A filosofia de Merlí [Resenha Literária]


Se tem uma coisa que me faz ficar presa em séries são personagens excêntricos como Merlí que leva o nome da série da Netflix.

Merlí é um professor de filosofia que usa métodos nada ortodoxos, incentivando seus alunos a pensar livremente e assim sempre acaba causando polêmicas e dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias. Confesso que alguns momentos acho que o personagem exagera e em outros o considero genial! 


No começo da série, quando a ex-esposa de Merli se muda para outro país, o protagonista passar a mora com a mãe e seu filho adolescente. A relação entre pai e filho não é das melhores e vai sendo desenvolvida ao longo da série e passamos a conhecer diversos alunos também, cada um com uma história interessante.

O livro da Faro Editorial, A filosofia de Merlí, não é exatamente uma obra direcionada exclusivamente para os fãs, mas quem já viu ao menos os primeiros episódios da série consegue identificar o modo de Merli em alguns questionamentos que o livro traz, além de frases de alguns personagens. De qualquer forma, quem não conhece a série consegue perceber claramente a forma instigante com que o professor aborda alguns aspectos da vida, mesmo os mais comuns.


De forma interativa e bem divertida, Héctor Lozano, o mesmo criador da série homônima na Netflix, e Rebecca Beltrán, usam os ensinamentos e questionamentos apresentados pelo professor Merlí no seriado, para nos fazer refletir sobre diversos assuntos, nos ajuda a enfrentar alguns preconceitos e sair um pouco da inércia da vida! 


Cada capítulo é dedicado a um filósofo diferente como Sócrates, Platão , Epicuro, Focault, Nietszche, Kant e muitos outros! Sendo sincera, eu detestava filosofia na escola, mas se tivesse tido a sorte de ter um Merlí como professor, acho que hoje entenderia melhor sobre o assunto.


Vale lembrar que a série é da Catalunha e continua disponível na Netflix.

FICHA TÉCNICA

Título: A filosofia de Merlí
Autores: Héctor Lozano e Rebecca Beltrán
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon


Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Nossa que genial! Quando vi o lançamento do livro não tinha idéia de que ele era assim. A série nos coloca pra pensar de diversas maneiras, principalmente sobre a nossa maneira de ver a vida e de agir. Eu sempre fui uma apaixonada por filosofia, e adoro tudo o que os grandes pensadores nos trazem, principalmente por terem tantos pensamentos mais que atuais.
    Adorei a resenha Mi!!
    Já quero o livro pra pensar a cerca das minhas próprias questões! !

    Beijos. Naty ❤

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a série e nem o livro, mas adoro filosofia, vou dar uma olhada =D

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade de olhar a série, e quem sabe depois ler o livro..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi
    já vi comentarem da série, mas nunca assisti e nem sabia da existência parece ser interessante, fiquei mais curiosa de conhecer a série do que de ler o livro,

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir