Silvio Santos - A Biografia [Resenha Literária]


Sinopse: Como o homem de uma família judia, levada diversas vezes ao exílio, poderia construir um império no Brasil? Como um camelô venceu tantas adversidades para tornar-se um dos empresários mais ricos do país? Não à toa, esse homem desenvolveria negócios voltados às classes mais populares no Brasil e se tornaria sinônimo da história da televisão brasileira. Seu nome é Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos. Sua característica mais marcante é a generosidade, eternizada no famoso bordão “quem quer dinheiro?”.

A boa índole de Silvio Santos, inclusive, é uma faceta de sua personalidade, a qual dez em cada dez de seus funcionários faz questão de ressaltar. Compreendendo os 86 anos da figura icônica que impactou a história e a rotina de milhões de brasileiros, este livro revela, inclusive por meio de relatos e documentos exclusivos, as conquistas e dificuldades que Silvio enfrentou para ser a unanimidade que é hoje: o lado família, o apresentador, o gestor de negócios, o descobridor de talentos, como se deram seus insights de empreendedor, além de inúmeras passagens impressionantes de uma trajetória riquíssima e encorajadora.


Entre erros e acertos, recordes de audiência e insucessos, Senor Abravanel construiria um império que, somente com o SBT, já chegou a faturar mais de um bilhão de reais. Assertivo em suas decisões, ele não teme falar o que pensa ou acreditar no que ninguém mais acredita – e tudo isso porque sua visão vai além do óbvio. Silvio Santos vem aí!

Opinião:

Silvio Santos é o sonho de consumo de todo jornalista, pois ele nunca concede entrevistas. Sempre dá uma desculpa, brinca, foge pela tangente. A postura do maior comunicador do país é essa desde o começo de carreira – quando preferiu preservar a vida pessoal.

Existem obras sobre ele, Silvio Santos - a trajetória do mito de Fernando Morgado, A fantástica história de Silvio Santos de Arlindo Silva. E nesse livro Silvio Santos - a biografia é nítida a dificuldade de ter algo mais profundo e inédito. Por ser intitulado “biografia” a expectativa do leitor pode aumentar, mas não passa de um resumo da vida dele e as autoras falam mais sobre a história e programação do SBT. E assim mais uma vez Silvio Santos ainda merece uma biografia de verdade. Mas a culpa é toda dele, pois não escancara suas memórias.

Mesmo assim não deixa de ser uma leitura inspiradora, principalmente pela humildade mantida e ensinada pelo apresentador. Tanto que essas lições de vida são sempre citadas por amigos e artistas das antigas, como Carlos Alberto de Nóbrega. E também pelos mais jovens, como Maísa.

O livro conta com muitas fotos, inclusive com a primeira esposa de Silvio - falecida por causa do câncer. Frases conhecidas e marcantes também passeiam pelas 280 páginas.

Pra quem ama o SBT é uma boa comprar esse livro. Sobre a vida de Silvio Santos em detalhes, da sua infância até os dias atuais, ainda não temos no mercado uma biografia. Resta continuarmos torcendo para que ele resolva abrir sua caixa de pandora.

FICHA TÉCNICA

Título: Silvio Santos - a biografia
Autoras: Marcia Batista, Ana Medeiros
Ano: 2017
Páginas: 280
Onde Comprar: Amazon

 

Por Gisele Santos (jornalista)
Twitter @Giselando
Site www.giselesantosmaquiadora.com
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Boa tarde Gisela!
    Gosto muito do Silvio Santos. Acho ele um profissional incrível. E concordo com você, ele tem que abrir a caixa de Pandora e revelar mais sobre sua vida pessoal. Eu creio que com as filhas agora no comando do sbt, eu acho que ele irá se aBrie mais para o público. Acho a família delê tão bonita.
    Beijos
    Ari

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã dele e de sua carreira. Mas pena que o livro ainda seja mais voltado para o SBT do que sua história propriamente dita! Mas vale a leitura, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gisele.
    Imagina só poder ler sobre a história desse cara, que caramba, é um homem e tanto. Sou muito fã do trabalho do Silvio, da forma como ele ajuda as pessoas, faz a família brasileira rir. Acho que seria super interessante a leitura, ficaria muito feliz.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  4. Oi
    parece ser interessante, mas pena que ele não se abre para que possam fazer uma completa, quem não cresceu vendo silvio santos jogando avião de dinheiro no programa. Que bom que curtiu a leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conheço muito a história dele, mas o pouco que sei é de se admirar! Aposto que é uma excelente leitura.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    olha só, não conhecia o livro ainda. Conheço o Silvio Santos desde que comecei a ver TV, haha, morava nas grotas, mas achei incrível a resenha. Acho que ele faz bem mesmo em fugir dos jornalistas, infelizmente há muitos famosos que acabam perdendo a intimidade da vida pessoal por ser tão exposto.

    Um beijo,
    EU SOU UM POUCO DE CADA LIVRO QUE LI

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Gosto bastante do Silvio e do programa dele, não sou muito de ler biografias, mas acho que me arriscaria nessa! :D

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gisele

    Que pena que o Silvio não abre o coração, né? Seria muito interessante se houvesse uma biografia de verdade. Por mais que eu não leia o gênero, sei da importância que ele tem e com certeza sua história iria inspirar muita gente!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Gisele,

    Não gosto muito de biografias, mas acho a história do Silvio Santos inspiradora.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir