O Destino de Tearling [Resenha Literária]


O Destino de Tearling é o último volume da trilogia A Rainha de Tearling da autora americana Erika Johansen. Mais uma vez Erika me surpreendeu com sua história e me fez sofrer juntamente com os seus personagens até a última página! Como esse livro é o terceiro, essa resenha terá alguns spoilers dos volumes anteriores.

No final do segundo livro, a Invasão de Tearling, temos Kelsea tomando três decisões importantes. Ela liberta uma pessoa do passado, deixa as terras de Tearling nas mãos de Clava e se entrega a Rainha Vermelha juntamente com suas safiras mágicas. Essas decisões terão consequências em O Destino de Tearling.

Assim que Kelsea entregue as safiras para A Rainha de Mortmesne, as duas percebem que elas não funcionam nas mãos da Rainha Vermelha, além disso, aos poucos, Kelsea vai descobrindo quem é verdadeiramente a rainha e seus medos. Por causa disso, e outros motivos, a protagonista não é assassinada e sim mantida em cativeiro.

Enquanto isso, Clava tenta lidar com um reino em ruínas e ao mesmo tempo tenta achar um jeito de salvar Kelsea. Sem contar que ele resolve realizar o último pedido da rainha antes que ela parasse nas mãos dos inimigos. A personagem lhe pede para acabar com a Creche, um lugar horrível onde existe crianças nas piores situações possíveis. Se não bastasse tudo isso, Clava terá que lidar com as rebeliões vindo por parte da igreja.


Em cativeiro, a protagonista descobre que suas visões continuam mesmo sem as safiras e através do passado ela vai descobrindo mais sobre Tearling e ela tentará achar uma maneira de salvar o seu reino e destruir seus inimigos.

Numa narrativa magnífica e envolvente, Erika Johansen vai nos apresentando diversos pontos de vista e vai nos mostrando o passado de diversos personagens. Com isso, a autora apresenta personagens bem desenvolvidos e o enredo nunca fica entediante. Nesse volume declaro meu amor incondicionalmente pelo Lazarus (O Clava), sem dúvidas meu personagem favorito.

Kelsea continua no top de minhas protagonistas favoritas! Ela é incrível! Apesar de suas escolhas e do seu jeito, ela é forte, decidida. Dá para entender o fascínio da atriz Emma Watson pela personagem, pois Kelsea pensa sempre no seu povo, mesmo que para isso precisa tomar decisões que a machuca fisicamente e emocionalmente. E junto com outras mulheres de Tearling, elas vão à luta à sua maneira para formar um mundo melhor para viver.


A única coisa que me incomodou foi o final. Quando terminei de ler o livro não sabia se gostava ou odiava o fim. No entanto, toda vez que eu tenho essa dúvida costumo ler os agradecimentos para ver se autor me fala alguma coisa sobre o assunto e eis o que Erika diz: 
O Tearling não é um mundo fácil, eu sei. Como sou do contra, estou determinada a fazer esse reino ecoar a vida, onde respostas às nossas perguntas não são entregues em um pacote lindo com uma fita, mas precisam ser conquistadas, por experiências e frustrações, às vezes até lágrimas (e, acreditam, nem todas essas lágrimas são de Kelsea). Às vezes, as respostas não vêm. Para todos os leitores que permaneceram na história, compreendendo e às vezes até apreciando o fato de que o Tearling é um mundo que se abre gradualmente, cheio de história perdida e muitas vezes confusa, obrigada pela sua fé no conceito...
Após de ler essa frase pude compreender e aceitar melhor o final do livro. Além disso, o mundo criado pela autora é tão único que ela pode futuramente lançar outras histórias desse mesmo universo e responder algumas perguntas não respondidas sobre Tearling. Como a trilogia teve seus direitos comprados pela Warner Bros e o produtor David Heyman (mesmo produtor de Harry Potter), podemos esperar mais trabalhos da autora em relação esse universo, tanto no mundo cinematográfico ou em outros livros.


Como fã da trilogia, gostaria de pedir a Suma, por favor, para lançarem o e-book traduzido de The Boy que é um conto da trilogia que fala um pouco mais sobre esse personagem incrível que é o Lazarus e a Creche.

Então é isso, se você ama uma fantasia, distopia cheia de reviravoltas e ainda por cima com personagens encantadores, leiam trilogia!

Para ler A rainha de Tearling CLIQUE AQUI
Para ler A invasão de Tearling CLIQUE AQUI

FICHA TÉCNICA

Título: O destino de Tearling - A Rainha de Tearling # 3
Autora: Erika Johansen
Nota: 4,5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Ariane de Freitas
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Oi, Ariane
    Ainda não pude ler essa trilogia mas desde que lançou tenho estado de olho. Eu não curto tanto fantasia mais mas tem umas séries que estão dando o que falar e A rainha de Tearling é uma dessas. Tomara que eu leia e me apaixone como você.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Vou correndo ler a resenha do primeiro livro, a história parece ser interessante e eu já me interessei só de ver a capa hahhaah. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. Amei a forma como você escreveu sobre essa trilogia, nunca li uma, mas fiquei bem entusiasmada para conhecer essa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse trilogia, mas achei o enredo bem interessante, adoraria ler.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2018/07/top-5-novidades-da-semana_27.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ariane.
    Não li a série ainda, então não li completamente a resenha para não pegar spoilers, porque eu quero muito - ainda mais com essas capas lindas!
    Menina, que ódio de final de livro, se série principalmente, que a gente não gosta.
    Alguns livros me deixam pensando no final dias, decidindo se gostei ou não. Foi assim com Garota Exemplar, até que eu decidi que amei o final, hahaha.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha e estou louca para ler essa trilogia.
    Sabe aquele tique com lombada diferente nos livros da mesma série? Então, eu tenho.
    Fiquei encafifada aqui com o Selo da editora nos dois primeiros volumes de um jeito e o último de outro. Ô gastura! rs.


    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii Ariane

    Eu vi muitas criticas à respeito desse final da trilogia, muita gente realmente se sentiu incomodada. Eu tenho curiosidade, gosto de finais assim que levantam polêmica e fogem da mesmice, pesero entender como vc pode entender e aceitar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ariane! Tudo bom?
    Muita gente elogia essa trilogia - a Eduarda, lá do blog, é apaixonadaaa. Ela amou o terceiro livro de tal maneira que quase me influenciou a comprar HHASUUHASUHASUHAS só me controlei porque money curto.
    Gosto desse tipo de fim que fica meio 'curti ou não curti?' porque é menos óbvio e mais 'vou pensar sobre isso por um tempo'. Tipo War Storm; dividiu muito as marés, mas eu aaaaaaaamo.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ariane!
    Eu não tinha interesse nessa trilogia, mas uma amiga falou tanto dela que eu to me animando demais. Já estou com o primeiro livro pendurado na TBR e espero gostar, mas confesso que a trama me cativa e os personagens parecem interessantes pacas. Assim que der quero ler <3

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ariane!

    Já tinha ouvido falar da coleção mas não tinha entrado em contato com ela ainda. Muitas pessoas elogiaram, e agora entendo o porque, li as outras resenhas e definitivamente adorei. Com certeza já entrou pra minha lista. E as palavras finais dela só fizeram a minha ansiedade aumentar!

    ResponderExcluir