Tudo que Quero [Resenha do Filme]


Sério candidato ao posto de filme indie da temporada, Tudo que Quero (Please Stand By, 2017) consegue juntar de maneira inusitada dois temas interessantes: o autismo e Star Trek.

Isso mesmo! O longa conta a estória da jovem Wendy (Dakota Fanning, muito bem aqui), uma garota autista que vive em uma instituição comandada pela carismática Scottie (Toni Collette, ótima). Expert em Star Trek e com talento superlativo para a escrita, Wendy desenvolve um roteiro com o intuito de participar de um concurso da Paramount. Ao terminar seu roteiro, percebe que o dia seguinte será feriado e que no próximo não haverá coleta dos Correios. Decide então fugir da clínica, mesmo com todas as suas limitações sociais e embarcar numa viagem ao lado de seu inseparável cãozinho Pete, com a finalidade de entregar seu projeto a tempo.


Como não poderia deixar de ser, essa viagem é cheia de imprevistos e situações clichês, mas ainda assim encanta pela abordagem sincera e séria que faz do autismo. Wendy nunca é tratada como vítima e sua determinação é exemplar. Várias características que compõe o comportamento de um autista são mostradas, fazendo brotar de imediato a nossa empatia. 

Dakota fez muito sucesso na infância e quase sumiu na medida em que sua irmã Elle Fanning despontou na carreira. Dá até pra considerar que este seja o seu grande retorno aos papéis de protagonista, pois sua atuação é segura e convincente, sem jamais cair no ridículo ou na caricatura. Toni Collette, bem escalada para o papel, parece ter aprendido um certo timing cômico com Frances McDormand, tamanha a semelhança dos trejeitos. 


Tudo que Quero é um filme gostoso de assistir, agradável e que não foi feito exclusivamente para atingir seu público alvo - mesmo quem não tem afinidade com os temas, pode e deve assisti-lo. 

Dirigido pelo documentarista polonês Ben Lewin, responsável pela direção e o roteiro do brilhante As Sessões (2012), tem sua narrativa conduzida de forma envolvente, mas sem riscos e ousadias, portanto não se admirem se futuramente o filme estiver em exibição na Sessão da Tarde. Existem até trabalhos melhores sobre o autismo, mas com Star Trek permeando a narrativa, só este!

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: Tudo que quero
Título Original: Please Stand By
Diretor: Ben Lewin
Data de lançamento: 26 de abril de 2018
Nota: 3/5

Italo Morelli
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

7 comentários:

  1. Tenho esse filme na minha lista de espera, tenho muita curiosidade, adoro a Dakota! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, vou procurar assistir
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido falar ainda dele mas adorei conhecer e já quero assistir. Adoro a atriz e a história parece ser super interessante para conhecermos também esse lado, das dificuldades, etc.. das pessoas que tem autismo entre outros problemas que as vezes são abordados em filmes, documentários e livros..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Italo!
    Eu estou acompanhando a Dakota na série The Alienist e agora estou super ansiosa por esse filme..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi
    estou bem curiosa desde que vi o trailer, gosto da atuação da Dakota e que bom que gostou do filme, só fiquei mais curiosa ainda por ele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Italo! Tudo bom?
    Eu AMO a Dakota e as atuações dela e o trailer tinha me conquistado fazia uns meses, tô bem ansiosa pra conferir a história. Parece aquele tipo de filme cheio de mensagens de esperança <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Italo,
    Nem parecia a Dakota... E essas temáticas hein? Que união inusitada!
    Mas eu adoro Stark Trek e autismo é um tema bem relevante.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir