Altered Carbon [Resenha da Série]


Nunca um nome foi tão exato para uma série se comparada ao livro homônimo. Baseada é a palavra usada para definir uma série feita com referências ao universo de um livro, mas neste caso as modificações ficaram bastante evidentes. Alteraram muito a história em determinados momentos, criaram personagens, ignoraram outros, criaram e romperam vínculos, mas no final o que é mesmo importante é a intenção de entretenimento que foi plenamente alcançada. Eu adorei a série, principalmente porque respondeu a muitas perguntas que eu fiz durante a leitura do livro e que não obtive resposta. Por vezes eu pensei que talvez a intenção do autor fosse explorar este universo no segundo livro ou posteriormente, mas a série fez isso na primeira temporada e foi não só necessário como muito interessante visualizar o cenário futurista de um mundo comandado pela tecnologia. 

A história da série é basicamente a mesma do livro, um Emissário, função que é muito bem explicada na série, vindo do Mundo de Harlan, que é seu planeta de origem, tem que investigar a morte de um Matusa (apelido que pessoas que vivem mais de 200 anos têm). Laurens J. Bancroft, o Matusa, por mais que as provas indiquem ao contrário, nega que tenha se matado e Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) precisa descobrir a verdade para ter de volta sua liberdade depois de ficar anos preso na prateleira, onde guardam os cartuchos de quem não está em um corpo. A essência de uma pessoa é armazenada em cartuchos colocados na nuca, podendo ser retirados e colocados em outro corpo. Os corpos podem ser sintéticos, clones ou virtuais e há opiniões divergentes sobre a legalidade espiritual deste procedimento que influencia no comportamento da sociedade da época.


Logo que chega Takeshi é abordado pela policial Kristin Ortega (Martha Higareda) que já havia investigado o caso e o dava por encerrado, já que considerava que Bancroft se matou. Ela passa a acompanhar e ajudar Takeshi em sua investigação, mas Kristen guarda segredo do motivo pelo qual está acompanhando o Emissário e mesmo assim eles acabam se envolvendo.

Investigar a morte do Matusa implica em ser seduzido pela esposa Miriam Bancroft (Kristin Lehman) e ter que lidar com a advogada que tem a intenção de também se tornar uma Matusa, além de se aventurar por em lugares estranhos onde não há lei que não seja aquela imposta pelos homens poderosos. 

O resto é tiro, luta, pancadaria e sangue, mas tudo muito bem feito e dentro do contexto da história. 


Apesar de todas as alterações feitas na história, a série chega a ser, não digo melhor que o livro, mas mais fácil de entender o universo criado por Richard Morgan. Fica mais simples entender o passado do Emissário e a riqueza de detalhes visuais faz o mundo do futuro ficar muito interessante de se ver.

Joel Kinnaman está sensacional como Takeshi Kovacs, mas já deu entrevista dizendo que não sabe se deve voltar para a segunda temporada da série, e lendo o livro e assistindo o décimo e último episódio já disponível na Netflix, dá pra entender o motivo, mas mesmo assim é uma grande perda, porém não tão impactante ao ponto de fazer a série ficar desinteressante, porque a história é muito boa!


Se quiser mais informações e detalhes sobre o livro e este universo futurista você pode CLICAR AQUI e ler a resenha do livro, mas deixo avisado que algumas pessoas podem considerar o texto com spoilers, o que pra mim não é relevante, principalmente porque na série o que deixa a gente incrédulo não acontece no livro, pequenos detalhes como uma mochila, a inteligência artificial que ajuda Kovacs e um grande detalhe que é o vilão da história, fazem a série ser nova para quem leu o livro.

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Criador e roteirista: Laeta Kalogridis
Baseado no livro Carbono Alterado de Richard Morgan
Diretor:  Miguel Sapochnik
Nota: 4/5
Netflix

Marise Ferreira
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Olá, Marise.
    Eu não tive interesse em ler o livro quando lançou. Mas agora estou vendo bastante elogios a série e acho que vou assistir. Acho muito dificil encontrar uma adaptação que seja igual ao livro hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marise!
    Eu ia ler o livro, mas desisti. Acho que vou ficar só com a série mesmo hahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marise,
    Eu assisti apenas ao primeiro episódio. Preciso continuar, confesso que não me animei muito, mas as pessoas dizendo que melhora, fico mais empolgada para assistir.
    Mas depois que terminar La Casa de Papel, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Marise. Eu ainda não li esse livro mas pretendo. Quanto a serie acho bacana eles darem mais explicações para o que no livro ficou em aberto. É como se complementasse o livro. Fiquei curiosa. Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Olá Mi! Tudo bem?
    Eu não sabia que essa série era baseada em algum livro, ela está na minha lista desde que lançou.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre que será sempre bem vindo(a).

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Estou bem curiosa com essa série e só fui saber da existência do livro após o lançamento dela kkkk Tomara que supere minhas expectativas e curta tanto quanto você!

    Beijão!
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o episódio piloto e fiquei um pouco com uma mistura de sentimentos, não sei se gostei assim tanto para continuar, mas também não desgostei, tenho que ver o segundo para ver se me decido.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  8. O Fábio leu o livro baseado nessa série e eu quero muito ler e assistir.
    Ele está assistindo e gostando bastante.
    Uma pena que eles tenham mudado algumas coisas. Estou até me acostumando com isso já, para não ficar estressada.
    Todas adaptações que vejo são assim.

    Beijos,
    Natalia
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie,

    Todo mundo está falando bem dessa série, tinha visto o livro mas não havia me interessado.
    Vou ver se começo a assistir.
    Bjs !
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  10. A Netflix tá lançando tanta coisa que estou bem perdida já hahaha
    Não conhecia essa série, mas irei separar um tempo para ver =D
    Ótima resenha!

    Beijão
    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marise

    Excelente review! Eu quero muito assistir, mas quero ler o livro antes e também nem assino a Netflix porque minha internet é muito lerda. Assim que eu conseguir mudar de provedor eu vou assinar e colocar todas as séries do mundo em dia! hahahahah

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii Marise

    Esse é um dos raros casos em que a série está me chamando mais a atencão do que o livro e provavelmente irei apenas assistir e não ler. É que já li várias resenhas dizendo o mesmo, que há muitas perguntas no ar, sem respostas e que a série é mais direta e no momento, queor isso sabe? O livro, fica pra futuramente...

    Beijokas

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Adoooro séries e essa está no topo da minha lista, vou ver com certeza ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  14. Oi Marise! Eu li o livro logo que foi lançado e lembro que torci para que o ator da série tivesse carisma, pois o personagem do livro não me cativou. Não vejo a hora de conferir a adaptação. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Sabe que estou bem inclinada a assistir essa série da Netflix, ela me parece bem maluca mesmo assim a história parece prender a atenção. Fiquei feliz ao saber que tem um livro também isso não tinha ideia.Provavelmente vou assistir o primeiro episódio para tirar minhas conclusões.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Marise
    Eu estou gostando muito da série, só não via o último capítulo, e já fiquei meio triste de saber que o ator Joel Kinnaman não deve continuar nas próximas temporadas, mas tenho que entender primeiro o porque, né... Não li o livro, mas fiquei com vontade, só não gostei de saber que é ainda mais confuso que a série.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Eu não li o livro, mas quero muito ver essa série. Acho que começo logo. Espero gostar muito.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir