A Sociedade Literária e a torta de casca de batata [Resenha do Filme]


A Sociedade Literária e a torta de casca de batata é um filme disponível na Netflix adaptado do romance homônimo das autoras: Mary Ann Shaffer, Annie Barrows.

O longa começa com um grupo de amigos em Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra, sendo questionados por soldados nazistas. Para disfarçar a reunião que nada mais era do que comer uma farta refeição, eles inventam um sociedade literária. 

Anos depois temos a escritora famosa Juliet Ashton (Lily James) que ao receber uma carta de Dawsey (Michiel Huisman), fazendeiro e membro da sociedade, decide visitar o lugar e conhecer melhor o grupo. À princípio todos ficaram bastante felizes com a chegada de Juliet, mas não querem sua história exposta para ninguém e aos poucos, vamos percebendo que o grupo guarda um grande segredo sobre a fundadora Elizabeth (Jessica Brown Findlay). Junto com a protagonista, vamos desenvolvendo o mistério.


Apesar da temática guerra ser forte e a situação vividas pelas pessoas de Guernsey ser bem cruel, o filme é bem leve. O roteiro consegue mostrar a opressão da guerra, a extrema fome e opressão vivida por todos, mas Elizabeth é uma personagem incrível e por meio de flashbacks vemos como ela conseguiu unir o grupo, amar o inimigo e ainda ter coragem para buscar justiça. Juliet também é uma personagem forte que vai descobrindo o passado de todos, com um enorme carisma.

Além do drama suave temos um bonito romance. Confesso que de início o triângulo (Mark/Juliet/Dawsey) não me agrada, mas acabei torcendo por um deles! O elenco do filme também excelente, Lily James, Glen Powell e Michiel Huisman fazem um bom trio de protagonistas. E cada personagem do povoado tem uma história bem interessante para contar, é difícil não ter simpatia por eles, principalmente quando comida e livros os unem! E quando eles analisam os livros saem coisas muito boas!


Com um título inusitado, A Sociedade Literária e a casca de batata apresenta um bom drama, com romance e um bom mistério. É aquele tipo de filme gostoso de assistir a qualquer hora.

FICHA TÉCNICA

Título: A Sociedade Literária e Torta de casca de batata
Título: The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society
Diretor: Mike Newell
Data de lançamento: 10 de agosto de 2018
Nota: 4,5/5
Netflix

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

13 comentários:

  1. Oi, Mi! Tudo bom?
    Vou assistir esse filme hoje ou amanhã, guardei pro fim de semana porque todo mundo tá falando o quanto é fofo e amorzinho e quero desestressar HUASHUAUSHHUSAHUSA
    Amo a Lily e tudo que ela faz <3 florzinha preciosa.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu assisti esse filme e ADOREI! primeiro que adoro a ambientação da segunda guerra, fora o figurino de epoca etc e a historia que envolve livros, é mesmo apaixonante!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi!
    Adorei esse filme, QUE COISA LINDA E DELICADA 😍😍😍
    Lily James está ótima nele!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi
    Eu vi tantas recomendações desse filme mas eu ainda não consegui ter vontade de assistir, mesmo que ele pareça ser bem legal. Faltou aquele gap, mas vou colocar na lista.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha! Pela nota parece ser bom mesmo, vou ver =D

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica Mi. Esse filme parece ser uma graça e estou querendo tanto assisti-lo como ler o livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi!
    Estou apaixonada pela sua resenha. Vi todo mundo falando e até comecei a assistir, mas não pude continuar (parei na primeira cena mesmo rs). Mas até agora não tinha visto uma resenha completa e sobre o que era exatamente o filme. Adorei saber mais ♥ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi,
    Eu estou apaixonada por esse filme!!!!!!!
    Tão delicado, gostosinho, envolvente, romântico... Sentia falta de obras assim!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Tô morrendo de vontade de ver esse filme *o* quase assisti hoje, mas, ai decidi assistir outro filme que me chamou mais a atenção kkk

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o filme. Gostei da resenha.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Estamos de volta do hiatus!

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse filme, mas gostei bastante da sua resenha. Adoro filmes de época e drama, então vou assistir!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi
    Menina, como faz que eu tô sem Netflix? Quero muito ver esse filme, todo lugar que vi falando dele, é só elogios. Achei o título tão bonitinho.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir