Aniquilação [Resenha do Filme]


Aniquilação é um filme feito pelos detalhes e metáforas que nos são entregues, detalhes e metáforas nos diálogos e apontamentos das personagens sobre o que está ocorrendo que fazem toda a diferença para o entendimento do filme. Entendimento este que pode se perder se você  não parar um pouco para refletir sobre tudo o que fora visto, se não, será mais um filme complexo que nesse caso não flopou em bilheteria, já que não passou nos cinemas,  mas que as pessoas estão falando mal por não se esforçarem em irem mais além em suas conclusões.

O filme mostra a história de Lena, (Natalie Portman), bióloga que se voluntaria para entrar no Brilho ou Área X, que foi onde seu marido desaparecido retornou depois de um ano. Porém, todas as questões ficam no ar, o que é essa zona de “radiação”? Ela é como um câncer aumentando de tamanho e levando tudo que está por perto junto. O brilho e seu mistério oculto que transformou toda área que fora pega por ele. Já no trailer é mostrado criaturas diferentes dentro do brilho, o que nos faz pensar se essa radiação não está destruindo, mas sim reconstruindo as coisas que estão dentro da área atingida?


Aniquilação tem significados que devem ser buscados, destruir tudo que leva ao nada ou a destruição que gera algo novo. O filme tem várias alegorias que devemos levar até seu final, como o câncer e patologia; o fato do ser humano se autodestruir de várias formas, psicológicas ou físicas, premeditadas ou não, escolher a autodestruição ou não; das coisas mais simples até as maiores ou pessoais.

O filme vai se construindo no ritmo certo, não há pressa ou demora, mas talvez a forma que foi executado não foi a melhor. Os enquadramentos e cenas às vezes pareciam vazias, sem tanto sentimento ou certezas, os pontos altos do filme eram os momentos de diálogos e flashbacks, dando ao ritmo algo mais envolvente. 


Não há o que se falar das atuações, todos os personagens tiveram seus momentos intensos e personalidades bem definidas. Natalie Portman nasceu para um bom drama; Tessa Thompson, Gina Rodriguez e Tuva Novotny, respectivamente Josie, Anya e Cass foram as cientistas que acompanharam Portman e com personalidades extremamente diferentes uma das outras e motivos que a destruíram de alguma forma a levaram para lá. A personagem Dra. Ventress de Jennifer Jason Leigh é a personagem que podemos não gostar, mas ela é quem muitas vezes sabe o que falar.

Depois que finalizei o filme, tive a extrema curiosidade de ler a Trilogia Comando Sul, que já é publicada no Brasil pela Editora Intrínseca.


Aniquilação é um filme que não nos entrega seu enredo e seus mistérios sem que a gente pense no que está rolando. Seu encerramento pode parecer clichê, mas na verdade é mais e até o último momento você deve analisar o filme, para ter as melhores das conclusões.

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: Aniquilação
Título Original: Annihilation
Diretor: Alex Garland
Nota: 3,5/5
Netflix
Carol Espilotro
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. Não tinha ouvido falar sobre esse filme ainda. Ele não faz muito o meu estilo, na verdade, mas eu acabo sempre me sentindo atraída por histórias que acabam me fazendo refletir. Adoro a Natalie, mas não consigo imaginar a Gina em um papel assim (ela vai ser sempre para mim a Jane hahaha). Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, tudo bem?
    Eu nunca dou muita moral pros filmes da Netflix, mas fiquei curiosa com a premissa desse. Parece ter várias reflexões interessantes, sendo bem instigante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Vi que o filme não estava sendo muito elogiado, mas achei bem interessante o que vc falou sobre a densidade do filme.
    Tenho bastante curiosidade de ler a trilogia tbm.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Gente ainda não vi esse filme, mas já está marcado na listinha para assistir. Eu não curti muito a ideia no livro, mas o filme, desde o trailer, to curioso. Espero conseguir vê logo *-*

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol,
    Eu até gosto da Natalie, mas o enredo não prende muito a minha atenção, então nem fiquei animada quando vi o trailer.
    E confesso que não sabia da trilogia de livros, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uma amiga me indicou esse filme e já coloquei ele no topo da minha lista, essa foi a primeira resenha que li sobre e fiquei bem curiosa para assistir.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Eu sempre quis ler o livro, mas ainda não tive oportunidade e agora vendo os comentários sobre o filme minha curiosidade só aumenta. O filme parece ser muito bom.

    beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa que filme interessante e tem no netflix! E tem natalie portman!
    Me lembrou um pouco containment mas com radiação hahah

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carol!
    Eu pretendo assistir esse filme e espero que eles adaptem os outros livros. Fiquei sabendo que o final ficou bem aberto...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Tinha lido sobre a adaptação e apesar de ter várias pessoas que adoro no elenco, ainda não tive muita vontade em assistí-lo.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Olá Carol! Tudo bem?
    Ainda não tinha lido nada sobre esse filme, mas estava querendo muito assitir desde que vi o trailer e vi que tinha a natalie portman e era baseado num livro. confesso que fiquei meio desanimada com a sua resenha, mas acho que mesmo assim vou dar uma chance ao filme ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol!
    Eu amei esse filme. Quando terminei de assistir, peguei o telefone na hora e liguei pra pessoa que me indicou hahaha porque fiquei inconformada com aquilo!
    Eu não li o livro nem nada antes de assistir, mas fiquei bem curiosa e me arrependi de não ter lido antes.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir