Asiáticos podres de ricos [Resenha Literária]


Uma das coisas mais interessantes de conhecer pessoas ricas é tentar entender em que mundo eles vivem e Kevin Kwan faz isso muito bem. O livro mostra com riqueza de detalhes o universo de quem nasce em famílias ricas ou até se tornam ricos durante a vida e a pergunta que fica é: como podem ser tão fúteis?

Como fui bolsista numa escola caríssima em São Paulo, na época uma das 10 melhores da cidade, eu já sabia o quanto a elite branca paulistana era intragável, mas depois de ler Asiáticos podres de ricos descobri que a classe alta é a mesma em todos os lugares do mundo, só muda de endereço. É impressionante como conseguem viver numa bolha em que o mundo ao redor não tem a menor importância, a não ser as marcas caras, de onde fulano veio, de que família pertence, quanto ganha por mês, quem está transando com quem e nessa mistura de drama e comédia, um pouco Gossip Girl asiática e familiar, que embarcamos na história de Nick e Rachel.

O livro apresenta diversas histórias paralelas que se cruzam em algum momento com os personagens principais, ou não. E o número de personagens nesse livro é gigante! Aliás, a estrutura se assemelha bastante a novelas televisivas em que temos diversos núcleos em um único enredo. Não seria possível comentar todas as pessoas que aparecem, já que por ser um Romance, é comum um personagem surgir no meio da história e desaparecer depois de cumprir sua função. No entanto, alguns merecem ser analisados devido à sua importância, a começar pelos protagonistas.


Rachel é filha única de mãe chinesa, mora nos Estados Unidos e não é um pessoa rica! Bastante humilde, a personagem namora Nick, herdeiro de uma das famílias mais ricas da Ásia, mas Rachel não sabe nada disso, ela conheceu o namorado na faculdade e são felizes há dois anos na vida pacata que possuem. Porém, Nick quer viajar para Cingapura com Rachel para o casamento de seu melhor amigo, apresentar a sua namorada a seus lugares preferidos da infância e com isso apresentá-la também a sua família. Nick sabe que é rico, mas não tem completa noção do quanto a sua família tem de poder e o quanto desesperada fica sua mãe ao saber que ele está namorando uma desconhecida. Digno de uma novela mexicana asiática, Eleanor tenta descobrir tudo da vida de Rachel e adoraria que o relacionamento do filho não desse certo.

À medida que a história avança, vamos juntos com Rachel ficar bem abismados com todas as fofocas e como essa sociedade se interessa por dinheiro e fama. A despedida de solteiro do casal de amigos de Nick chega a ser absurda, tanto da parte do noivo como da noiva e alguns momentos percebemos que os personagens são tão ricos que acreditam que podem realmente fazer qualquer coisa!


Cada capítulo descobrimos novas histórias e novos personagens, destaque para os primos de Nick: Eddie e Astrid. Eddie desde pequeno já mostra uma personalidade abusiva, perturbadora e sem limites. Do tipo de criança que com 12 anos de idade quer mandar em todos e tudo só piora na vida adulta. O complexo do personagem em não ser pobre é tão grande, que todo mundo em sua família sofre com sua tirania e mania de riqueza. Já Astrid é uma das poucas personagens que gera empatia, já que quase todo mundo é fútil demais. A prima de Nick é descrita como uma mulher jovem, entendida de moda, mas que infelizmente se casou com um homem extremamente covarde e fiquei sedenta pelo plot da história dela, pena que não foi bem explorado porque merecia muito mais.

Por ter tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e muitos personagens inseridos na história, não dá pra ler muitos capítulos seguidos sem se sentir saturado em algum momento. No entanto, os acontecimentos me prenderam bastante até o final e torci bastante para que Astrid, Nick e Rachel tivessem um final feliz.


Asiáticos podres de ricos é uma história densa por ter vários personagens e com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas é bem engraçado, com drama e uma boa pitada de romance. E como não conhecia bem os asiáticos, gostei bastante de ser inserida na cultura deles. O livro mostra bem sobre Cingapura, como algumas dessas famílias conseguiram ficar ricas na China e descreve parte dos lugares por onde os personagens passam. No final das contas, foi uma boa leitura.

O livro será adaptado para o cinema com o título Podres de Ricos e com certeza terá um monte de personagens retirados do longa, que chega ao Brasil pela Warner Bros Pictures em Agosto. Confira abaixo o trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: Asiáticos podres de ricos
Autor: Kevin Kwan
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon


Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Estava conversando sobre isso, é incrível como ainda existe essas divisões. Fiquei bem envolvida com o assunto do livro e sem dúvida vou ler!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. ADOREI conhecer esse livro! essa temática da desigualdade social é mt interessante!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oiii Mi

    Ai esse livro med esperta sentimentos mistos, tenho curiosidade em ler e conhecer a história por ter drama, comédia, romance e vários personagens, mas essa coisa de vida de elite, estilo Gossip Girl me deixa com o pé atrás pois eu detestei a série da Cecily e tenho um baita receio de acontecer o mesmo com essa. Por enquanto ainda não me decidi, quem sabe mais pra frente.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeei esse enredo, essa história parece ser bem interessante e achei a capa bem criativa. Gostaria de conhecer essa história melhor sim e de assistir o filme.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2018/05/desejo-do-dia-varsity-jacket.html

    ResponderExcluir
  5. Eu acabei de ler e vou publicar resenha em breve também. Gostei bastante da história..E me surpreendeu todo o preconceito, mesmo na elite mais alta..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Não sei o porque mas este livro não chama a minha atenção, acho que é o enredo. Não sabia que seria adaptado para o cinema, fiquei mais curiosa pelo filme.

    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mi!
    Gente, esse livro deve ser aquela farofa maravilhosa que amo hahahah Não sei se lerei, mas com certeza vou ver o filme.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Vi esse livro na livraria da rodoviária Tiete sábado e fiquei na curiosidade de saber sobre o que era, mesmo que pelo nome já dava para ter uma ideia.
    Pela sua resenha, acho que nunca leria esse livro. Desisti de Gossip Girl por não aguentar mais as mimazisses dos personagens riquinhos. Como isso me irritava!!!

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mi! Tudo bom?
    O livro realmente é um Casos de Família de pessoas ricas, eu amei e fiquei um pouco irritada com a quantidade excessiva de informações UHASUHASUHUHASUHASUHASUHA (por isso acho que vai funcionar melhor como filme).
    Amei a Rachel e o Nick e a Astrid, melhores personagens da vida. E ri muito dos rich people problems desse povo, era cada absurdo que soava hilário.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi, tudo bem?

    Esse livro até me despertou interesse, mas quando li que tem um desfile de personagens e muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, me desmotivei.
    Apesar das boas classificações que tenho visto na blogosfera, acho que essa indicação de leitura vou deixar passar.
    Quem sabe o filme...

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir