Pantera Negra [Resenha do Filme]


Depois de tantos filmes de heróis nos últimos tempos, confesso que ando um tanto saturada deles, tanto que não estava super empolgada para ver Pantera Negra, meu interesse estava especificamente no elenco negro que tem nomes maravilhosos na lista! E não é que mesmo cansada de filmes de heróis a Marvel me surpreendeu de novo? 

Bem mais sério do que muitos outros longas do estúdio, Pantera Negra apresenta uma trama muito bem desenvolvida e mesmo sendo um filme introdutório não perde tempo com enrolação, de uma forma bem dinâmica, o filme já começa no tempo passado, nos mostrando a origem do grande vilão da história. Vilão bem consistente, com motivações que nos convencem e a fantasia nessa história é só um mero detalhe.

Em Capitão América: Guerra Civil vemos que o Rei de Wakanda faleceu e passou o trono ao filho, que apesar de ter sido treinado para esse dia, não é tão perfeito como imaginamos. T'Challa (Chadwick Boseman) precisa passar por todo um ritual para assumir sua posição e vai buscar Nakia (Lupita Nyong'o) para ver a cerimônia porque a personagem é bastante especial para o herói. O que faz também com que T'Challa seja bem diferente de muitos outros do Universo Marvel, sua posição não é um verdadeiro empecilho para o romance, mas sim o fato de Nakia não se identificar com um papel menos ativo na linha de ação.


Toda a trama é desenvolvida sobre o grande debate do posicionamento de Wakanda diante do mundo, sabemos que no passado o reino se isolou e escondeu de todos seus avanços tecnológicos e suas descobertas, mas nem todos estão de acordo com a situação, o que gera muitos conflitos. T'Challa vai enfrentar ameaças externas que acabam se associando aos problemas internos e vai passar por grandes provações, motivadas pelos erros do passado de Wakanda.

Com uma boa quantidade de personagens, Pantera Negra consegue desenvolver todos muito bem. Okoye (Danai Gurira) é uma mulher guerreira incrível, uma das personagens mais cativantes da história, bem como Nakia que tem atitudes de uma boa líder. Destaque também para a irmã do protagonista,  Shuri (Letitia Wright), uma garota inteligente, moderna e com uma boa química com Everett (Martin Freeman), um personagem importante para a transição de Wakanda.


Além do fator elenco, o longa ressalta bastante a cultura africana. Wakanda é orgulhosamente africana, culturalmente, socialmente e politicamente, com diferentes tribos. E o fato de T'Challa ter um sotaque não americano no filme também é um dos fatores que contribuem para a veracidade da trama. Em termos estéticos o figurino é impecável, mas os efeitos visuais já foram melhores, bem melhores. Destaque também para a trilha sonora que está incrível.

E ainda que seja um filme de herói, com uma boa aventura e muitas, muitas cenas de ação, Ryan Coogler consegue unir bem os elementos dessa história e deixá-la com um tom mais sério e real, afinal, problemas políticos não são exclusividade de Wakanda. Claro que o humor Marvel está presente, mas bem menos que qualquer outro filme do Universo, quase imperceptível, apenas como alívio cômico em poucas situações.


Pantera Negra é um grande exemplo de que o Universo Marvel ainda pode apresentar heróis com boa carga de drama e questionamentos mais reais, um filme que o diferencia dos outros desse universo dos últimos tempos, funciona muito bem sozinho, sem a necessidade de qualquer outro herói na trama. E como de costume, duas cenas pós-créditos, uma para semear a participação de T'Challa em Guerra Infinita e outra para mostrar um pouco sobre o futuro de Wakanda.

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: Pantera Negra
Título Original:Black Panther
Diretor: Ryan Coogler
Data de Lançamento no Brasil: 15 de fevereiro de 2018
Nota: 4,5/5

*Conferimos o filme na Cabine de Imprensa

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Oi Michele!
    Eu tinha cansado um pouco dos filmes da Marvel, mas fiquei apaixonada por esse filme quando vi o trailer. Não vejo a hora de assistir!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Uau, não conhecia o filme, mas fiquei empolgada para assistir, gostei do enredo.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola Mi! Tudo bem?
    Adorei a sua resenha! Confesso que também já estou desanimando com tanto filme de super herói.. mas esse está me causando certa expectativa justamente por causa desse elenco maravilhoso!! Muito bom saber que é um filme mais serio também :)
    Beeijo

    ResponderExcluir
  4. Agora fiquei mais empolgadinha pra ver rs
    Não sei dizer quantas vezes vi esse trailer no cinema mas como não sou fã de filmes de super heróis (gosto dos Vingadores, mas os filmes solo... argh) só tava afim de ver por conta desse aspecto de representatividade mesmo.
    Adorei sua resenha. Talvez eu vá até ver no cinema. Outro motivo pelo qual eu queria ver era a Danai, pois amo ela em TWD! ♥ Pelo jeito ela mita aí tb né? hehe
    Beijãooo

    http://www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi!
    Estou louca pra assistir esse filme. Já estourei o repeat da trilha sonora aqui.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi
    que bom que gostou dess filme, estou mega curiosa para assistir ele e por enquanto só li comentários positivos do filme, que bom que ele acaba sendo um pouco diferente dos últimos filmes da Marvel.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Amei o review, estou super empolgada com esse filme. <3
    Além de achar incrível o elenco ser negro (em sua maioria) e falar sobre a cultura africana, também achei ótimo que eles consigam desenvolver todos os personagens de forma bacana!
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que entrava a Lupita, ainda não vi o filme, tenho que ver se assisto =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Ah, eu apaixonei pelo Pantera em Guerra Civil, então, estou bem ansiosa pra assistir.
    E adorei os outros trabalhos do Ryan, ctz que se saiu bem nesse tb!

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. OOi Mi, adorei sua resenha! Confesso que não estou tão animada para assistir ao filme, mas meu namorado está super ansioso e quer muito ver espero gostar do filme rs.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Mi! Eu não estou com expectativas altas, conheço bem pouco o herói e por isso não sei bem o que esperar. Fico contente por ser uma boa produção e espero ser surpreendida. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Mi do céu! Que resenha foi essa? Gostei muito, logo logo vou assistir com a galera.

    Grande abraço!
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Mi,
    Estamos ansiosos para ver esse filme no cinema, tipo somos fãs de super-heróis e com certeza esse é um dos filmes que está na nossa lista. Fiquei muito feliz ao ler sua opinião e saber que o filme foi bem feito e temos toda uma história por trás do mesmo, acredito que vou curtir muito com certeza.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Filmaço, hein Mi?!
    Sai da sala em enxugando as lágrimas, o filme foi mto forte pra mim!
    O elenco, as atuações, trilha sonora, trama... Tudo muito lindo! ♥

    Vou ver de novo na semana que vem! rsrs
    Não vejo a hora do Guerra Infinita pra ver mais do Panterinha em ação!

    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  15. Oi Mi
    Vou ver este filme hoje, gosto dos filmes de super heroi e já estava na hora de aparecer um negro, por isso fiquei mais ainda interessada no filme. Foi bom saber que você gostou e que os personagens foram bem desenvolvidos, me deixou ainda mais animada com a diversão de hoje.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Eu amo filmes de heróis. Estou atrasada com eles, mas adoro. Eu acho que vai ser interessante pra mim ver esse lado mais sério da Marvel. Gostei de saber que tem toda essa crítica política e social. Acredito que será um filme que vou gostar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir