O Assassino do Zodíaco [Resenha Literária]


Ler livros de suspense policial é sair da minha zona de conforto dos romances e embarcar às vezes numa narrativa que pode nos angustiar pelo excesso de curiosidade e foi assim com O Assassino do Zodíaco, livro de estreia de Sam Wilson. Aliás, se suspense não é muito minha praia, distopias menos ainda, mas como não é um universo de adolescentes heróis, ficou fácil achar toda a trama do autor bem real.

Talvez pelo título o leitor possa achar que a sociedade Sam Wilson seja até um tanto fantasiosa, mas não se engane, embora os signos sejam mesmo o ponto principal da distopia, o que temos é um mundo corrupto, violento, movido pelo poder e ganância, ou seja, tudo bem realista. É uma sociedade de castas em que você é rotulado pelo seu signo, como se o ser humano fosse facilmente classificado, sem camadas mais complexas. Tudo envolve astrologia nesse universo, a profissão, as relações pessoais, tudo definido de acordo com seu signo e nada pode ser mudado.


Nessa sociedade uma série de crimes começa a acontecer envolvendo os signos e vamos acompanhando o detetive Jerome Burton, com a ajuda da astróloga forense Lindi Childs, a tentar desvendar os mistérios desses assassinatos que começa logo no primeiro capítulo com uma forte cena de violência. Burton é o grande protagonista dessa história que está repleta de personagens, um pouco em excesso, mas nenhum muito aleatório, todos de alguma forma estão relacionados à investigação. O detetive é casado, sua mulher está grávida e à medida que o caso avança até mesmo seu signo é colocado em dúvida, atraindo o ódio da população que tem sérios problemas com pessoas de Áries. Burton acaba envolvido em uma conspiração maior do que ele imaginava.

Paralelo ao caso do Serial Killer do zodíaco que mata de maneira brutal pessoas bem específicas, temos a história de Daniel que começa anos antes ao se envolver com uma garçonete. A narrativa do personagem alterna presente e passado e o autor consegue deixar bem claro os tempos sem nos confundir. Aos poucos vamos entendendo o que liga Daniel ao caso de Burton, embora aparentemente os dois não tenham nenhuma relação.


Até metade do livro eu realmente não sabia do que se tratava os assassinatos, mas o autor vai nos deixando pistas e fica claro que Sam Wilson não está preocupado em nos revelar o assassino como se fosse uma grande surpresa, o importante aqui é entender a motivação do crime, que é a grande sacada da história.

O Assassino do Zodíaco é um livro que vai muito além do suspense, toda a questão policial é até mesmo simples, mas é uma distopia que parece bastante com a atualidade que aborda de maneira bem inteligente a violência, corrupção, os rótulos, a complexidade humana e sua diversidade, a manipulação pela mídia e até mesmo nossa fé.

Quem é daqueles que acredita cegamente em astrologia talvez termine se questionando muita coisa e quem não acredita pode até começar a pensar um pouco sobre o próprio signo.


Por fim, vale destacar a diagramação da Jangada. O livro tem 464 páginas, mas as letras são grandes, o que facilita a leitura e os capítulo são curtos, o que que me agradou bastante. Sam Wilson constrói muito bem a trama, numa narrativa bem fluída e que foi interessante de acompanhar.

FICHA TÉCNICA

Título: O Assassino do Zodíaco
Autor: Sam Wilson
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon




Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

16 comentários:

  1. Amei sua resenha, esse livro foge um pouco do que costumo ler, mas anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Mi =)

    Mesmo sendo a louca dos signos, acho que esse livro não é bem o gênero que eu costume ler.

    A premissa me pareceu bem interessante, mas ando dando preferência por coisas mais leves.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi
    Se você não gosta de distopias e suspense policial, imagine eu!
    Eu ainda assim gostei muito da trama, porque acho louco esse trem de zodíaco, ainda mais a importância que algumas pessoas conseguem dar a isso, coisa que eu acho desnecessária. Ver isso em um uma distopia é muito diferente e bem interessante.
    beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Mi! Tudo bem?
    Fiquei muito curiosa com esse titulo! Adoro suspense policial e acho qud super ia gostar desse, ainds bem tendo relacso com zodiaco!
    Beeijo
    Lecaferouge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi!
    Não imaginava essa trama quando vi a capa pela primeira vez.
    parece o tipo de livro que só lendo para saber se eu ia gostar ou não, pois fiquei com um pé atrás, mas ao mesmo tempo curiosa haha vamos ver se essa leitura sai para eu descobrir o que acho dele haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi, tudo bem?
    Eu curto bastante esse tipo de livro, já estou querendo conferir esse!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Confesso que esta premissa não me atrai muito, não costumo ler este tipo de livro, ainda sim fiquei curiosa pelo livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Mi

    Ainda não sei se esse livro é pra mim. ele parece ser bem intrigante, prende o leitor e tals, mas sabe quando a gente tem o pézinho atrás e alguma coisa ainda deixa a gente em duvida??? Sie lá, por enquanto vou esperar, vamos ver se mais adiante me convenço total...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oiiii Mi!
    Adorei a premissa desse livro, pretendo ler. Gostei dessa mistura de suspense com distopia.
    Beijos
    Ari

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito de suspense.
    Na verdade, ler romance é sair da minha zona de conforto hahaha. Somos o oposto rs.
    Não sei se gosto ou se fico não gosto da história... To no meio termo, pois não curto muito essa coisa de astrologia.

    Tenha uma ótima semana.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Histórias que envolvem o zodíaco sempre me parecem super interessante.. e quando é suspense, mais ainda.. Gostei da indicação..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ooi, Mi!
    Adoro romances, mas também adoro um thriller policial.
    Leio de tudo um pouco.
    Quando comecei a resenha, achei que o livro fosse sobre aquele caso do assassino do Zodíaco, aquele famoso que tem até filme. Mas adorei saber que é ficção, distopias e castas sobre signos.
    Me diz como é o povo de Aquário lá, hahaha.
    Me interessei pela obra, com certeza.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi muita critica aos aquarianos Teca kkkkkkkk pode ler numa boa kkkkkk

      Excluir
  13. Oi!!

    Que resenha maravilhosa!
    Apesar de não ser o tipo de livro que eu costumo me jogar na leitura, achei muito interessante a premissa do livro. Não acredito MUITO nesse lance de signos, apesar de cair em alguns clichês de vez em quando.
    Acho que a parte mais violenta e brutal não faria bem para o meu estômago, mas acho que a indicação vale para deixar a dica anotada... vai que no futuro comece a me interessar pelo gênero.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Mi! Eu pensei que seria apenas um thriller, não imaginava que também fosse uma distopia. Eu não sou ligada em signos, mas acho que ainda assim esta abordagem parece interessante. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oii
    eu não conhecia o livro, legal que ele é suspense e distopia em um só livro, parece ser bom, pena que não ando com muito tempo para ler, principalmente livros mais complexos, que bom que gostou dessa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir