Os Estranhos - Caçada Noturna [Resenha do Filme]


Os filmes de terror voltaram a ser modinha e são feitos tantos a toque de caixa que se torna impossível fazer algo original. Fora os recentes Fragmentado, Corra! e Um Lugar Silencioso, está difícil encontrar um bom exemplar do gênero. 

Os Estranhos 2 não é uma continuação do primeiro, Os Estranhos, visto que a única semelhança são os assassinos e suas curiosas máscaras. Se o primeiro que é de 2008 parece uma refilmagem de Eles de 2006, este segundo lembra muito o cult Quadrilha de Sádicos de 1977, do diretor Wes Craven, responsável também pelo roteiro. Um ano antes de Halloween (1978) e dois antes de Alien (1979), Wes pegou um grupo de jovens, os jogou no meio do mato pra transarem e colocou um grupo de caras bizarros dispostos a matá-los só por diversão. Com vigorosos cenários naturais e um elenco bom de grito e caretas, Wes caprichou na direção e com apenas 230 mil dólares no orçamento, fez o filme render 25 milhões. Os Estranhos 2 custou 5 milhões e, se formos atualizar os valores de 1977 pra cá, é possível que tenha um valor aproximado ao filme do Wes Craven. No entanto, nem é esse o problema, 5 milhões é considerado um valor irrisório numa produção cinematográfica lá nos EUA. A questão é: pra que mais um filme de psicopatas matando pessoas simplesmente por matar, durante a noite e num lugar isolado? Em nenhum momento a trama justifica a necessidade de existir.


Na tentativa de nos pegar pela emoção, utiliza uma trilha sonora a base de sintetizadores (muito parecida com o tema de Stranger Things) e canções dos anos 80, de Air Supply a Bonnie Tyler. Mas nada funciona, visto que, mesmo com a fotografia nos remetendo aos filmes de 30 anos atrás, tudo fica fora de contexto quando aparecem os benditos e inevitáveis smartphones em cena...

As "sacadinhas" do roteiro não empolgam, são forçadas demais e o elenco tem menos expressão do que as máscaras dos psicopatas. Bailee Madison, Lewis Pullman e Martin Henderson são fortes candidatos ao Framboesa de Ouro pelas atuações mais canastronas dos últimos anos. Algumas situações na parte final são tão absurdas que chegam a ser engraçadas. Pipocam aqui e ali "homenagens", principalmente aos filmes da saga Sexta feira 13, mas nenhuma realmente empolga e tudo fica com cara de cópia mesmo.


Mais longo do que deveria e muito menos original do que deveria ter sido, Os Estranhos - Caçada Noturna parece ter sido feito pra ser assim mesmo - um filme barato, sem surpresas e sem a preocupação de agradar ninguém e ainda assim vai gerar lucro e encontrar um grupo que vai se dar o trabalho de defendê-lo e ainda comprar o DVD! O que entristece é que poderia ter sido um pouco melhor, já que saiu com uma diferença de 10 anos em relação ao primeiro. 

Fica apenas a mensagem subliminar de quanto os filmes de terror podem provocar um processo de imbecialização nos jovens, tanto nos personagens fictícios quanto os que assistem e adoram uma bobagem dessas.

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: Os Estranhos - Caçada Noturna
Título Original: The Strangers: Prey at Night
Diretor: Johannes Roberts
Data de lançamento: 07 de junho de 2018
Nota: 1/5

*conferimos o filme na cabine de imprensa
Italo Morelli
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Oi, Italo!
    Só de ver essas imagens já tenho vontade de chorar e me esconder no quarto. Eu tenho pavor de filmes de terror, principalmente quando eles colocam pessoas de máscaras. Meu Deus, é pedir para que eu não durma durante uma semana...
    Por esses motivos, não assistira, mas já vou avisar minha mãe que não é uma boa escolha.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ítalo
    Não sou fã de terror mas entendo seu apelo. Hoje em dia tornaram-se tão comuns que são em sua maioria cópias de outros filmes e nada inovadores. Eu queria poder assistir, mas tenho medo KKKK Pela sua nota também nem vale a pena.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ítalo, tudo bem?
    Eu não curto filmes de terror e já faz muitos anos que não assisto a nenhum. Com certeza este também não será visto, ainda mais com seus comentários que mostram o quanto seria uma perda de tempo. Ótima resenha.
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. É.. acho que vou passar longe dessa bomba...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi, Italo! Tudo bom?
    Eu vi uma crítica bem parecida com a tua lá no Super 8 e por essas e outras vou passar bem longe. Ninguém merece filme de terror que acha que o expectador é burro, e de bônus personagem insuportável zzzzzzz

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Italo

    Seguirei sendo imbecializada então, pq adoro um trash desses. Me divirto horrores no cinema, altos gritos pq sou trouxa. :P

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir