Frankenstein de Mary Shelley é um clássico não só do terror, mas para muitos, é um clássico inclusive da ficção científica. Por isso, resolvemos dar 5 motivos para qualquer leitor encarar a obra e conferir o clássico!
A ideia para escrever a história do curioso Victor Frankenstein e sua criatura surgiu em uma reunião de amigos ao redor de uma lareira em 1816. Além de Mary Shelley (na realidade seu nome verdadeiro era Mary Wollstonecraft Godwin, na época com 18 anos, amante de Shelley desde os 16 anos), se encontravam nessa pequena reunião, sua meia-irmã Claire Clairmont, Lorde Byron, anfitrião e poeta inglês, o médico John Polidori, e claro, Percy Bysshe Shelley, poeta e amante de Mary.
A introdução feita pela Darkside é rica em detalhes sobre este encontro e seus rendimentos, não apenas sobre os Shelley, mas de todos os integrantes, ou seja, nos instiga a querer saber mais sobre este peculiar grupo. No meu caso, que foi o primeiro contato com a história original, essa apresentação me deu maior percepção da relevância de Frankenstein para a literatura clássica.
De criança curiosa a adulto autocentrado e egocêntrico, esta é minha definição de Victor. Durante várias passagens em que a criatura comete atos de horror, ele pensa que sua situação é pior pela culpa que sente por ter dado vida a um ser que ele define como “criatura medonha”. Estamos falando inclusive de uma personagem que vai assumir um crime, que ele sabe que ela não cometeu e vai ser condenada a morte. A própria Mary fala que este livro se trata dos “medos misteriosos de nossa natureza”, e é exatamente esse aspecto que para mim, foi retratado no personagem Victor, e não na criatura.
As imagens de Andreas Vesalius, considerado o pai do estudo da anatomia moderna, William Cowper, cirurgião e anatomista, e Pedro Fraz, brasileiro escritor e ilustrador de diversas HQs, compõem uma espécie de cenário no qual imergimos no clima de terror da história.
Além das ilustrações maravilhosas e da introdução, o livro ainda conta com quatro contos escritos pela escritora, que apesar de imortalizada por Frankenstein, escreveu diversas obras importantes para a literatura inglesa, entre contos e romances. Nesta edição temos acesso aos contos Valério: o romano reanimado de 1819, Roger Dodsworth: o inglês reanimado de escrito em 1826 e publicado em 1863, O imortal mortal de 1833, e Transformação de 1830, sendo este último o único dos quatro contos que não tem como tema central a imortalidade.
Apesar do foco no tema, com a leitura dos contos podemos conhecer um pouco da autora Mary Shelley, e não apenas “a autora do Frankenstein”.
A Darkside é conhecida por lançar edições primorosas e com esta versão de Frankenstein não foi diferente. Se você é fã de terror e de Frankenstein vale muito a pena investir na edição de 2017 para sua biblioteca pessoal.
Enfim, se ainda não convencemos vocês, esperem porque em breve tem resenha!
Luciane Leite
Já estou completamente convencida Luciane rsrs
ResponderExcluirMesmo assim, aguardo ansiosa pela resenha.
Beijos
http://lua-literaria.blogspot.com.br/
Oi, Lu!
ResponderExcluirMinha edição de Frankenstein não é esse luxo todo, mas amo assim mesmo. Seus motivos só me deixaram com shame shame shame por ainda não ter lido esse livro.
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores
Oi Luciane!
ResponderExcluirAdorei o post. E que edição linda!!!
Eu li Frankenstein há muuuito tempo na adolescência. Mas acho que era uma edição condensada. Quero essa!
Beijos,
Sora | Meu Jardim de Livros
Tinha lido uma resenha sobre esse livro em outro blog mas a sua crítica está maravilhosa! Amei os tópicos e a maneira como você dividiu os temas. Eu nem tava pensando em comprar, mas ao ver como é dentro eu me apaixonei! Será que vale a pena? A arte desse livro está belíssima e amo ter clássicos! haha
ResponderExcluirBeijinhos
http://penultima-janela.blogspot.com.br/
Eu gosto muito desse livro, é daqueles que li e reli. Tenho uma edição de bolso dele na estante, mas essa edição de luxo da Dark tem me tentado de um jeitooo... que olha, acho que vou dar ou trocar no sebo e...
ResponderExcluirEu gosto muito desse livro, é daqueles que li e reli. Tenho uma edição de bolso dele na estante, mas essa edição de luxo da Dark tem me tentado de um jeitooo... que olha, acho que vou dar ou trocar no sebo e...
ResponderExcluirA história dele deve ser bem curiosa mesmo. Eu acho que irei ler. E essa edição da dark é linda!!
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oiiiii!
ResponderExcluirTudo bem?
Essas ilustrações são incríveis né? Adorei os motivos! Gosto bastante da história do Frankenstein!
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=fzXVXyTfi9w
Delícia de resenha! Já quero ler! Beijos
ResponderExcluirwww.brincandodeolivia.com
Eu sou super suspeita para dizer, pago maior pau nas edições da Darkside, todo mês tento comprar pelo menos um hahah' E sério, são todos maravilhosos. Frankenstein é sem dúvidas uma das minhas proximas leituras, e devo concordar totalmente com todos os aspectos que tu citou.
ResponderExcluirBeijos,
Paixão Literária
Oi oi querida,
ResponderExcluiradorei o post. Não curto muito alguns livros da Darkside porque sei que eles gostam de livros "pesados". Mas lendo o seu post fiquei intrigada por essa edição.
P.S amei as fotos, e espero ler o livro em breve.
Beijoss, Enjoy Books
Oi Alice? Pesados em que sentido? porque eles tem vários selos como o DarkLove tem títulos de gênero de fantasia por exemplo.
Excluirbelíssima edição. eu li de uma biblioteca. é incrível. eletrizante. dá pra entender pq a trama faz tanto sucesso no cinema em tantas versões. beijos, pedrita
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirNão precisou mais do que o primeiro motivo para me convencer, haha.
Adoro saber mais sobre as histórias por trás da história do livro, saber como foi todo o processo de criação do enredo.
Adorei o post.
Beijos
construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00
Luciane,
ResponderExcluircomprei essa edição da Darkside e será meu primeiro contato com esse clássico. Tenho certeza de que não me decepcionarei.
bjs
Amor por Livros
Oi Luciane, tudo bem?
ResponderExcluirQue livro lindo! Fico encantada com o capricho da Darkside.
E a história também parece ótima e atemporal.
Beijos,
Priih
http://infinitasvidas.wordpress.com
Ahh, post maravilhoso! Sou louco para comprar esse e todos os outros livros da Darkside, além da edição linda, a premissa sempre é interessante. Parabéns pelo post!
ResponderExcluirAbraço! :)
http://lupiliteratus.blogspot.com.br/
Oi Luciane
ResponderExcluirEsta edição da Darkside está maravilhosa! Muito linda e caprichada, aliás como todos os livros deles.
Tenho um aqui, mas de outra editora e estou ensaiando para ler este ano.
Adorei seu post e suas fotos, ficaram lindas, lindas!!
Bjks mil
www.maeliteratura.com.br