande jogada
Título Original: Molly's Game
Diretor: Aaron Sorkin 
Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2018.
Nota:4,5/5

*conferimos o filme na cabine de imprensa

Italo Morelli
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

11 comentários:

  1. Oie,

    Não conhecia o filme, mas gostei da premissa e do trailer.
    Com certeza vou por na lista de filmes para assistir.
    Que bom que gostou.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse filme, mas achei o enredo super interessante. Deve ser aquele tipo de filme, que te prende do começo ao fim. Amei a dica e fiquei com vontade assistir sim.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2018/02/top-5-as-melhores-familias-da-ficcao.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Italo! Tudo bem?

    Cara, esse é o tipo de filme que eu só assistiria caso alguém me pegasse pelo braço e me levasse; ou o convite fosse muito bom, ou não tivesse nada para ver. Sinceramente não me despertou tanto a atenção.
    Mas que bom que representa um crescimento brilhante para o roteirista.

    Abraço.
    Di, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir
  4. super legal conhecer esse filme, tem bastante coisa ai que me interessa, vou procurar pra assistir

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Ainda não conhecia o filme, mas gostei do enredo e parece ser bom.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente, que filme é esse que eu não conhecia!? Já adicionei no filmow com um bom "quero ver". Muito meu estilo!
    Adorei o post, bem explicativo, indo além da sinopse e sem esbarrar em nenhum spoiler. Do jeitinho que deve ser uma boa indicação! <3 <3 Capricharam! Me encheram de vontade de parar tudo e ir ver agora!
    Serião!

    Beijoos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Italo, tudo bem!
    Já tinha visto o trailer do filme, porém não tinha reparado nos detalhes e muito menos que era baseado em fatos reais. Achei a trama interessante e já quero ver.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Com seus elogios só da mais vontade de conferir o filme que parece ter uma história interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Italo =)

    Vi algumas noticias desse filme, mas a sua é a primeira critica que leu sobre ele. Apesar de não ser um gênero que eu costume assistir, achei a premissa interessante e fiquei bem curiosa. Vou deixar a dica anotada!

    Beijos ;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library 

    ResponderExcluir
  10. Esse filme passou-me ao lado, não lhe dei grande importância, mas depois desta opinião fiquei com curiosidade de o ver. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  11. Oie

    Vi varias vezes o trailer passando na TV ,mas ainda não tinha parado para prestar atenção.
    Não conheço realmente o trabalho do roteirista ,mas sei que a critica é bastante positiva e pela sua resenha ele repetiu a façanha.
    Achei interessante essa parte do advogado ,agora fiquei com vontade de conhecer o filme

    Beijos
    Babi Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir