H.P Lovecraft - Medo Clássico [Resenha Literária]


As pessoas até podem dizer que não conhecem H.P Lovecraft, mas a verdade é que de alguma forma elas conhecem. O autor expandiu o universo do terror ao ter um estilo próprio, o horror cósmico, que influenciou diversos autores da literatura fantástica, como Neil Gaiman, Stephen King, George R.R. Martin, filmes, séries, músicas e até desenhos animados como The Terror Beyond da Liga da Justiça, Scooby - Doo, Os Simpsons e muitos outros. E tudo isso é contado em detalhes nesta edição da DarkSide® Books em que temos uma verdadeira aula sobre o autor, com uma boa introdução, nove contos e textos sobre suas obras e vida como: Lovecraft e a cultura pop, Edgar Allan Poe & H.P Lovecraft, em que entendemos as semelhança que possuem os escritores, Seguindo os passos de Howard Phillips em Providence, Origens - Anotações e Raras inéditas. 

Apesar de ser mais conhecido por conta de suas criaturas místicas, Lovecraft é também um autor gótico e quase filosófico, com uma linguagem por vezes formal, com palavras novas, inventadas e de difícil pronunciação, mas que consegue passar o desconforto de seus personagens e suas angústias. 


Dos nove contos da obra, selecionei quatro, os dois primeiros pela fama e os dois últimos pelo gosto pessoal.

O primeiro é Herbert West–Reanimator, um livro que H.P Lovecraft não enxergava muitos méritos, como se tivesse escrito apenas para agradar as massas. No entanto, é uma das obras mais comentadas do autor, sendo considerado um percursor dos zumbis e servindo como base para o filme cult Re-animator de 1985. É difícil não se lembrar de Frankestein com um enredo em que temos um médico decidido a curar a morte! No entanto, na história de Mary Shelly tínhamos um cientista com dor na consciência de seus atos, um monstro inteligente e bem humano e já aqui o que temos é uma figura cada vez mais obcecada com seus experimentos, capaz de fazer qualquer coisa para conseguir chegar a seus intentos, deixando um rastro de mortos-vivos, tudo narrado por um amigo de Herbet. É um conto de terror, com pitadas de humor negro e tudo parece muito louco e fora do controle.


Provavelmente o conto mais conhecido do autor é O Chamado de Cthulhu, sendo o que mais me despertou curiosidade devido a fama. O conto nos mostra a investigação, quase jornalística, sobre uma criatura cósmica, macabra, um ser extraterrestre mitológico e antigo, que recebe cultos de nós humanos ao longo dos séculos. Confesso de início não achei a narrativa nada interessante, mas a medida que o narrador vai descrevendo os cultos e os sonhos eu comecei a ficar com muito medo de sonhar com Cthulhu. No final do conto eu já estava completamente envolvida com ambientação sombria e me sentindo bem assustada, isso porque é tudo descrito de uma forma tão real e verídica que me dei conta de que realmente devem existir pessoas por aí fazendo cultos para criaturas estranhas e demoníacas. Nessa vida, tudo é bem possível. Destaque para a questão da linguagem nessa história, Lovecraft faz com que o narrador tenha propositalmente dificuldade em descrever o horror que os cultos causam, dando um pouco de asas para a nossa imaginação.


Por fim, destaque também para Dagon em que o autor consegue passar toda a angústia do protagonista que sofre um naufrágio e vai parar numa ilha bem misteriosa, tudo numa narrativa bem pessimista e A história do necronomicon, um ensaio ficcional curtíssimo sobre um livro amaldiçoado e proibido que causa consequências terríveis a quem lê.

O Fantástico Alfabeto Lovecraft 

Ler H.P Lovecraft da coleção Medo Clássico da DarkSide® Books foi uma experiência intensa e gostei de conhecer mais sobre o autor, vida e a influência que até hoje recebemos dele. Tudo numa edição repleta de ilustrações e em capa dura! Quem tiver o app da Darkside (para saber mais CLIQUE AQUI) é ainda possível brincar com a capa e ver o Cthulhu aparecendo, caso você tenha coragem!

