Genius – A Vida de Pablo Picasso [Primeiras Impressões]


A segunda temporada de Genius estreia no National Geographic no domingo, dia 22 de abril às 21h45. A primeira temporada foi sobre Albert Einstein, com Geoffry Rush como o cientista alemão e agora temos outro gênio, o pintor espanhol Pablo Picasso, interpretado por Antonio Banderas (A Pele Que Habito).

A série já começa com o nascimento um tanto inusitado do pintor e vamos acompanhando sua infância e juventude, ao mesmo tempo que temos um Picasso adulto, pintando Guernica e com relacionamentos com várias mulheres ao mesmo tempo.


Descobrimos que o seu pai o influenciou bastante na pintura e que a morte de sua irmã também o marcou bastante, sendo algumas de suas obras inspirada em sua devoção por ela. A família do protagonista não tinha muito dinheiro, mas o pintor tinha o apoio do seu tio que sempre acreditou no talento do sobrinho. O único problema era que Picasso não gostava muito da escola de artes por ter um estilo próprio que não era apreciado pelos seus professores. O artista sempre foi conhecido como o co-fundador do cubismo - ao lado de Georges Braque, presente também na série, inventor da colagem e pela variedade de estilos. Sua arte foi dividia por períodos e a série vai abordar um pouco de suas diversas fases.

Alguns artistas influentes do século 20 que cruzaram o caminho do artista aparecem na série, como a estilista francesa Coco Chanel, o pintor franceses Henri Matisse e o dramaturgo e cineasta francês Jean Cocteau.


Um dos pontos mais interessante do primeiro episódio é sem dúvida a história de Guernica encomendada por conta da Guerra Civil Espanhola e que Picasso à principio se recusa a fazer, mas Dora Maar (Samantha Colley), artista e fotógrafa iugoslava, consegue convencê-lo a mudar de ideia e fazer de seu quadro uma representação da guerra. Também temos o breve aparecimento de Françoise Gilot que deve aparecer mais nos próximos episódios devido sua importância na vida do artista.


Genius – A Vida de Pablo Picasso tem dez episódios de uma hora cada e explora a devoção do pintor por seu trabalho, sua contribuição para a arte moderna e sua personalidade marcante. A primeira impressão da série é bem positiva, com cenários europeus, embora tenha sentido falta do espanhol como idioma principal da série. No entanto, não é ago que tire o brilhantismo da produção que tem como protagonista um gênio da arte e com uma história pessoal bem intrigante. Vale a pena conferir.

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

7 comentários:

  1. Não sabia dessa série e como não conheço o artista seria uma boa ver pra conhecer né? Gostei da indicação!!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi!
    Menina, fiquei interessada na série.. não sou muito fã de livros biográficos, mas de vez em quando eu curto uma série.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Já haviam me falado sobre essa série, mas tinha esquecido o nome, como pude né? hahaha
    Estou louca para ver, ainda não vi a primeira temporada, pois não conseguia lembrar o nome da série, mas agora que sei sobre quem vai ser a segunda temporada, vou correr atrás do tempo perdido <3
    PS: Só nomes fortes hein? Geoffrey Rush e Antonio Banderas são maravilhosos <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Nice entry, I'm here for the first time and maybe I will stay longer!

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  5. Não sabia dessa série. Parece muito boa e com ótimas referências culturais. Fora os atores super bons né...
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante a proposta dessa série antológica. Gostei bastante da resenha.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Michele!
    Eu não vi nem a temporada do Einstein ainda (na verdade, eu nem sabia que seria uma série com cada temporada focada em uma pessoa. Achei que era uma minissérie mesmo hehe) mas está na minha lista.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir