A poção secreta [Resenha Literária]


A poção secreta é o primeiro livro da trilogia Diário de uma garota alquimista da autora inglesa Amy Alward. Quando peguei esse livro em mãos, fiquei com medo de me decepcionar bastante com a história, pois estava com expectativas bem altas com ele. Entretanto, posso dizer que amei, me surpreendi bastante com o estilo de escrita de Amy e seu universo!

A história de A poção secreta começa com a princesa do reino de Nova fazendo uma poção. A princesa Evelyn acaba fazendo uma poção de amor para dar ao seu melhor amigo Zain Aster, porém, ela toma acidentalmente e vê o seu próprio reflexo no espelho, e com isso ela acaba se apaixonando por si mesma!

Quando o rei percebe o que aconteceu, ele invoca uma Caçada Selvagem, uma expedição para encontrar um antídoto que possa curar a Princesa. Nessa caçada somente os melhores competidores são escolhidos, eles terão que sair em busca dos mesmos ingredientes usados pela princesa, mas só conhecem o primeiro usado por ela, os restantes eles terão que descobrir sozinhos.


E nessa parte da história que Samantha Kemi entra, ela e seu avô são convocados para participarem da caçada. Sam vê na competição uma oportunidade de ouro para reerguer a decante loja de poções da família. Mas o seu avô não quer saber da família real e nem da caçada, por isso ela decide participar sozinha. A protagonista sabe que não será fácil, isso porque terá que competir com a grande corporação tecnológica de poções sintéticas Zoroaster, que é comandada pelo pai de Zain Aster, o talentoso mais popular do reino de Nova.

Nesse universo criado pela autora, as pessoas vivem num mundo mágico e com tecnologia. Porém, elas são classificadas em dois tipos: os talentosos e os comuns. Os talentosos formam uma classe de pessoas na sociedade com a capacidade de canalizar magia através de um objeto. E os comuns são as pessoas que não possuem magia, no entanto, são grandes alquimistas. A princesa Evelyn é uma talentosa e a Samantha é uma comum.


Sam vem de descendentes antigos alquimistas, ela mesma está sendo a aprendiz de seu avô. Os alquimistas da geração passada da sua família serviam à realeza e eram considerados os melhores, mas na última caçada a família de Zain Aster levou a melhor e ganhou. E com isso o sobrenome Kemi foi deixando de ser importante e por causa da empresa de poções sintéticas, a loja da família está quase fechando, por isso que é tão importante para Sam ganhar a competição.

E para aumentar mais ainda a pressão, a Caçada Selvagem estará em todas as mídias sociais e o mundo todo vai poder acompanhar de perto a competição para ver quem descobrirá a cura e salvará a princesa.

Como o enredo também tem o ponto de vista da princesa Evelyn, podemos ver os motivos que a levou a fazer uma poção de amor e as consequências de um talentoso estar sob influência de uma poção tão poderosa.


A princípio achei o universo criado pela autora muito parecido com outros dois universos literário: Harry Potter e A Seleção. Entretanto, no decorrer das páginas, Amy Alward foi dando seus toques e com isso o enredo a meu ver se tornou bem criativo e fofo para um infanto juvenil. Os leitores que gostam desse estilo irão adorar Samantha e companhia.

Para finalizar a minha resenha, quero dar os meus parabéns a Editora Jangada, a edição do livro está lindíssima! A capa é maravilhosa e a diagramação na abertura dos capítulos é linda. Além da fonte que torna a leitura muito mais agradável.

FICHA TÉCNICA

Título: A Poção Secreta
Autora: Amy Alward


Ariane de Freitas

Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. Olá, Ariane.
    Minhas expectativas também estão altas para esse livro. E ficaram ainda mais agora que você citou o Harry e A Seleção porque gosto muito desse estilo. Tem horas que até fico com raiva porque são tantos livros que quero ler e não tenho tampo de ler todos. Mas ele está na lista hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Ari, tudo bem?
    Que história fofa, divertida e dinâmica!
    Achei super interessante essa caçada e o universo em que se passa a trama.
    Ótima dica. :D
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ariane

    Estou curiosa em conferir esa série porque só vejo elogios. Pensava que seriam livros juvenis demais, por isso ia relutando em se ler ou não, mas pelo visto vale super a pena, e está bem escrito, acredito que também irei gostar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ari!
    Muita gente curtiu essa série. Ainda não tive oportunidade de ler, mas parece ser do tipo que vai me agradar e muito. Amo uma fantasia YA
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Ari.Tudo bem?

    Já tinha visto essa capa ,mas imagina va se tratar de algo bem diferente. Esse livro parece ser bem interessante , dica anotada.

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ariane! Tudo bem?

    Bom, quero ler este livro também e tenho expectativas muito altas, então saber que você gostou e não se decepcionou é maravilhoso. Ainda não o tenho em minha estante, mas pretendo comprá-lo logo.
    Quando soube um pouquinho do enredo também achei que um pouquinho de A Seleção, então é bom saber que a autora sabe dar toques autorais para a história. De verdade, tenho muita curiosidade para ler e acompanhar a protagonista, mas algo me diz que eu vou gostar muito da princesa. Bem, talvez eu esteja errada, mas isso só vou saber quando ler o livro.

    Adorei mesmo a sua resenha.
    Beijos,
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ariane
    A primeira coisa que reparei nesse livro foi a capa, que é maravilhosa demais, mas eu nunca tinha lido sobre o que falava a história, por isso não me interessei. Agora estou encantada e quero dar uma chance a obra da autora, acho que irei gostar.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ari!
    Eu não sei se leria esse livro. Pela sua resenha, parece ser muito bom, mas não me chamou a atenção o suficiente para que eu queira largar tudo e começar a ler loucamente, sabe? hahaha Uma pena, pois parece ser muito bom.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ariane! Tudo bom?
    A Bibs leu esse livro lá pro blog e gostou bastante da história. Acho muito legal tramas que envolvam a Caçada Selvagens e personagens bem desenvolvidos, o que parece ser o caso *-*
    Ainda não achei uma vontaaaaaaade de ler, mas tá na listinha pro futuro.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ari

    Acho que essa é a primeira resenha que leio que faz essa comparação com HP e A Seleção.
    Eu acho esse ponto de partida da princesa se apaixonar por ela mesma muito bacana, mas, em contrapartida, acho o enredo muito juvenil, por isso creio que não leria. :)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ari,

    Desde que saiu esse livro, fiquei interessada nele.
    Gosto do estilo da leitura e por ser fantasia.
    Espero poder ler em breve e gostar também.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ariane, tudo bem? Já tinha visto o livro por ai, mas ainda não tinha lido sobre ele. Quando comecei a ler a tua resenha parecia que tinha sido transportada para o mundo de "A Seleção", série que eu adorei (os 3 primeiros livros, só para constar, hehehe). Gostei muito da ideia desse livro, o que me desanima um pouco é ser uma série (que eu ADORO, mas estou tentando diminuir a quantidade, porque tenho algumas inacabadas), mas vai para a lista de desejados, porque parece ser uma delícia de ler.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir