Biografia da TV Brasileira [Resenha Literária]


Ao ver o título Biografia da TV Brasileira muitos podem estranhar, pois biografia é sobre pessoas. Talvez essas duas edições, dos jornalistas Flavio Ricco e José Armando Vannucci, tenham sido batizadas assim por esse aparelho ter virado um membro da família brasileira. Uma ‘pessoa’ cheia de informação e entretenimento desde 18 de setembro de 1950 - quando Assis Chateaubriand trouxe os primeiros aparelhos para o Brasil e inaugurou a TV Tupi.

Nesses quase 68 anos, esse veículo de comunicação tem muita história pra contar e os livros são super organizados por 54 capítulos deliciosos de acompanhar. Facilmente o leitor se encontra lembrando de algo ou descobrindo profundamente vários acontecimentos.

Recheado de depoimentos dos artistas e muitas histórias hilárias sobre os bastidores, principalmente quando tudo era feito ao vivo (comerciais, telenovelas). Como a garota-propaganda Meire Nogueira que trocou o slogan da companhia aérea: “Aí está o comandante do navio, pronto para decolagem!”. Isso virou motivo de piada durante dias nos camarins. 


O primeiro beijo em uma novela, vivido por Vida Alves é relembrado. E Dercy Gonçalves assinando contrato vitalício com Silvio Santos, que perguntou pra ele "até minha morte ou a sua?". Por falar em Silvio, uma pena que ele não goste de conceder entrevistas e por isso sua ausência nessa obra. Mas ele mandou um engraçado e-mail que foi publicado no volume 2 para justificar.

Falências, dificuldades, sucessos, surgimento de mais emissoras, a censura, programação evoluindo (novelas, jornalismo, esportes, programas de auditório). São 928 páginas de uma verdadeira viagem no tempo até os dias atuais. Nostalgia total! Ótimo para fãs dessa mídia e também para alunos ou profissionais de Comunicação. 


Uma pena que poucas fotos ilustram os livros. Fica registrada a frustração. A editoria poderia ter lançando um álbum de fotos junto com os livros. Mas como a tevê ainda tem muito pela frente, daqui alguns anos a 3ª edição será inevitável e quem sabe as fotos não estarão em um livro especial para os fãs guardarem com carinho.

FICHA TÉCNICA

Biografia da Televisão Brasileira
Ano: nov/2017
Autores: Flavio Rico e José Armando Vannucci
Páginas: 928
Volumes 1 e 2 são vendidos juntos.
Onde Comprar: Amazon

 

Por Gisele Santos (Jornalista)
twitter @giselando
Site www.giselesantosmaquiadora.com
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Eu tenho certeza que é uma boa leitura para quem quer saber mais sobre a tv brasileira.
    E legal essa do Silvio mandar um email justificando a falta dele no primeiro volume.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá Gisele tudo bem?
    Quem me conhece sabe que não sou muito fã de biografia, porém, em alguns casos eu abro exceções, no caso dessa biografia eu acho que passarei batido, pois eu não sou muito de assistir televisão, então eu não sou atraída por quase nada que envolva TV, mas quem sabe um dia eu leio apenas para adquirir algum conhecimento né rsrs!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, realmente é pra quem curte TV e também bom para alunos de comunicação. bjoo

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Não faz muito meu estilo de leitura, mesmo assim acho o conteúdo muito interessante..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Haha o Silvio Santos é uma figura.Já tinha ouvido falar sobre essa superstição dele.Nesse livro é muito interessante,quero ler com certeza :D
    Muitos beijos 📖🌟
    https://entrelado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como uma apaixonada por TV que eu sou, sem dúvidas eu adoraria ler esse livro. Só fiquei triste porque não tem muitas fotos, isso realmente faz falta em um livro desse estilo.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2018/02/resenha-do-livro-geekrela-ashley-poston.html

    ResponderExcluir
  6. Oie Gisele =)

    Para quem trabalha com comunicação ( o que é o nosso caso) esse é um livro bastante interessante. Não conhecia a obra, mas fiquei curiosa.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, realmente é muito bacana saber como tudo funcionava, os desafios, etc. bjooo

      Excluir