O Fantástico Alfabeto Lovecraft 

Junto com o livro com os contos clássicos recebemos também O Fantástico Alfabeto Lovecraft de Jason Ciaramella e ilustrações de Greg Murphy. O livro é o primeiro da linha infantil do Selo Caveirinha e podemos ver várias criaturas e referências ao mundo do autor com ótimos desenhos.

FICHA TÉCNICA

Título: H.P. Lovecraft - Medo Clássico # 1
Autor: H.P. Lovecraft
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon
Onde Comprar  O Fantástico Alfabeto Lovecraft : Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

16 comentários:

  1. Parece ser muito divertido, e nem sei o que falar dessas ilustrações.. são muito maravilhosas. Livro da Darkside não tem como pensar diferente, vai sempre arrasar na impressão, cuidado e acabamento..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi,
    Infelizmente não lembro de ter lido nenhum conto do autor diretamente, mas como você falou ele foi o pai da criação do mundo de Terror que vivemos então sim já ouvi falar muito dele. Achei esse livro o máximo sendo capa dura e com essas ilustrações só deve ser meio carinho né? Rs. Mesmo assim adorei a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser uma gracinha <3 Pena que ainda não li nada de Lovecraft, então não irei entender as referências haha Mas pretendo ler, Lovecraft é um clássico =D

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, bem completa e informativa. Não li Lovecraft, então acredito que não entenderei algumas partes, mas fiquei bem curiosa para conhecer! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o autor, nem este livro, a verdade é que o género literário não é dos meus preferidos também =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mi
    Eu achei super legal seu post porque até uns dias atrás, eu perguntei no Twitter afinal o que era Lovecraft (na minha mente era algum estilo de gênero haha). Juro, eu nunca ouvi falar nesse autor, talvez seja porque também não leio o gênero e nem mesmo os autores derivados dele, mas gostei de saber mais sobre esse clássico do terror.
    Um beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi, tudo bom?
    Menina que eu babei tanto quando vi esse kit que a editora estava mandando pros parceiros só pelo Cthulhu de pelúciaaaaaaaaaa. Sou dessas UHASUHASUHASUHUHASUHAS
    Comprei o livro porque já tinha curiosidade de ler + essa edição bafônica. Gostei muito da maioria dos contos e fazia tempo que eu não tinha desespero lendo histórias de terror como fiquei com esse livro.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Mi! Tudo bem?
    Amei esse post super completo! Realmente, eu ia falar que não conhecia.. mas pelo que você falou com tantas referências, eu super conheço né por ter influenciado tantas histórias conhecidas! Gostei, tenho muita vontade de ler mesmo ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Mi!

    Esse livro do Lovecraft e o do Edgar Allan Poe estão na minha lista de desejados! Tô muitooo curiosa para lê-los e conhecer mais desse universo macabro que criaram!

    Eu tbm ficaria com medo de sonhar com Cleyton auhsuahsuahsuahs
    Já tô até imaginando o terror psicológico desse livro!

    O mais legal é poder enxergar a fonte que grandes autores da atualidade beberam! ♥

    Amei a review!

    Bjs, Dê!
    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mi!
    Eu sou apaixonada por essa edição da Darkside. Na verdade amo muito livros que envolvam roxo na capa, então...
    E eu fiquei curiosa com esse conto do necronomicon (acho que é assim o nome..). Quero saber que consequências são essas..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  11. Que livro diferente! Gostei bastante da proposta e da edição! Quero ler em breve rsrs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  12. Oie Miiiiiiiiii
    Este livro está na minha lista dos desejados <3 e ainda mais agora depois dessa resenha super ultra mega fofis e essas fotos então???????????
    Olha eu ia dizer que não conheço, massssssss depois que vc diz que tantos autores se inspiraram em suas obras e até o Scooby Dooooo então eu simplesmente tenho uma palavra para essa edição: precisooooooo :)
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  13. Oi
    não conhecia, mas gostei da capa apesar de ser um gênero que ainda não me aventurei, que bom que gostou e parece ser uma boa leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Mi!
    Vejo tantas referências a Lovecraft em livros,filmes,séries que era até vergonhoso falar que não tinha lido nada dele kkkkkkkk
    Comecei a ler aos poucos esse mês e já vi que são contos tensos,mas com uma simplicidade que envolve o leitor naquela atmosfera.
    Não sei se gostei mais dele ou do Poe kkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir